• Nenhum resultado encontrado

HARRY POTTER AOS OLHOS DO PÚBLICO

4. O HERÓI EM HARRY POTTER

4.3 HARRY POTTER AOS OLHOS DO PÚBLICO

Para esta análise, levou-se em conta todos os livros escritos por Rowling e suas adaptações fílmicas. Não levando em conta a fidelidade da adaptação, mas sim, a percepção que o expectador tem em relação ao personagem Harry Potter.

Estudar a percepção do expectador ou consumidor sobre o personagem Harry Potter revela que a construção do personagem e do herói pode ser árdua e que tudo dependerá de como este personagem parecerá aos olhos do público.

A pesquisa realizada através de questionário online pelo Google Drive, teve onze perguntas abertas e três fechadas, totalizando 14 questões. Participaram da pesquisa pessoas entre 16 e 26 anos, cinco do sexo masculino e seis do sexo feminino, totalizando onze pessoas. A primeira questão apresentada aos entrevistados foi a que solicitava “Qual sua idade?”, esta questão foi aberta para que cada um tivesse a liberdade de colocar a sua idade correta.

47

A segunda questão solicitou aos entrevistados qual o seu sexo. Esta questão foi fechada, dando as opções de Masculino ou Feminino.

A terceira questão questionou as pessoas “Qual o seu nível de escolaridade?”. Esta questão foi aberta e as respostas obtidas demonstram que quatro têm como escolaridade Ensino Médio completo ou em andamento, e sete têm Ensino Superior em andamento ou concluído.

16 9% 17 9% 18 9% 19 9% 21 9% 22 37% 24 9% 26 9%

IDADES

Masculino 45% Feminino 55%

GÊNERO

48

Na quarta questão apresentada os entrevistados deveriam dizer “Quantos livros da série já leram”. Nesta questão, a pergunta foi aberta, deixando livre para que os entrevistados trouxessem qual o seu contato com os livros da série.

A questão de número cinco questionou “quantas vezes leu os livros da série?”. Esta pergunta foi fechada, trazendo quatro opções para que o entrevistados escolhesse aquela que se adequava melhor a sua realidade.

Ensino Médio Completo ou em Andamento 37% Superior Incompleto 36% Superior Completo 27%

GRAU DE INSTRUÇÃO

Todos 55% Quatro 18% Três 9% Nenhum 18%

49

“Quais filmes da série já assistiu?”, esta foi a sexta questão. Esta pergunta foi feita aos entrevistados de maneira aberta, possibilitando que cada um expressasse a experiência que teve com os filmes da série.

Ainda sobre os filmes, a questão número sete questionou “Quantas vezes assistiu a estes filmes?”. Esta questão foi fechada, deixando quatro opções aos

Muitas 18% Quantidade Razoável 37% Poucas 27% Nenhuma 18%

QUANTAS VEZES LEU?

Todos 82% Seis 9% Um 9%

50

entrevistados: Nenhuma, Poucas, Quantidade Razoável e Muitas.

As pessoas entrevistadas tiveram o mais variado tipo de experiência possível com a série, alguns leram todos os livros e viram todos os filmes, outros apenas um filme e não tiveram contatos com os livros. Este misto de pessoas de diferentes cidades, idades e nível de conhecimento torna-se relevante para a pesquisa, pois estas pessoas são uma amostra do público em geral. Estando o questionário disponível na internet possibilitou que as respostas viessem de várias partes do país. O fato de cada um ter uma realidade diferente e conhecimentos diferentes faz com que a pesquisa seja rica de maneira que podemos medir a percepção do consumidor de uma maneira bem ampla.

A questão de número oito solicitou as pessoas “Qual livro mais gostou e porquê?”. Esta questão foi feita de forma aberta e trouxe à tona a individualidade de cada um, pois os entrevistados tiveram suas opiniões bem divididas. Três dos entrevistados demonstraram preferência pelo livro “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. A preferência por este livro demonstra que os consumidores desta saga têm interesse por ação, mas também pela trama, afinal é só neste livro que compreendemos o que realmente aconteceu com os pais de Harry. As respostas foram, respectivamente:

Resposta 1: "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", pois mostra uma virada muito interessante na história e na saga: a verdade sobre o suposto fugitivo Sirius Black e também pela introdução dos vilões mais perigosos da série: os

Muitas 64% Quantidade Razoável 27% Poucas 9%

51

dementadores, na minha opinião os únicos inimigos que causavam medo real nos personagens.

