• Nenhum resultado encontrado

Guião de compreensão 5 – O que eu sei sobre o coração

Capítulo IV – Apresentação e interpretação da intervenção

3. Processo de intervenção

3.7. Guião de compreensão 5 – O que eu sei sobre o coração

A escolha do texto O que eu sei sobre o coração de Alice Vieira, um texto narrativo, para o quinto guião de compreensão deveu-se ao facto de os alunos de 3.º ano estarem a aprender o sistema circulatório. Como a turma é mista, é inevitável que os alunos dos dois anos de escolaridade não tenham conhecimento dos conteúdos que os colegas estão a aprender e, por isso, os alunos de 2.º ano já tinham ouvido falar do sistema circulatório, ainda que fora do contexto de sala de aula. Esta estratégia pedagógica de articulação entre áreas curriculares, neste caso entre o Português e o Estudo do Meio, é benéfica para os alunos, uma vez que os conhecimentos são vistos como um todo e não como partes estanques. Desde modo, estou a permitir que os alunos associem aprendizagens, mesmo que em áreas do saber diferentes, tornando, assim, a sua aprendizagem mais significativa e contextualizada.

No momento da antecipação do conteúdo do texto, questionei os alunos acerca do possível tema da história. Foi difícil para os alunos fazerem previsões sobre o conteúdo do texto devido ao título se assemelhar a uma questão. Como tal, muitos alunos responderam à questão, ou seja, referiram o que já sabiam acerca do coração.

94

Ainda assim, na opinião de alguns alunos, o texto poderia ser do tipo expositivo, com informações e explicações sobre o coração, mas também descritivo, contendo uma descrição sobre esse órgão. A planificação desta aula está em apêndice (ver Apêndice 8 – Planificação do guião de compreensão 5, p.161). Depois do diálogo, os alunos responderam ao guião (ver Anexo 6 – Guião de compreensão 5: resoluções, em CD).

3.8. Análise das resoluções A) Itens de seleção

Item 1

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: compreensão literal

 Objetivo específico: apreender o sentido global do texto

Todos alunos de 2.º e 3.º ano acertaram a resposta a este item, dando uma resposta igual à que está representada na figura 68.

Figura 68: Resposta correta do item 1

A resposta desde item está, de facto, bastante explícita ao longo do texto e até mesmo no título (ver Apêndice 2 – Guiões de compreensão: guião de compreensão 5, p.142). Daí que todos os alunos tenham sido bem-sucedidos, demonstrando conseguir extrair informação clara, ou seja, fazer uma compreensão literal, do texto que leram.

Item 2

 Tipo de item: completamento

95

 Objetivo específico: completar os espaços com as palavras adequadas de acordo com o sentido do texto

Neste item, metade dos alunos de 2.º ano (seis alunos) e quase todos os alunos de 3.º ano (onze alunos) acertaram a resposta. Os restantes alunos, seis de 2.º ano e um de 3.º ano tiveram as suas respostas erradas. A figura 69 contém uma resposta correta.

Figura 69: Resposta correta do item 2

À semelhança do item anterior, a resposta a este item também está bastante explícita no texto (ver Apêndice 2 – Guiões de compreensão: guião de compreensão 5, p.142). Ao ler-se a segunda frase do texto, “O coração é um órgão do nosso corpo”, obtém-se logo a resposta correta. Contudo, na quarta linha, o parágrafo começa com a frase “O coração é assim uma espécie de bomba …”, o que pode ter induzido alguns alunos em erro: dois alunos de 2.º ano completaram os espaços com a opção «uma bomba». Os outros alunos de 2.º e 3.º ano não devem ter compreendido o enunciado do item, porque nas suas respostas escreveram duas opções em cada espaço.

Item 3

 Tipo de item: verdadeiro e falso

 Tipo de compreensão: compreensão inferencial

 Objetivo específico: validar ou invalidar afirmações, interpretando informação implícita

Só um aluno de 2.º ano assinalou corretamente as oito afirmações, respondendo como se ilustra na figura 70.

