• Nenhum resultado encontrado

6 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.2 Os Cursos de Nível Superior em Saúde no Estado do Ceará: Práticas

6.2.5 Curso de Graduação em Nutrição

Há no estado do Ceará, atualmente, 15 IES que formam nutricionistas, sendo 02 (duas) públicas e 13 (catorze) privadas, conforme pode ser visualizado no Quadro 15.

Quadro 15 - IES do Ceará que ofertam o curso de nutrição IES do Ceará que ofertam curso de Nutrição

IES Localização Categoria Administrativa

Centro Universitário Estácio do

Ceará – Estácio FIC Fortaleza Privada com fins lucrativos

Centro Universitário Maurício de

Nassau - Uninassau Recife/Fortaleza Privada com fins lucrativos

Cisne – Faculdade de Quixadá -

CFQ Quixadá Privada com fins lucrativos

Faculdade Ateneu - FATE Fortaleza Privada com fins lucrativos

Faculdade de Ensino e Cultura do

Ceará - FAECE Fortaleza Privada sem fins lucrativos

Faculdade de Juazeiro do Norte -

FJN Juazeiro do Norte Privada sem fins lucrativos

Faculdade do Vale do Jaguaribe -

FVJ Aracati Privada com fins lucrativos

Faculdade Integrada da Grande

Fortaleza - FGF Fortaleza Privada com fins lucrativos

Faculdade Maurício de Nassau de

Fortaleza – FMN Fortaleza Fortaleza Privada com fins lucrativos

Faculdade Metropolitana da Grande

Fortaleza - FAMETRO Fortaleza Privada com fins lucrativos

Faculdade Nordeste - FANOR Fortaleza Privada com fins lucrativos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará -

IFCE

Fortaleza Pública Federal

Instituto Superior de Teologia

Aplicada - INTA Sobral Privada sem fins lucrativos

Universidade de Fortaleza - Unifor Fortaleza Privada sem fins lucrativos

Universidade Estadual do Ceará -

UECE Fortaleza Pública Estadual

Fonte: dados MEC (2016). - http://emec.mec.gov.br/

O Quadro 16 evidencia a situação relativa à oferta de disciplinas relacionadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia.

Quadro 16 - Graduação em Nutrição - Relação de Instituições de Ensino Superior do Ceará Quanto à presença ou Ausência de Disciplinas específicas de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia

IES do Ceará que ofertam curso de Farmácia

IES Disciplinas específicas de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia Tipo de disciplina ofertada Carga Horária Modalidade da disciplina Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau SIM Nutrição Funcional e Fitoterapia 90 Obrigatória Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF SIM Nutrição Funcional e Fitoterapia - Obrigatória Fonte: autor (2016).

Verifica-se que 02 (duas) das IES pesquisadas (13,33%) apresentaram disciplina relacionada à área de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia (Tabela 23).

Tabela 23 - Cursos de Graduação em Nutrição do Ceará quanto a Ausência ou Presença de disciplina de Práticas Integrativas e Complementares e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia

Nutrição – Quanto a Ausência ou Presença de disciplina relacionadas à temática Práticas

Integrativas e Complementares) e à temática Plantas Medicinais e Fitoterapia

Quantidade numérica Quantidade percentual

PRESENÇA 02 13,33%

AUSÊNCIA 13 86,66%

TOTAL 15 100,00%

Fonte: autor (2016).

Todas as disciplinas ofertadas para o curso de nutrição na área da pesquisa são obrigatórias, o que é uma vantagem visto que as mesmas são oficialmente ministradas. A Tabela 24 mostra a situação relativa a oferta de disciplinas específicas de Plantas Medicinais e/ou Fitoterapia.

Tabela 24 - Cursos de Graduação em Nutrição do Ceará quanto a Ausência ou Presença de disciplinas Específicas de Plantas Medicinais e/ou Fitoterapia

Farmácia – Quanto a Ausência ou Presença de disciplinas específicas de

Plantas Medicinais e Fitoterapia

Quantidade numérica Quantidade percentual

PRESENÇA 02 13,33%

AUSÊNCIA 13 86,66%

TOTAL 15 100,00%

Fonte: autor (2016).

É possível verificar a oferta de disciplinas de plantas medicinais e ou fitoterápicos em 13,33% das IES. A Tabela 25 faz um comparativo entre a quantidade de carga horária de disciplinas de PIC e fitoterapia.

Tabela 25 - Cursos de Graduação em Nutrição do Ceará quanto à carga horária ofertada nas temáticas Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e Plantas Medicinais e/ou Fitoterapia – Média geral (entre IES que ofertam a temática e IES que não ofertam a temática)

Farmácia – nas temáticas Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e Plantas Medicinais e/ou

Fitoterapia

Quantidade de horas-aula

Práticas Integrativas e Complementares (PIC) -

Plantas Medicinais e/ou Fitoterapia 90

Fonte: autor (2016).

Nota: Sinais convencionais utilizados

- Dado numérico igual a zero não resultante de arredondamento.

Ressalta-se um problema encontrado no decorrer da pesquisa em que a Faculdade FGF, embora contemple disciplina de Fitoterapia no currículo de Nutrição, não especifica a carga horária ainda, por tratar-se de curso novo, institucionalizado no ano corrente da pesquisa. Essa informação foi verificada através de contato telefônico com os responsáveis pela instituição. Considerou-se como hora/aula para as IES de nutrição apenas 90h referente a uma única IES. Portanto no Ceará atualmente, são ofertadas em média 6 horas/aula de temática de plantas medicinais e fitoterapia por IES.

A Resolução do Conselho Federal de Nutrição CFN N° 525/2013 regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe competência para, nas modalidades que especifica, prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética e, dá outras providências. Em seu Art. 3º prevê:

[...] a competência para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais é atribuída ao nutricionista sem especialização, enquanto a competência para prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais é atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação lato sensu nessa área. [...] § 3º. É recomendado aos Cursos de Graduação em Nutrição que incluam em sua matriz curricular conteúdos com carga horária compatível com a capacitação para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais. (BRASIL, 2013c, p. 1).

Em resumo, a análise do curso de nutrição das IES cearenses permite aferir que há oferta de disciplinas relacionadas à temática em estudo e que essas são relacionadas à área de fitoterapia. Sob o ponto de vista quantitativo, essa oferta ainda é muito baixa e não ocorre uniformemente nas IES, o que qualitativamente demonstra uma não uniformidade dos conteúdos relacionados para propiciar ao profissional nutricionaista as condições necessárias para o pleno trabalho na área da PNPMF. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de um remodelamento das matrizes de nutrição no intuito de melhor atender as prerrogativas da política tomando-se como parâmetro a matriz curricular proposta para nutrição por Barreto (2015).