• Nenhum resultado encontrado

Gráfico 10.13 Quais os temas que utilizaste?

Doutoramento em Química 162 Em relação aos temas mais utilizados (gráfico 10.13) verifica-se que os primeiros temas tiveram mais visualizações, muito provavelmente devido a dois factores: o serem mais transversais em termos de ciclo e também por terem estado disponíveis durante um maior período de tempo.

10.5 – Conclusões

Em relação a todos os dados recolhidos a propósito dos materiais produzidos, poder-se-á afirmar que os mesmos foram bem recebidos na comunidade escolar, tanto por alunos como por professores.

Os dados revelam ainda que foram bastante utilizados e considerados úteis no processo de ensino/aprendizagem dos nossos alunos.

Refira-se também que alguns destes materiais (O Medidor da taxa de alcoolemia, O Petróleo e A Aspirina) se encontram publicados no sítio da Casa das Ciências, projecto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo um deles (“medidor da taxa de alcoolemia) obtido o destaque de objecto da semana em Junho de 2014.

O trabalho produzido, porque sistematizado e cientificamente correcto teve pois sucesso no seu público-alvo, sendo desejável que, de futuro, mais materiais e mais interactivos possam ser produzidos, de modo a motivar ainda mais os nossos alunos para o estudo da Química, fundamental para a compreensão do mundo em que nos inserimos.

Doutoramento em Química 163

CAPÍTULO 11

QUÍMICA DE TODOS OS DIAS

Materiais produzidos para o Second Life

Doutoramento em Química 164 O fracasso nunca te dominará se a tua determinação para alcançar o êxito

for suficientemente poderosa Og Mandino

A sociedade actual é bastante complexa e exigente, tornando necessário um maior conhecimento científico e tecnológico por parte dos cidadãos, de modo a capacitá-los das ferramentas necessárias à tomada de decisões conscientes e responsáveis na sua vida cotidiana.

Desta forma, a literacia científica dos cidadãos deve ser preocupação de todos e por maioria de razão daqueles que estão profissionalmente ligados à Ciência e à Tecnologia.

Particularmente, há que confrontar os cidadãos com o seu contacto diário com a Química, desde que acordam até à noite, mesmo depois de adormecerem.

Os professores do Ensino Básico fazem uma primeira abordagem a esta ciência, mas tendo em consideração a idade do público-alvo, a sua exploração é limitada.

No Ensino Secundário são já muito menos os alunos que estudam Química, pois trata-se de uma disciplina de opção, à qual apenas têm acesso os alunos das áreas científico-tecnológicas. No que respeita ao Ensino Superior, o público-alvo vai-se estreitando ainda mais, sendo apenas constituído por aqueles que querem fazer desta ciência o seu futuro enquanto profissionais, nas suas mais diversas vertentes.

Fica, pois, de fora uma grande faixa da população que nunca teve contacto com estas temáticas, ou que as abandonou muito cedo na sua vida.

Foi essencialmente a pensar nesta faixa da população que surgiu a vontade de criar um espaço de Química interactivo, atraente e simples de entender, numa plataforma que também fosse apelativa. O Second Life pareceu ser a escolha certa

Doutoramento em Química 165 devido às suas características e dada a grande quantidade de empresas e outras entidades que já lá se encontram alojadas.

11.1 – Objectivos

Foram objectivos principais:

1 – Criar materiais atractivos, cientificamente correctos e actuais que sejam motivadores para quem os utiliza;

2 – Dotar o cidadão comum, interessado nas problemáticas actuais, de uma plataforma de informação, de modo a facilitar as suas escolhas e onde se pudesse movimentar de acordo com os seus pontos de interesse.

11.2 – Temáticas abordadas

Foram seleccionadas 12 temáticas para o arranque do espaço no Second Life. Foram escolhidos de forma cuidada e não se esgotam aqui dado que sempre que alguma temática se revelar pertinente poderá ser adicionada à lista. Também pela mesma razão, se ao longo do tempo alguma das temáticas escolhidas se revelar menos interessante ou relevante, poderá ser retirada. A escolha pretendeu ser o mais abrangentes possível, cobrindo um grande leque de interesses e de aspectos da nossa vida e cultura, mas ao mesmo tempo demonstrativos da importância que a Química tem na vida quotidiana.

