• Nenhum resultado encontrado

A JORNADA DO HERÓI HARRY POTTER

4. O HERÓI EM HARRY POTTER

4.2 A JORNADA DO HERÓI HARRY POTTER

A história de Harry James Potter (Harry Tiago Potter na tradução para português) inicia quando ele é apenas um bebê. Em “Harry Potter a Pedra Filosofal” conhecemos o menino órfão que vive com os tios que descobre ser bruxo e vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá Harry encontra fiéis amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, juntos eles desvendam os mistérios da trama. No desenrolar desta história Harry e seus amigos se deparam com um grande desafio evitar o roubo da Pedra Filosofal, objeto que tem o poder de dar vida eterna a quem o possuir, é após enfrentar vários obstáculos junto ao seus amigos que Harry entra sozinho na sala onde estava escondida a Pedra Filosofal e se depara com um de seus professores, Quirinus Quirrel, que na realidade está sendo controlado por Lord Voldemort, um bruxo das trevas que matou os pais de Harry e também tentou matá- lo. Harry vence a batalha e consegue levar a Pedra Filosofal até Alvo Dumbledore, diretor da escola, que destrói a pedra.

O segundo filme da série de livros/filmes traz a história de “Harry Potter e a Câmera Secreta”. Nesta trama conhecemos o elfo doméstico Dobby, que traz um recado a Harry e busca a todo o custo evitar que o menino retorno à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, alegando que coisas terríveis irão acontecer lá.

40

Ignorando este aviso Harry vai para Hogwarts porém, já na saída encontra dificuldades, pois não consegue embarcar no trem que leva a escola, pois a passagem mágica que dá acesso a plataforma do trem se fecha no momento em que ele e seu amigo Ronald Weasley tentam ultrapassá-la. Após essa primeira dificuldade Harry chega à Hogwarts e lá começa a se depara com fatos estranhos, como por exemplo, o fato de Harry escutar alguém dizendo que irá matar. Alguns alunos começam a aparecer petrificados pela escola, deixando todos com muito medo e, como se as coisas estranhas não fossem suficientes Harry quase sempre é encontrado junto aos locais do “crime”. Por fim, Harry descobre que estas questões estão acontecendo pois a “Câmara Secreta” foi aberta e lá, está preso um monstro que é controlado pelo herdeiro de Sonserina (um dos fundadores de Hogwarts). Harry, Rony e Hermione encontram a entrada da Câmara e vão até lá para salvar Gina Weasley, irmã de Rony, que foi raptada pelo herdeiro. Por fim, Harry descobre que quem estava tentando matar as pessoas através do basilísco era Tom Riddle, o vilão Lord Voldermort quando jovem, esta lembrança ou parte da alma do vilão estava ali graças ao Diário escrito por ele e enfeitiçado anos atrás. Harry vence o basilísco, destrói o diário de Tom Riddle e, por fim, salva Gina de um trágico fim.

O livro/filme da série Harry Potter é intitulado “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Aqui o início da história mostra um Harry triste, passando um verão terrível ao lado dos tios. Após alguns acontecimentos inesperados Harry sai da casa dos tios rumo ao Caldeirão Furado (bar dos bruxos em Londres). Chegando lá Harry encontra o Ministro da Magia, preocupado com os recentes acontecimentos e com o próprio Harry. Então, Harry descobre que Sirius Black, um importante seguidor de Lord Voldemort, fugiu da prisão de Azkaban. O paradeiro do fugitivo é desconhecido, mas muitos bruxos acreditam que Harry esteja na mira dele, pois foi o responsável pelo suposto fim do Lord. Para evitar ataques de Black Hogwarts é protegida por desagradáveis dementadores (os guardas sinistros da prisão de Azkaban), eles parecem afetar a Harry muito mais do que os demais alunos. Ao longo da trama, Rony é sequestrado por um cão enorme e Harry e Hermione vão resgatá-lo. Nesta busca, Harry descobre que Sirius Black é um animago (bruxo que se transforma em animal, no caso dele em um cão), foi o melhor amigo de seu pai (Tiago Potter), é seu padrinho e que Pedro Pettigrew foi quem traiu seus pais e os entregou a morte para Lord Voldemort. O desenrolar da trama se dá com a fuga de Pettigrew e com Harry e seus amigos salvando Sirius Black de uma morte terrível.

