• Nenhum resultado encontrado

A - Dimensão profissional, social e ética

Parâmetros Elementos de Avaliação

Revela responsabilidade e empenhamento no trabalho (assiduidade, pontualidade, assumindo os seus compromissos) Manifesta estabilidade emocional enfrentando situações conflituosas com serenidade e segurança

Demonstra calor humano, simpatia e respeito pelas crianças e pelos adultos

Revela sentido de responsabilidade face aos compromissos decorrentes da intervenção e revela uma postura ética e deontológica no quadro da profissionalidade de educador de infância.

Assume a dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas

Utiliza a informação sobre as crianças, as famílias e a instituição apenas para fins da sua formação, respeitando a privacidade dos intervenientes no processo educativo, garantindo o sigilo profissional.

Respeita todas as crianças, independentemente da sua religião, género, etnia, cultura, estrato social ou com necessidades educativas especiais, valorizando-as e incluindo-as de modo a promover os seus direitos consignados na Convenção Internacional.

B - Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem

Parâmetros Elementos de Avaliação

Organização do ambiente educativo

Potencia a organização do espaço e os materiais existentes, concebendo-os como recurso para o desenvolvimento curricular, de modo a proporcionar às crianças experiências educativas integradas.

Contribui para o enriquecimento do espaço e prepara materiais estimulantes e diversificados

Procede a uma organização do tempo de forma flexível e diversificada, procurando o equilíbrio entre o tempo de trabalho dirigido e o tempo de trabalho autónomo, e o equilíbrio entre o tempo do colectivo, do pequeno grupo e do individual.

Envolve as crianças na organização dos contextos de aprendizagem, favorecendo um clima socio-moral fundado no diálogo, na participação e na democraticidade das decisões.

106

Observação, planificação e avaliação

Observa e escuta cada criança, assim como os pequenos grupos e o grande grupo, com o propósito de recolher indicadores para a planificação de actividades e projectos adequados às necessidades de cada criança e do grupo e adequados aos objectivos de desenvolvimento e da aprendizagem.

Integra, na planificação do desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, os conhecimentos e as competências de que as crianças são portadoras.

Planifica a intervenção educativa de forma integrada e flexível, tendo em conta os dados recolhidos na observação e na avaliação, bem como as propostas explícitas ou implícitas das crianças e as situações imprevistas emergentes no processo educativo.

Planifica actividades que sirvam objectivos abrangentes e transversais, proporcionando aprendizagens nos vários domínios curriculares.

Avalia, numa perspectiva formativa, a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adoptados, bem como o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança e do grupo.

Relação e acção educativa

Relaciona-se com as crianças de forma a favorecer a necessária segurança afectiva e a promover a sua autonomia.

Promove o envolvimento da criança em actividades e em projectos da iniciativa da criança, do grupo, do educador ou de iniciativa conjunta, desenvolvendo-os no âmbito da escola e da comunidade.

Fomenta a cooperação entre as crianças, garantindo que todas se sintam valorizadas e integradas no grupo. Tem a preocupação de envolver as famílias e a comunidade nos projectos a desenvolver

Estimula a curiosidade da criança pelo que a rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas. Fomenta nas crianças capacidades de realização de tarefas e disposições para aprender.

Apoia e fomenta o desenvolvimento afectivo, emocional e social de cada criança e do grupo. Promove o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspectiva de educação para a cidadania. Comunica entusiasmo pessoal e promove o interesse e atenção das crianças

107

Integração do currículo

Mobiliza o conhecimento e as competências necessárias ao desenvolvimento de um currículo integrado, no âmbito da expressão e da comunicação e do conhecimento do mundo.

Concretiza actividades e projectos adequados ao grupo de crianças e a cada criança, traduzindo-se em experiências de aprendizagem fecundas para todas as crianças.

Perspectiva a acção educativa de forma integrada no que respeita aos tempos de actividades e tempos de respostas as necessidades básicas assim como os tempos de mudança de ambiente (acolhimento e despedida).

Organiza e implementa estratégias de aprendizagem fundadas no princípio da diferenciação pedagógica, instituindo uma verdadeira pedagogia da equidade, apoiando e reforçando as crianças com competências e desempenhos mais frustres.

Assume as crianças como semelhantes e como sujeitos activos no processo de aprendizagem, fazendo-as participar nos sentidos das actividades e dos projectos, e explicitando os objectivos de aprendizagem e de desenvolvimento dessas actividades e projectos.

Gere adequadamente o seu espaço no seio do grupo, equilibrando a atenção a cada criança, com a atenção aos pequenos grupos, e animando os vários espaços e as várias propostas de actividade.

Integração do currículo (cont.)

Potencia a dimensão lúdica enquanto característica fundamental na infância de relação com o mundo e os outros, e favorece uma organização pedagógica que assuma o jogo e o brincar como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento.

Funda toda a organização curricular na comunicação, privilegiando o diálogo, a todos os níveis, como suporte vivificador e regulador dos contextos educativos.

C - Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade

Parâmetros Elementos de avaliação

Colabora com os vários intervenientes no processo educativo favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo entre docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação

Manifesta capacidade relacional, de comunicação e de reflexão no trabalho em equipa com os colegas, professor(a) cooperante e outros actores educativos

108

D - Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida

Parâmetros Elementos de avaliação

Potencia a parceria de formação agindo cooperadamente e ensaiando processos de auto e hetero regulação.

Procura e mobiliza os recursos necessários ao desenvolvimento do seu processo de formação partindo da tomada de consciência das suas necessidades.

Sustenta a sua acção num conjunto de processos investigativos que confiram rigor na avaliação das necessidades de aprendizagem (crianças e adultos).

Reflecte sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para a avaliação do seu desenvolvimento profissional, nomeadamente no seu próprio projecto de formação;

Revela competências de diálogo e de auto-crítica sobre o processo formativo de estágio integrando diferentes perspectivas e contributos.

109