96 Figura 70: Resposta correta do item 3

As respostas da maioria dos alunos foram consideradas parcialmente corretas. Os níveis de desempenho que foram considerados para a classificação e análise destas respostas são os que agora se apresentam:

1. Assinala corretamente as oito afirmações

2. Assinala corretamente seis ou sete afirmações, erra ou omite as restantes 3. Assinala corretamente quatro ou cinco afirmações, erra ou omite as restantes 4. Assinala corretamente uma a três afirmações, erra ou omite as restantes 5. Dá outra resposta

No gráfico da figura 71, podem ler-se os resultados dos alunos consoante os níveis de desempenho.

Figura 71: Respostas dadas ao item 3

Observando o gráfico anterior, verifica-se que, no geral, os alunos responderam de acordo com o nível de desempenho 2, assinalando corretamente seis ou sete afirmações (cinco alunos de 2.º ano e nove alunos de 3.º ano). De seguida, foram quatro os alunos de 2.º ano e três os alunos de 3.º ano a darem respostas do tipo nível

0 2 4 6 8 10

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5

Item 3

2.º ano 3.º ano

97

3. Houve, ainda, dois alunos de 2.º ano que assinalaram corretamente apenas entre três a uma afirmações (nível 4). É de salientar que nenhum aluno errou a resposta na totalidade, não havendo respostas pertencentes ao nível de desempenho 5.

Item 4

 Tipo de item: escolha múltipla

 Tipo de compreensão: extração de significado

 Objetivo específico: identificar o sentido de uma frase do texto

Neste item, cinco alunos de 2.º ano e sete alunos de 3.º ano deram uma resposta correta como a que é apresentada, de seguida, na figura 72. Os outros alunos de cada ano (sete de 2.º ano e cinco de 3.º ano) erraram esta resposta.

Figura 72: Resposta correta do item 4

B) Item de construção com resposta restrita

Item 6

 Tipo de item: resposta restrita

 Tipo de compreensão: compreensão crítica

 Objetivo específico: emitir um juízo crítico face ao texto

Para a análise deste item, foram tidos em conta níveis de desempenho, os quais são discriminados em seguida. O nível de desempenho 3 foi também analisado segundo dois tópicos distintos (cf. Capítulo III, secção 3.2). Os níveis de desempenho são:

1. Evidencia, de forma clara, o seu ponto de vista

2. Apresenta o seu ponto de vista, tendo por referência o texto 3. Justifica o seu ponto de vista. Se sim:

98 3.1. Quais os conectores utilizados 3.2. Quantas razões apresenta 4. Dá outra resposta

O gráfico da figura 73 representa os resultados dos alunos consoante estes níveis de desempenho.

Figura 73: Respostas dadas ao item 6

É possível observar no gráfico anterior que quase todos os alunos, em geral, demonstraram, claramente, o seu ponto de vista em relação ao texto (nove alunos de 2.º ano e todos os alunos de 3.º ano). Contudo, muito poucos apresentaram razões para justificar a sua apreciação. Após ter verificado esta ocorrência, percebi que tal poderá ter acontecido devido ao formato da questão, ou seja, neste item de compreensão crítica eu peço aos alunos para fazerem um comentário e não para dizerem se concordam ou não com um determinado acontecimento, justificando, como aconteceu nos guiões anteriores. Assim, e tal como é pedido no enunciado, os alunos fizeram um comentário/uma apreciação ao texto, não apresentando argumentos para esse efeito. Dois dos alunos de 2.º ano cujas respostas pertencem ao nível 4 apresentaram uma resposta com muitos erros ortográficos e, por isso, não se consegue ler o que escreveram. O outro aluno apresentou uma resposta que não se relaciona com o que é pedido no enunciado (resposta sem sentido).

Os resultados obtidos através da análise dos tópicos 3.1 e 3.2 são apresentados, com mais pormenor, nos gráficos das figuras 74 e 75.

