• Nenhum resultado encontrado

Data: 19 de dezembro de 2016 Duração: 9.00h/12.30he 13.30h/16.00h

Participação da avó do M. em atividade na área das ciências: A avó do M. foi convidada pelo neto para conhecer a área das ciências e a participar numa atividade escolhida por o

menino. A avó G. chegou por volta das 10.30h e o neto foi recebe-la à porta. Dirigimo-nos para a área, na qual estava mais três crianças para participar na atividade, o M. N. (5:6), a L. (3:4) e o A. (3:2). Pedi ao M. (5:8) que enchesse um alguidar com água e ao M.N. (5:6) que enchesse outro. A L. (3:4) e o A. (3:2) ajudaram-me a separar o barro. Quando já estava tudo preparado em cima da mesa começámos a manusear o barro com água para ser possível modelar. A avó G. referiu que há muitos anos não mexia em barro e quando era pequena e estava na escola faziam muitos trabalhos com barro. O M. (5:8) manifestava-se muito feliz por ter a sua avó com ele.

Amassámos o barro por algum tempo, a L. (3:4) e o A. (3:2) abandonaram a atividade e juntaram-se a nós a S. (4:7) e o T. (5: 6), que é um menino que já frequentou o colégio e naquele dia estava de visita.

Colocámos água de mais no barro e por mais que amassássemos iria ficar mais líquido. Visto que já tinha passado algum tempo e o estado do barro não dava para modelar expus a ideia de espalharmos o barro na mesa e desenhar no mesmo. As crianças manuseavam, juntavam as mãos, espalhavam na mesa e voltavam a amassar. Estavam bastante envolvidas e íamos conversando. A avó G. referiu bastantes vezes que estava feliz por estar a participar numa atividade junto ao neto e que foi a melhor prenda de natal que podia receber.

Entre todos espalhámos a mesa com o barro e cada criança e a avó fizeram um desenho à sua escolha. A avó G. desenhou-me a mim e às crianças que estavam naquele momento na atividade. Fui buscar folhas brancas e coloquei em cima de cada desenho uma folha para ficarmos com este registo.

No final da atividade agradeci a participação da avó e ela agradeceu-me por ter possibilitado este momento e que podíamos convidá-la mais vezes. Voltou a referir que foi o melhor presente de natal e que foi fantástico.

Data: 20dezembro de 2016 Duração: 9.00h/12.30h

Participação de crianças da sala dos “Patinhos” em atividade na área das ciências: por volta das 10.20h, dirigi-me com as crianças que iriam desenvolver esta atividade, o M. (5:6)

e a A. (5: 2), à sala dos “Patinhos” para irmos buscar as duas crianças que se ofereceram para participar na limpeza do aquário onde estão as tartarugas e na escovagem das suas carapaças. Batemos à porta e comunicámos à educadora C. que íamos buscar o T. e o T. para começarmos a atividade na área das ciências.

Quando já estávamos na área, o M. (5:6) e a A. (5:2) mostraram alguns dos materiais que estão na mesma. Pedi ajuda às crianças para colocar o aquário em cima da mesa e pedi à A. (5:2) que procurasse dois alguidares, um para colocarmos as tartarugas e outra para colocarmos as pedras que estão dentro do mesmo e ao M. (5:6) que fosse buscar quatro escovas de dentes.

Deixei que as crianças observassem os animais e as suas caraterísticas e distribui lupas para que os vissem mais de perto. Perguntei onde poderiam viver as tartarugas e surgiram respostas como, “no aquário” - A. (5:2), “no mar e no quintal” – M. (5:6). O T. e o T. observavam muito atentos. Perguntei a estas crianças quantas patas tinham cada tartaruga e o Tomás respondeu que tinham quatro.

Depois de observamos as tartarugas perguntei quem queria retirá-las do aquário para serem colocadas no alguidar e todas as crianças quiseram participar. Então disse ao M. (5:6) e ao T. para tirarem uma entre os dois, e à A. (5:2) e ao T. para tirarem a outra. De seguida, retiramos as pedras que estavam lá dentro e fomos deitar a água na sanita.

Por último, as crianças escovaram as carapaças e adoraram. Manifestavam-se muito alegres e sorriam bastante. Lavaram as pedras com água, enchemos o aquário com água limpa e colocámos comida. De seguida algumas imagens que retratam esta atividade.

157

Data: 22de dezembro de 2016

Duração: 9.00h/12.30h e 13.30h/16.00h

Treino de futebol com o pai do A.: Por volta das 14.00h chegámos com o primeiro grupo ao campo de futebol dos Canaviais, onde estava o pai do A. e outro treinar de futebol à nossa

espera. Receberam-nos e a educadora informou que iriamos avançar porque o segundo grupo e crianças ainda demorava em chegar.

Dirigimo-nos para o relvado e cada criança apanhou a sua bola e correram pelo campo. Os treinadores prepararam assim este primeiro momento. Depois disseram às crianças que teríamos de formar uma roda no chão para jogarmos ao lencinho da botica nas com uma bola, ou seja, uma criança colocava a bola detrás das costas de outra e esta criança tinha de apanhar a bola e correr para apanhar a criança que colocou a bola. Ao início não entendiam muito bem o objectivo do jogo, mas como fizemos várias vezes no final já entendiam melhor. Estavam bastante envolvidas, e queriam que lhes calhasse a bola para poderem correr.

Depois deste momento, dirigimo-nos para outro espaço do campo de futebol, onde estavam preparados seis arcos para as crianças colocarem coletes amarelos ou brancos dentro dos mesmos e formar uma linha da mesma cor na horizontal, na vertical ou diagonal. Formaram-se duas equipas, mas crianças não entenderam o objetivo do jogo, apenas um menino de seis anos, o M. N. (5:6) conhecia o jogo e conseguia orientar a sua equipa. A L. (3:4) desinteressou-se neste momento e já não quis participar mais. Entre adultos orientávamos as crianças para entenderem melhor as regras do jogo. Para as crianças o objetivo era apenas colocar um colete em cada arco. Repetimos o jogo três vezes.

O último jogo foi de futebol, no qual duas crianças formaram duas equipas para jogarem. Foi bastante engraçado, corriam todos de trás da bola e estavam envolvidos, mas apenas as crianças de cinco anos entenderam que era para marcar golo nas balizas.

Quando se finalizaram as atividades, eu e a educadora sentámo-nos com as crianças, distribuímos as garrafas de água e bolachas, enquanto esperávamos pelo outro grupo de crianças. Durante este tempo tiveram liberdade de brincar livremente.

O pai do A. e o outro treinador foram impecáveis com as crianças.

158