41

Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, quarto filme/livro da série, o mundo bruxo está em pânico devido ao aparecimento da Marca Negra, símbolo de Lord Voldemort, na Copa Mundial de Quadribol. Em meio a estes acontecimentos Harry é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribuxo, uma competição internacional entre os bruxos de três escolas diferentes em que só é permitida a participação de alunos mais velhos e experientes. Durante o torneio Harry é submetido a várias provações e ao enfrentar o desafio final ele e Cedrico Diggory (outro participante do Tronei que também é estudante de Hogwarts) deparam-se com um portal que os leva até um local diferente do que eles esperavam. Neste local Harry enfrenta Lord Voldemort e, depois de uma batalha, Harry consegue fugir e retornar para Hogwarts. Lá, Harry precisa enfrentar ainda mais dificuldades pois, além de estar sendo acusado pelos colegas de ter entrado no torneio irregularmente ainda tem de encarar o fato de ter sido o único a assistir a morte de Cedrico, sendo julgado como culpado por todos.

No quinto livro/filme da série Harry Potter fica sem notícias de seus amigos durante todo o verão. Uma noite, ele é chamado a ir até a sede da Ordem da Fênix, uma associação de bruxos do bem que pretendem se unir para evitar que Lord Voldemort domine o mundo bruxo. Ao voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts Harry percebe que a comunidade bruxa acredita que o retorno de Voldemort foi uma invenção dele, o que faz com que ele seja deixado de lado por muitos de seus colegas. Além disto, o Ministério da Magia começa a interferir em Hogwarts por meio de Dolores Umbridge, que se torna professora de Defesa contra as Artes das Trevas, a partir daí os alunos começam a ter aulas teórica e não prática como estavam acostumados. Além disto, os alunos são maltratados e castigados severamente por Umbridge. Para lutar contra isso, Harry, incentivado por Rony e Hermione criam um grupo, chamado “Armada de Dumbledore”, visando praticar magias de defesa. Após muito tempo o grupo é descoberto e, além deste tipo de organização ter sido proibida, eles são vistos como uma afronta ao Ministério. Por fim, Dumbledore, o diretor, é expulso da escola e Harry e seus amigos precisam enfrentar Umbridge sozinhos. No desenrolar da história eles vão até o Ministério da Magia, onde Harry escuta a Profecia que diz que “nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver” e, além disto ele e seus amigos enfrentam Lord Voldemort e seus seguidores, os Comensais da Morte. Neste momento, Harry perde seu padrinho, Sirius Black, um fato muito importante na vida do menino que sobreviveu. Por fim,

42

Voldemort e seus seguidores acabam fugindo quando o Ministro da Magia e membros do Ministério da Magia chegam ao local.

Em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe, sexto livro/filme da série, Lord Voldemort é uma ameaça real, revelada ao todo mundo bruxo e também ao dos trouxas. Nesta etapa da vida de Harry ele é levado a buscar auxiliar o diretor Alvo Dumbledore na busca de um segredo de Voldemort que poderá ser a chave para derrota-lo. Além disto, Harry é preparado por Dumbledore para ser forte para a batalha que está por vir e também para evitar que o Lorde das Trevas consiga controlá-lo ou confundi-lo. Nesse período Harry também começa a se interessar por Gina Weasley, irmã de seu melhor amigo Rony. Depois de sucessivos acontecimentos Harry e Dumbledore descobrem que Lord Voldemort criou Horcruxes, uma maldição que é capaz de criar objetos que guardam a alma da pessoa, esta maldição só é possível quando o bruxo mata uma pessoa pois esse acontecimento faz com que a alma se parta ao meio e, por isto, torna o bruxo imortal até que os objetos sejam destruídos. Esta seria a única maneira de derrotar Lord Voldemort e assim, Harry e Dumbledore seguem em busca delas. O desfecho desta história se dá com a morte de Alvo Dumbledore e com a decisão de Harry em ir atrás das demais Horcruxes para destruí-las e assim destruir também Lord Voldemort.