0 2 4 6 8 10 12 14

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4

Item 6

2.º ano 3.º ano

99

Figura 74: Tópico 3.1 - conectores Figura 75: Tópico 3.2 – número de razões

Como é visível no gráfico da figura 74, dois alunos de 2.º ano recorreram ao conector «porque» para se justificarem, enquanto que, no 3.º ano, apenas um aluno o fez. Houve, ainda, um aluno de 2.º ano que justificou o seu ponto de vista sem recorrer a um conector, utilizando para tal a pontuação (ponto final). A figura 76 representa a sua resposta.

Figura 76: Resposta sem conector – 2.º ano

Relativamente à figura 75, os (poucos) alunos que nesta resposta apresentaram argumentos, recorreram a uma razão (dois alunos de 2.º ano e um aluno de 3.º ano) e a duas razões (somente um aluno de 2.º ano).

Síntese dos resultados

No gráfico da figura 77 está representado, por ano de escolaridade, o número de respostas corretas de cada item de seleção anteriormente analisado. Está também representado neste gráfico, não diferenciando os níveis de ensino, os resultados relativos à percentagem de acerto dos alunos nos quatro itens analisados, atendendo ao tipo de compreensão de cada um desses itens.

0 2 4 porque nenhum conector 3.1. Conectores 2.º ano 3.º ano 0 2 4

Uma razão Duas razões

3.2. Número de razões

2.º ano 3.º ano

100

Figura 77: Resoluções corretas e percentagem de acerto dos itens de seleção

Tendo em conta os resultados apresentados no gráfico da figura 77, contrariamente ao que tem acontecido nos guiões de compreensão anteriores, nos quais o 3.º ano apresenta um desempenho mais positivo do que o 2.º ano, neste guião, os alunos de 3.º ano só obtiveram melhores resultados em dois itens (2 e 4). No item 1, a totalidade dos alunos dos dois anos de escolaridade acertou a resposta. E é no item 3, apesar de ser com uma margem mínima (e provavelmente não significativa), que o 2.º ano tem um desempenho superior, uma vez que um aluno de 2.º ano acertou a resposta na totalidade, por acaso ou não (item de verdadeiro e falso) e nenhum aluno de 3.º ano o fez. De acordo com as percentagens de acerto, o item 1 representa o item com maior percentagem de acerto até então (100%). De seguida, no item 2, os alunos também apresentam um desempenho mais positivo com 71%. Estes são itens de compreensão literal, que corresponde ao tipo de compreensão no qual os alunos têm revelado ter mais facilidade. O item 2 é um item do tipo completamento e, como já referi na síntese do guião anterior, os alunos têm obtido resultados muito baixos neste tipo de item. Contudo, tal não aconteceu neste guião, talvez por a questão ter apenas dois espaços para preencher e um quadro com palavras, o que aumenta a facilidade do item. Todavia, há que voltar a referir que, neste item, seis alunos de 2.º ano e onze alunos de 3.º ano deram respostas corretas, ou seja, os alunos de 3.º ano tiveram resultados superiores. O item 3 tem a percentagem de acerto mais baixa de todo o guião (apenas 4%) e corresponde a um item de compreensão inferencial. Assim, é possível admitir, tendo em conta este guião e os resultados dos guiões anteriores, que é nos itens de verdadeiro e falso, nos quais os alunos têm de validar ou invalidar afirmações com informação implícita (principalmente), que estes apresentam mais dificuldades.

100% 71% 4% 50% 0 2 4 6 8 10 12 14 Item 1 - Compreensão literal Item 2 - Compreensão literal Item 3 - Compreensão inferencial Item 4 - Extração de significado

O que eu sei sobre o coração

2.º ano

3.º ano

Percentagem de acerto global

101

No que se refere ao item de construção com resposta restrita, subjacente ao tipo de compreensão crítica, tal como tem acontecido nos guiões anteriores, também neste guião foram mais os alunos de 3.º ano que evidenciaram, de forma clara, o seu ponto de vista, relativamente à sua apreciação do texto em questão. Todavia, neste guião, a maioria dos alunos não apresentou razões para justificar o seu comentário, devido, muito provavelmente, ao tipo de questão que foi colocada, como expliquei anteriormente na análise do item. Mesmo assim, houve mais alunos de 2.º ano a responder positivamente a este nível de desempenho, utilizando, novamente, o conector «porque».