1. – Os açúcares e a insulina 2. – Fármacos e quiralidade 3. – Café ou descafeinado

4. – O DNA e os testes de paternidade 5. – Como encontrar impressões digitais 6. – Perfumes

7. – Plásticos de utilização alimentar

8. – Seco ou molhado? (a impermeabilidade) 9. – Carbono e nanotubos

Doutoramento em Química 166 11. – De hoje ou de ontem? (A Datação Química)

12. – A importância da Hemoglobina

Todas as temáticas pretendem ter um carácter informativo, mas também educar as pessoas no sentido de obter um maior número de “boas práticas”, dado que muitas das temáticas focam aspectos relacionados com a saúde, consumo energético, crime ou o conhecimento dos nossos antepassados.

11.3 – Materiais a desenvolver

Dadas as características da plataforma Second Life, pretendia-se adquirir um espaço (“terreno”) para construir expositores que apresentariam cartazes interactivos sobre cada uma das temáticas.

A complementar o cartaz introdutório surgiriam também pequenos vídeos ou animações ou ainda simulações, consoante as situações, que permitiriam uma apresentação mais moderna, interactiva e apelativa dos diferentes conteúdos.

Este trabalho, contudo, não pôde ser realizado pois não foi possível obter financiamento nem para a compra do “terreno” na plataforma, nem para ajudar à produção dos materiais a serem lá colocados. Pensa-se todavia que num futuro não muito distante será possível iniciar esta parte do projeto.

No anexo XII encontram-se listados os preços das diferentes actividades que se podem desenvolver na plataforma, chegando-se facilmente à conclusão que sem um subsídio institucional será difícil de forma particular manter um espaço digno a funcionar.

Doutoramento em Química 167

CONCLUSÃO

E PERSPECTIVA FUTURA

Doutoramento em Química 168 Ao longo dos últimos anos assistimos a uma evolução exponencial das tecnologias da informação e da comunicação e da sua integração nas mais variadas vertentes da vida humana.

A esta evolução a Educação não pôde ficar alheia e as nossas escolas foram criando condições para a implementação de meios tecnológicos de modo a permitir que professores e alunos disfrutassem das novas potencialidades disponíveis.

Convém destacar que, se por um lado os professores ainda se movimentam de forma algo cautelosa por estes meios, mostrando ainda muito receio de utilizar novas tecnologias em sala de aula, sobretudo por medo de falhar frente aos seus alunos por não dominar a tecnologia, por outro já a utilizam na fase de preparação de aulas, de fichas de trabalho e em todo o seu trabalho pessoal.

No que respeita aos alunos e, como descrito no capítulo 4, a tecnologia é uma extensão de si mesmos e a sua ausência em sala de aula torna-as desmotivantes e entediantes. Neste sentido torna-se urgente uma mudança de paradigma no que respeita às práticas lectivas dos docentes. Há a necessidade de adaptar pedagogias, recorrendo a todo o manancial de recursos e programas que vão sendo continuamente disponibilizados online.

Neste trabalho foram trabalhadas duas dessas possibilidades, uma plataforma de gestão de conteúdos – o Moodle e uma rede social – Facebook, ficando ainda por explorar a plataforma virtual Second Life que não foi possível trabalhar pelos motivos expostos no capítulo 11.

A forma de trabalhar nas diferentes plataformas foi necessariamente diferente devido às características próprias de cada uma, mas em ambas se verificou uma grande adesão por parte dos alunos e uma grande taxa de utilização das mesmas. Pensa-se pois que será um trabalho para continuar e que poderá sempre ser melhorado, tendo como horizonte o maior sucesso dos nossos alunos.

Doutoramento em Química 169 Sendo a Química uma ciência experimental mas em que nem sempre é possível realizar no mundo real as actividades experimentais necessárias à demonstração de todos os fenómenos devido a constrangimentos diversos, ou porque é importante a visualização espacial de fenómenos (moléculas a interagirem mutuamente, por exemplo), o recurso às tecnologias de informação e comunicação poderá ser primordial para a motivação e até para a consolidação de conceitos conduzindo a melhores alunos a nível escolar, conduzindo a melhores profissionais de futuro.

Neste sentido, é previsto continuar a investigação no sentido de procurar as melhores formas de integração das TIC no ensino da Química e continuar a elaboração de materiais (que se pretendem sempre actualizados) apelativos e diversificados.

Está também num horizonte próximo, esperando uma melhoria significativa no contexto sócio-económico português, a realização efectiva do projecto de um espaço de Química no Second Life ou plataforma similar.

Está também em fase de amadurecimento um projecto para o ensino da Química a crianças com necessidades educativas especiais dado que o seu número é cada vez maior nas nossas escolas e a resposta que existe é exígua.

Documentos relacionados