Resposta 2: Relíquias da Morte pois tem mais ação.

Resposta 3: Harry Potter e o Cálice de Fogo, pois mostra os desafios enfrentados por Harry no torneio tribruxo e, principalmente, ação é o que não falta com o retorno "daquele que não se deve nomear".

Resposta 4: O Prisioneiro de Azkaban, pois tem bons subplots e insere um novo elemento.

Resposta 5: Harry Potter e a Pedra Filosofal, porque foi onde Harry descobriu ser bruxo e mostrou todo o universo Hogwarts, onde toda a história começou.

Resposta 6: A Ordem da Fênix na minha opinião foi o melhor. É interessante ver uma revolução se iniciando, pessoas lutando por liberdade é altamente cativante.

Resposta 7: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, porque é aonde o Harry passa a descobrir cada vez mais sobre a verdadeira história dele e seus pais.

Resposta 8: Não li nenhum ainda! Resposta 9: Não li nenhum.

Resposta 10: Gostei mais das Relíquias da morte parte 1, pois no livro relata muitas informações que ficávamos em dúvida durante os outros livros, pois não havia resposta ou seja não sabia de onde saia tal informação, novamente nas relíquias tudo começa a se encaixar.

Resposta 11: O Prisioneiro de Azkaban foi meu favorito porque a apresentação dos personagens foi muito bem realizada, a construção da história impressiona na medida em que muitos conceitos que serão abordados no final dos livros remetem já ao Prisioneiro, além de mostrar uma passagem gradual da infância para adolescência dos personagens. Sem mencionar a saga do vira-tempo, que é muito instigante!

Na nona questão,“Qual filme mais gostou e porquê?”, a pergunta foi aberta, possibilitando que o público escrevesse sua opinião sobre o assunto com maior liberdade. O filme preferido pelos entrevistados foi também “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Já o segundo preferido pelos entrevistados foi “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. As principais opiniões referentes a estes filmes nos trazem uma boa reflexão sobre eles. No quesito filme, podemos dizer que o terceiro filme da saga, “O Prisioneiro de Azkaban”, é um filme mais sombrio que os demais, traz mais

52

ação e emoção ao espectador, por isto, é possível perceber que o público consumidor prefere um filme com mais ação, emoção e que, também, seja fiel ao livro, como destacaram os entrevistados. Enquanto para aqueles que preferem o filme do Prisioneiro de Azkaban acreditam que ele foi bem adaptado para o cinema e não teve grandes perdas em relação a sua trama, aqueles que defendem o Enigma do Príncipe não levam em conta a fidelidade do filme ao livro e sim a sua individualidade quanto ao filme e preferem o sexto filme da série devido a boa composição criada nesta trama. O “Enigma do Príncipe” mostra um Harry mais adulto, mais disposto a enfrentar perigos, menos ingênuo e mais heroico. Por isto, aqueles que preferem este filme certamente analisam que, apesar de termos pouca fidelidade ao livro e corte de muitas cenas importantes, Harry já é um adulto, capaz de enfrentar os perigos que o cercam. As opiniões sobre os filmes foram, respectivamente:

Resposta 1: "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". É o filme mais sombrio de todos, o com temática mais adulta e com uma ambientação fantástica. Os dois últimos filmes, partes de uma mesma história, são um desfecho da trama que se inicia em "O Enigma do Príncipe". A jornada de Harry longe de seu mundinho de Hogwarts o coloca em uma fragilidade mundana interessante.

Resposta 2: Relíquias da Morte pois tem mais ação.

Resposta 3: Harry Potter e a Pedra Filosofal, pois, por ser o primeiro da saga, tem o papel de levar para o cinema tudo o que Harry representa, e eu, na minha humilde opinião, acho que ele cumpre o papel de forma digna.

Resposta 4: A ordem da Fênix. Insere bons personagens e desenvolve outros.

Resposta 5: Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Achei o mais emocionante por causa da morte do Dumbledore.