A história do sétimo livro e sétimo e oitavo filmes começa na véspera do aniversário de 17 anos de Harry. O enredo nos traz que Harry será transportado para um local seguro, pois ao completar 17 anos ele perde a proteção de bruxo menor de idade. Para ajudar Harry vários amigos se unem e através da Poção Polissuco assumem a forma física do menino que sobreviveu. Essa transformação é necessária para que possam tentar despistar Lord Voldemort e seus seguidores, que estão aguardando para capturar Harry. Mesmo com a perda de alguns amigos Harry chega em segurança à “Toca”, a casa dos Wasley. Após algum tempo, descobre-se que o Ministério foi tomado por Lord Voldemort e Harry, Rony e Hermione precisam fugir e se esconder. A partir daí o trio elabora um plano e vai em busca das Horcruxes para finalmente eliminar com Lord Voldemort. Após muitas provações e de conseguirem destruir várias Horcruxes, Harry, Rony e Hermione seguem para Hogwarts, onde está uma das últimas Horcruxes criadas por Voldemort. Lá eles se unem aos amigos para defender o castelo, enquanto Voldemort tenta ataca-lo. Por fim, o menino que sobreviveu e seus amigos conseguem destruir todas as Horcruxes espalhadas por Voldemort, menos Nagini, a cobra de estimação que estava sempre

43

junto ao seu dono. E é nesse ponto que Harry descobre que ele também é uma Horcrux, pois na noite em que Voldemort matou os pais dele a maldição que o Lord lançou contra ele ricocheteou devido a proteção do amor de Lilian, mãe de Harry. Assim, parte da alma do Lord estava dentro dele e, era necessário que Voldemort o matasse para que a parte da alma do Lorde das Trevas presente em Harry morresse. É aí que, possuindo todas as Relíquias da Morte, que tornam o seu dono senhor da própria morte, Harry entrega-se de bom grado a morte, indo em direção a Lord Voldemort para morrer. Então, após matar Harry, Voldemort e seus aliados vão até o castelo de Hogwarts mostrar a sua façanha, ao chegar lá, nova batalha recomeça, pois Harry demonstra que está vivo. Em meio a batalha Neville Longbottom, um dos amigos de Harry, mata a cobra Nagini, e Harry só precisa enfrentar Voldemort cara a cara. Na batalha final, Harry sai vitorioso e tudo fica bem.

É no primeiro livro/filme que temos o primeiro passo da Jornada do Herói em Harry Potter. O enredo conta que com apenas um ano Harry perde seus pais e, por isto, vai morar com seus tios, Valter e Petúnia Dursley que tem um filho, Duda, e se orgulham pois são pessoas normais. Os tios maltratam Harry fazendo com que o “anormal” que havia dentro dele se manifestasse em vários momentos. Esta primeira demonstração da realidade de Harry é o seu “mundo comum”, o primeiro passo da jornada do herói descrito por Campbell.

O segundo passo ocorre ainda dentro de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Às vésperas de completar onze anos Harry Potter começa a receber cartas, mesmo após muitas tentativas de seus tios as omitirem, o que incluiu até uma viagem para um local distante para garantir que o menino ficasse sem acesso às correspondências. No dia do seu aniversário, 31 de julho de 1991, Harry tem a grande virada em sua vida. Quando o relógio bate meia-noite, em uma casa antiga e distante, a porta se joga ao chão e Harry, que está dormindo no chão da sala, tem uma grande surpresa. Rúbeo Hagrid, um homem de mais de dois metros e meio de altura (o que ele descobre depois se tratar de um “meio gigante”, portanto a primeira criatura mágica vista pelo protagonista em sua jornada) invade a sala da casa e se apresenta, com uma carta na mão, dizendo que Harry é um bruxo. Este é o chamado para a aventura, quando ele é convidado a conhecer o mundo bruxo.

