• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1 – O DISTRITO EM DOCUMENTOS

1.4. Lavraturas de ausências – as faltas sentidas e as reinvindicações dos

1.4.4. Grupo 4 – Transportes

Na organização dos requerimentos com referência transportes, nos detivemos naqueles que mencionavam ou se detinham em aspectos do transporte coletivo oferecido entre o distrito e a sede do município. Além destes aspectos, baixamos atenção também nos pontos de embarque e desembarque de passageiros e condições de acesso da população do distrito ao serviço.

Cabe mencionar que o transporte coletivo entre os distritos e a sede do município é oferecido por empresa privada, concessionária habilitada em processo licitatório público. O transporte de estudantes em todos os períodos, entre o distrito, fazendas, sítios e chácaras circunvizinhas e município é mantido pelo poder executivo local.

Neste olhar desconsideramos, como exemplo, requerimentos que tratavam da conservação de vias ou ampliação de concessão de pontos de veículos de aluguel. Assim, de posse destas marcas, conformamos dezessete requerimentos.

Nesta conformação também os requerimentos não são distribuídos homogeneamente ao longo do período em recorte. Os requerimentos nº 285 e 516 de março e maio de 2009 respectivamente, e o requerimento nº 858 de agosto de 2010, abordam aspectos comuns sobre transporte inerentes aos dois distritos do município

(...) se digne informar a esta casa de leis: a) – há possibilidade de fornecimento do transporte aos estudantes dos distritos de Igaraí e São Benedito das Areias que freqüentam estabelecimentos de ensino públicos e particulares? B) em caso negativo informar a razão. Justificativa: justifica-se o presente requerimento tendo em vista que os alunos das escolas públicas de 1º. E 2º. Ano tem acesso ao transporte escolar da prefeitura, enquanto que os alunos das escolas particulares ficam sem esse transporte, razão pela qual apresentamos a presente reivindicação. (REQUERIMENTO nº 285/2009).

Ser oficiada a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano – (...), na pessoa de seu proprietário, (...), solicitando a criação de uma linha circular para os distritos de São Benedito das Areias e Igaraí nos finais de semana. Justifica-se o presente, pois a população dos referidos distritos tem questionado a falta do transporte nos finais de semana, haja vista que muitos não dispõem de veículo próprio, necessitando se locomover por este meio. (REQUERIMENTO nº 516/2009).

A) há possibilidade de enviar a este edil, a relação dos horários de ônibus com destino, distrito de Igaraí x Mococa e distrito de São Benedito das Areias x Mococa?

B) há possibilidade de divulgar, através dos meios de comunicação ou de anexos informativos nos ônibus coletivos, sempre que houver mudanças de horários, com no mínimo quinze dias de antecedência? Caso contrário, justificar. Justificativa:- justifica-se o presente, tendo em vista que, a maioria dos moradores dos distritos de Igaraí e São Benedito das Areias, utilizam os ônibus de transporte coletivo com destino ao município de Mococa, para trabalhar, estudar, prestigiar o comércio, resolver assuntos pessoais, entre outros. Portanto, é extremamente importante o conhecimento dos horários destes ônibus e a divulgação das mudanças de horários, razão pela qual apresento o requerimento. (REQUERIMENTO nº 858/2010)

Tanto o requerimento nº 285/2009 quanto o requerimento nº 198/2010 de março deste ano de 2010, fazem menção a proibição de alunos do distrito vinculados a rede particular de ensino da sede do município, sobre utilizar o serviço de transporte oferecido diretamente pelo poder executivo municipal.

O teor dos requerimentos remonta a momento de discussão estabelecida no município sobre o transito de alunos, principalmente do período noturno, vinculados as instituições de ensino técnico e superior particulares existentes na malha urbana da sede do município.

Existiram momentos em que o poder público executivo proibiu de fato o acesso destes alunos ao serviço.

Informações acerca do transporte escolar do distrito de Igaraí e do município de Mococa, a saber: - qual o motivo que proibiu o transporte dos estudantes da rede particular, destino distrito de Igaraí – Mococa? (...) Justifica-se o presente, tendo em vista que os munícipes do distrito de Igaraí, que estudam na rede particular de ensino de Mococa, trabalham muito para conseguirem pagar suas mensalidades escolares e muitas vezes não possuem condições de arcarem com despesas de passagens de ônibus. (REQUERIMENTO nº 198/2010).

Na proibição do uso do transporte escolar aos alunos da rede privada do município, principalmente durante o período noturno, o poder executivo local não levou em consideração ou ao menos disponibilizou em horários alternativos, através de empresa concessionária do serviço, linhas de transporte regular que pudessem garantir o deslocamento destes alunos aos seus respectivos locais de estudo.

Mesmo ao longo do dia, não houve qualquer remanejamento de frota ou horários e itinerários do transporte coletivo regular entre o Distrito e o Município que pudesse atender tal demanda.