Resposta 6: A Câmara Secreta, pois foi o filme que eu menos assisti. Resposta 7: Todos. Todos são ótimos.

Resposta 8: Assisti apenas o "Harry Potter e a Pedra Filosofal', o primeiro da série. Aprecio enredos que exploram o lado sobrenatural da vida, que nos envolvem e nos transportam para um outro mundo, um universo de fantasias que transcende a realidade. Além disso, a partir de uma história ficcional, ilustrada com recursos cinematográficos avançados, observa-se o destaque para alguns valores humanos, como a importância da amizade na vida das pessoas. Nesse sentido, é isso que me

53

chamou a atenção no filme da série, um enredo complexo, persuasivo, que explora o lúdico para captar a atenção do telespectador e que subliminar na trama ressalta uma lição de vida.

Resposta 9: Gostei do Prisioneiro de Azkaban, pela emoção que o filme transmite, pela afetividade dos personagens.

Resposta 10: Prisioneiro de Azkaban pois sai um pouco daquela rotina de buscar sempre uma resposta, e no filme eles mostram já uma nova aventura.

Resposta 11: Prisioneiro de Azkaban, porque acredito que foi o mais bem adaptado para os cinemas, não se perdeu nada importante para o desenrolar da história e nem subtramas sem sentido foram acrescentas, como aconteceu no Enigma do Príncipe.

Na décima etapa a questão apresenta foi “O que é um herói para você? Porquê?” Nesta questão, feita de forma aberta para colher informações preciosas sobre a opinião do leitor, identifica-se que a percepção de herói dos entrevistados passa pela coragem que a personagem deve ter para enfrentar o seu desafio. As respostas para a décima questão foram, respectivamente:

Resposta 1: Um herói é um personagem que reúne características necessárias para vencer um desafio. Ele é a representação do ideal ético e moral ao mesmo tempo em que apresenta falhas que podem ou não ser superadas, e isso desperta a empatia de quem acompanha a história.

Resposta 2: Alguém que ajude os outros sem se importar em receber algo em troca.

Resposta 3: O herói é aquele que faz algo bom ao próximo sem esperar nada em troca, idêntico aos voluntários. Heróis são voluntários, em busca do bem para um ou para muitos.

Resposta 4: Um Herói é aquele que faz o que nos agrada. É assim para todos, não chamamos de heróis os melhores ou os adversários.

Resposta 5: Alguém que tem coragem e defende seus ideais enfrentando seus medos.

Resposta 6: É aquela pessoa que seria capaz de morrer pelas pessoas (ou coisas) que ele ama.

Resposta 7: É alguém que tem coragem, luta pelos seus objetivos de forma limpa e acima de tudo não perde a humildade.

54

Resposta 8: Um herói para mim é um personagem, da vida real e fictícia, que perpassa situações difíceis e que consegue soluções baseando-se nos valores morais e no bom senso. É uma figura persistente, cidadã, que destaca-se por uma personalidade honesta, batalhadora e sensata.

Resposta 9: Herói para mim é aquele personagem que consegue superar os desafios e obstáculos da trama, com as armas que possui, seja sua inteligencia, beleza ou companhias as suas armas.

Resposta 10: Herói é uma pessoa que não busca mostrar para as pessoas o quão ele é forte e corajoso mas aquela pessoa que tem somente o objetivo de lutar pela sua vida, e lutar pela vida dos outros sem buscar nada em troca.

Resposta 11: É alguém que luta contra todas as adversidades, em busca de um futuro melhor, acreditando em uma causa que possa parecer perdida, mas com a esperança de alcança-la, sem nunca desistir.

Na décima primeira pergunta a questão foi “Quais as características (físicas e psicológicas) que o herói deve ter? Porquê?”. A pergunta foi aberta e levava em conta características físicas e psicológicas de um personagem, a maioria dos entrevistados disse que nem sempre as características físicas são relevantes, mas sim as psicológicas. Interessante pensar que os entrevistados veem o herói muito mais como um ser psicológico do que físico. As respostas obtidas levam pouco em consideração o porte físico de um herói elas revelam que o que se espera de um herói é persistência e coragem para alcançar seus objetivos. As respostas para a décima primeira questão apresentada foram, respectivamente:

Resposta 1: O herói deve ser, tipicamente, altruísta e ético. Deve ser corajoso (ou capaz de vencer o medo). Também deve ser determinado a vencer desafios. Suas características físicas dependem da história a ser contada. Conan é atlético, Obelix é gordo, Neo (Matrix) é franzino. Ele deve ser capaz de superar o desafio.