A medida justificada pelo poder público no período sob a lógica de que “aluno que

pode pagar escola possui condições de pagar transporte”, possuiu como reflexo

manifestações de protestos ao poder executivo tanto dos alunos diretamente envolvidos como também de parcela da população de todo o município, fomentou por breve momento o serviço

de transporte alternativo, serviço de vans principalmente, além de provocar acentuação nos índices de evasão de alunos da rede privada onerados por mais este custo.

Os alunos do ensino noturno da rede privada do município, principais afetados quando da proibição, eram alunos principalmente do ensino superior vinculado as faculdades locais e alunos de cursos técnicos profissionalizantes de escolas com cursos neste perfil.

Os requerimentos nº 468/2008; 034, 137, 759/2009; 319, 743, 1237/2010 e 1043/2011 por sua vez referem-se especificamente a possibilidade de construção de abrigos e ou cobertura nos pontos de ônibus do distrito, principalmente naqueles que são localizados na vicinal Mococa-Igaraí. As justificativas destes repetem a falta de abrigo e proteção aos usuários do serviço.

As condições de manutenção dos veículos, sua capacidade, aparecem nos requerimentos nº 068/2008 e 124/2011, enquanto os de números 561/2009, 165 e 443/2012 referem-se a ampliação de horários, itinerário e implementação de novos pontos de embarque e desembarque no distrito.

A devolutiva do requerimento 443/2012 grafa como horários de partidas e chegadas:

De Igaraí para Mococa: 6h10min., 7h10min., 9h, 12h e 15h. De Mococa para Igaraí 7h30min., 10h, 11h, 14h, 15h30min. e 16 horas. (HORÁRIOS DE TRANSPORTE COLETIVO Of. 754/2012 DE 04 DE JUNHO DE 2012)

Os horários grafados na devolutiva podem produzir ainda referências em 2012 sobre a impossibilidade de traslado do aluno de curso noturno originário do distrito e vinculado a instituição de ensino situada na malha urbana do município através de linha regular de ônibus.

A recorrência de demandas nos requerimentos também pode ser evidenciada, a exemplo, nos requerimentos do grupo transportes em atenção aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, como segue:

Há possibilidade da prefeitura, junto ao seu departamento competente, construir abrigo para o ponto de ônibus da estrada Igaraí/Mococa, saída para a fazenda varginha e morro azul? Caso positivo, pretendo firmar parceria com a administração municipal, doando o material necessário. A construção deste abrigo é extremamente necessária, pois irá facilitar a vida dos usuários, especialmente dos idosos e das crianças de colo. (REQUERIMENTO 498/2008).

Há possibilidade da prefeitura, junto ao seu departamento competente, construir abrigo para o ponto de ônibus da estrada Igaraí/Mococa, saída para a fazenda varginha e morro azul? Caso positivo, pretendo firmar parceria com a administração municipal, doando o material necessário. A construção deste abrigo é extremamente necessária, pois irá facilitar a vida dos usuários, especialmente dos idosos e das crianças de colo. (REQUERIMENTO 137/2009).

Há possibilidade da prefeitura, junto ao seu departamento competente, construir abrigo para o ponto de ônibus da estrada Igaraí/Mococa, saída para a fazenda varginha e morro azul? Caso positivo, pretendo firmar parceria com a administração municipal, doando o material necessário. A construção deste abrigo é extremamente necessária, pois irá facilitar a vida dos usuários, especialmente dos idosos e das crianças de colo. (REQUERIMENTO 759/2009).

Mesmo com a manifestação de interesse na doação de material para a cobertura dos pontos de embarque e desembarque de passageiros, o ano de 2010 ainda registra a demanda, porém o teor das ementas e as justificativas ganham outros contornos:

(...) a prefeitura municipal, através do departamento competente poderia informar, se há possibilidade de proceder a construção de coberturas para pontos de ônibus na estrada vicinal Mococa x distrito de Igaraí? B) em caso positivo, informar quando. Caso contrário, justificar. Justificativa:- justifica-se o presente tendo em vista que, a construção de coberturas para pontos de ônibus, é de extrema importância para oferecer aos usuários deste transporte, maior conforto e segurança, abrigando-os das variações climáticas, razão pela qual apresento o requerimento (REQUERIMENTO 319/2010).

(...) a prefeitura municipal, através do departamento competente poderia informar, se há possibilidade de proceder a construção de coberturas para pontos de ônibus na vicinal Mococa x distrito de Igaraí, especificamente próximos às fazendas varginha e morro azul? B) em caso positivo, informar quando. Caso contrário, justificar. Justificativa:- justifica-se o presente tendo em vista que, a construção de coberturas para pontos de ônibus, é de extrema importância para oferecer aos usuários deste transporte, maior conforto e segurança, abrigando-os às variações climáticas, uma vez que é de interesse deste vereador colaborar com a construção das referidas coberturas, através de doação de parte do material, razão pela qual apresento o requerimento (REQUERIMENTO 743/2010).

A questão é recorrente até o final de nosso recorte.

Em visita “in loco” em agosto de 2012 constatamos a existência de estreita cobertura na maioria dos pontos de embarque e desembarque de passageiros. A ampliação de horários e itinerários não se confirmou até o momento de fechamento de nosso recorte.

Documentos relacionados