Resposta 2: Alguém com uma aparência que não chame atenção psicologicamente forte para o que vai enfrentar.

Resposta 3: Cérebro e músculos, O cérebro, com raciocínio lógico para resolver os problemas e controle para saber medir suas emoções; os músculos para colocar os planos em prática e realizar toda força "bruta" necessária.

Resposta 4: As características físicas são irrelevantes pois o herói pode ser deficiente por exemplo. Meu herói predileto é a Toph de Avatar e ela é cega. O principal é ser capaz de superar seus medos.

55

Resposta 5: Coragem, sabedoria, saber se defender e defender aos outros. Resposta 6: Características físicas não são importantes quando a pessoa é fiel para aqueles que são importantes.

Resposta 7: Deve ser alguém que tenha o coração bom, que tenha amigos e seja leal à eles e seus ideias. Porque um herói se faz do que ele é, de como é o seu coração.

Resposta 8: Não considero nenhum tipo físico específico para um herói. Quanto as psicológicas, acredito que um herói deva ser líder, coerente, persistente, inteligente, humilde e sensato. Tais características traduzem-se em atitudes que fazem a diferença na resolução com sucesso de conflitos em uma trama.

Resposta 9: Características físicas são no meu ponto de vista relativo, afinal o Personagem em questão não se enquadraria nos padrões de tipo físico, quanto as características psicológicas acredito que o personagem deve tomar a decisão certa no momento certo, deve ser racional e menos afetivo no momento certo.

Resposta 10: Bravura, coragem e determinação pois essas 3 caraterísticas são fundamentais para qualquer pessoa se você têm coragem então você pode fazer tudo se ter determinação então você é persistente naquilo que você quer e a bravura você ganha quando conquista.

Resposta 11: Ele deve ser humano, ter características que o tornem próximo dos leitores, para facilitar a identificação com o público, nos fazendo acreditar que cada um pode ser o herói de sua própria história.

A questão de número doze inicia as definições sobre a personagem estudada. Ela questiona “Qual a sua opinião sobre a personagem Harry?”. A pergunta foi feita de forma aberta, para que o entrevistado pudesse expressar sua opinião livremente. A partir disto verifica-se que a construção do personagem Harry Potter por J.K. Rowling foi perspicaz, de forma que todos conseguem identificar que o “menino que sobreviveu” tem defeitos e virtudes. Ao falar sobre o que pensam de Harry, a maioria dos entrevistados percebeu essas características e identificou o personagem como alguém que faria parte de seu círculo. Alguns dos entrevistaram também enfatizaram o fato de que Harry só conseguiu passar por toda essa jornada graças a sua força de vontade e apoio dos amigos. Os entrevistados também deixaram contraponto nesta questão, pois Harry foi um personagem bem construído. J.K. Rowling o construiu com detalhes humanos e imperfeitos; porém, deu a ele uma força, uma coragem e vontade de conquistar seu objetivo que, em tese, jamais seria

56

questionada. Porém, alguns dos entrevistados não tiveram a percepção de herói em Harry desde o início da saga, alguns até dizem que ele seria incapaz de sobreviver a tudo sem seus amigos. Verifica-se neste ponto que a humanidade existente em Harry e sua ingenuidade fizeram com que ele não fosse reconhecido como herói de cara, mas apenas ao longo da saga, o que demonstra que a jornada do herói de Campbell aplicou-se diretamente a ele, fazendo evoluir e transformar-se em um verdadeiro herói. As repostas para a décima segunda questão foram, respectivamente:

Resposta 1: Harry Potter é um personagem fascinante por ser completo, com virtudes e defeitos. Ele está em descoberta de um novo mundo e isso fascina quem acompanha sua história. Ele é justo, leal com os amigos e sobretudo tem coragem de enfrentar as dificuldades. Pesam contra ele suas fraquezas físicas e seu passado que sempre volta para assombra-lo, as vezes em excesso.

Resposta 2: Corajoso, amigo, odeia regras e sempre disposto ajudar.

Resposta 3: Mesmo sendo o personagem principal não identifico muito Harry como sendo um herói. Harry, que perdeu sua família, ficou abalado psicologicamente e usou isso como força para conseguir realizar seus feitos, junto de sua força de vontade e seus amigos. Mas, sozinho, acho que ele não seria capaz de ter realizado tudo que fez.

Resposta 4: Ele não é habilidoso em nada além de quadribol, tem uma vida difícil com os Dursley por não ser inteligente e faze-los temer a magia. Fala mal do Draco por ter dinheiro e comprar seu lugar no time mas não vê nada de errado em vencer só por ter uma melhor vassoura e a capa da invisibilidade. Teria salvo muitas vidas se perguntasse e planejasse melhor as coisas. Teria uma vida mais segura e salvaria mais vidas se informasse aos professores das coisas como a Hermione no banheiro.

Resposta 5: Acho uma pessoa corajosa, porque apesar de muitos estarem contra ele e querendo seu mal sempre sabe enfrenta-los de frente.

Resposta 6: O Harry é aquele personagem improvável que consegue fazer consegue fazer uma coisa incrível, mesmo que os outros duvidem disso. Ele também é do tipo de pessoa que você largaria tudo para seguir, principalmente se você for um leitor da saga.

Resposta 7: Harry é corajoso, leal, humilde. Foi um personagem muito bem criado, pois mostra que por mais que tenhamos motivos de ter medo de alguma

57

coisa, não devemos nos deixar abalar e enfrentar nossos medos, ir atrás do que queremos e batalhar pelo que amamos.

Resposta 8: O Harry tem um espírito aventureiro. Sua principal qualidade é o espírito perspicaz. Já o ponto negativo, mas, que de certa, o ajudou a crescer e apimentar a história é confiar cegamente nas pessoas à sua volta.

Resposta 9: Acredito que o personagem só tornou-se um "herói" nas últimas histórias, antes ele era apenas um estudante, que contou muito com o auxílio de outros personagens para conseguir se tornar o personagem principal da trama. Ele não se enquadra no padrão "físico", mas acredito que no psicológico sim.

Resposta 10: Acho que Harry Potter não deveria ser sobre escrito como o herói em si, pois na saga houve muitos heróis, mas apesar disso acho que ele foi um personagem muito bem feito, pois ele mostra muitas características para todas as idades e cada um se identifica com isso.

Resposta 11: Acho que Harry é um garoto que passou por muitos momentos difíceis em sua vida e que se viu tentado de várias formas, mas que sempre esperou algo melhor.

O questionário segue com a décima terceira pergunta, que solicita “Qual a sua opinião sobre a história de Harry, sua trajetória, suas perdas e ganhos...?”. A questão foi apresentada ao público de forma aberta. A história de Harry envolve os espectadores, esta é uma unanimidade entre os entrevistados. Alguns acreditam que Harry se deixou envolver também pela fama que tinha, mas a maioria acredita que ele é um personagem humilde. Os resultados obtidos nesta questão deixam claro que a trama desenvolvida por Rowling foi densa e prendeu o público do início ao fim, seja no cinema ou na literatura, o sucesso da saga se deve as dificuldades que Harry enfrentou e superou. Os resultado obtidos com a questão de número treze foram:

Resposta 1: Harry começou a jornada sem nada: era um órfão que viva debaixo de uma escada. Ao ser apresentado a um novo mundo, foi fascinado com coisas que ele nem imaginava existir. Sua experiência no mundo bruxo desenvolveu sua personalidade. Suas perdas familiares o fizeram sofrer, mas sobretudo deram a ele força pra enfrentar os momentos mais difíceis.

Resposta 2: Uma história triste para alguém que perdeu os pais, amigos e o padrinho.

58

Resposta 3: Uma história sofrida mas um exemplo a ser seguido, onde não se pode deixar que os problemas em nossas vidas atrapalhem o nosso modo de viver,

Documentos relacionados