O terceiro passo desta jornada também acontece dentro de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Desde o início de sua jornada todos do mundo bruxo o veem como o grande Harry Potter. Isto porque, quando tinha um ano, Harry sobreviveu a uma

44

magia das trevas lançada por um poderoso bruxo, que matou e torturou muitas pessoas em busca do poder. Este bruxo era conhecido como “Você-Sabe-Quem”, pois todos tinham medo de citar o seu nome: Lord Voldermort. A magia lançada por Voldermort em Harry quando bebê foi o motivo da desgraça do vilão: ele tornou-se uma figura fantasmagórica, sem forças para sobreviver em um corpo humano. Desde o início Harry Potter não acredita que é alguém especial, ele acredita que tudo que aconteceu com ele foi sorte. Ele é humilde e pensa que é como todo mundo. Este é o terceiro passo na jornada do herói, a recusa do chamado.

O quarto passo na jornada do Herói diz respeito ao encontro com o mentor, este encontro acontece durante o livro/filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore ou apenas Alvo Dumbledore, o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, local onde Harry vai estudar, é aquele que se torna o mentor do nosso herói. Desde o início, quando vê Dumbledore em uma figurinha, Harry se impressiona com aquele homem, que representa para ele o oposto do que vivia, uma representação de magia e poder. Com o passar dos anos Harry e Alvo ficaram cada vez mais próximos. Em “A Ordem da Fênix”, quinto livro da série, Harry sente-se deixado de lado por Dumbledore e cobra dele atenção e explicações. O que ele quer, na realidade, é alguém que acredite nele, que o auxilie a seguir em frente e é isto que Alvo Dumbledore representa para Harry em sua jornada.

Harry passa por inúmeras provações durante sua jornada. Em uma saga tão grande como esta é natural que tenhamos mais de uma passagem do limiar ou travessia do umbral, o sexto passo da jornada. Isto acontece pois o personagem vai se aprofundando cada vez mais em sua história. Alguns momentos da vida de Harry na entrada do limiar do abismo merecem destaque. No quarto livro/filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo” a entrada de Harry no Torneio Tribruxo, torneio onde três alunos de escolas bruxas disputam ao longo do ano a taça e um prêmio em dinheiro, é um grande marco em sua história e certamente é um dos momentos em que o herói se aprofunda em sua jornada. Outro ponto marcante é a busca das Horcruxes, ocorrido entre o sexto livro/filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e o sétimo livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, e o sétimo e oitavo filmes. Neste ponto Harry deixa Hogwarts e embarca em uma jornada para encontrar esses objetos, que são criados no momento em que um bruxo mata uma pessoa. O feitiço da Horcrux divide a alma do bruxo em pedaços, e esses pedaços são colocados em objetos.

45

Destruídos estes objetos a parte da alma que está neles também é destruída. A busca de Harry por esses objetos inicia quando Dumbledore conta a ele que Lord Voldermort havia feito esta divisão e a única forma de derrotá-lo seria destruindo estes objetos.

Durante sua jornada, principalmente no meio do quinto passo, travessia do umbral ou passagem do limiar, é que Harry passa pela sexta etapa da jornada do herói: testes, aliados e inimigos. Os testes ocorrem em toda sua jornada, mas são mais nítidos em momentos como o Torneio Tribruxo e a saga de Harry em busca das Horcruxes. São nesses momentos também que os amigos de Harry são essenciais, alguns conselhos dados pelos amigos são cruciais e geram consequências na vida do herói. Os inimigos de Harry estão presentes desde o início e são também testes ao longo de sua jornada.

Nesta saga também podemos perceber o sétimo passo da jornada do herói várias vezes. O ponto crucial da história, quando Harry está próximo de seu objetivo, porém, tem dificuldades para conquistar sua recompensa final, se desenrola na busca das Horcruxes, este ponto é melhor percebido no sétimo filme e nos dois filmes finais da série. Harry encontra e destrói algumas Horcruxes, mas sabe que tem mais a encontrar e destruir, porém, não consegue descobrir qual o próximo passo, encontra-se então na etapa sete da jornada do Herói descrita por Campbell.

A provação final é o oitavo passo na jornada do Herói. Harry passa por essa provação na batalha final contra Voldemort. Herói e vilão irão encontrar-se diversas vezes durante a história, porém, é em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, sétimo livro e sétimo e oitavo filmes, que eles vão batalhar mais intensamente. No último livro da saga, Harry e todos aqueles que acreditam em um mundo bom enfrentam Lord Voldemort e seus aliados. Esta é a provação a que eles são submetidos, Harry e seus amigos tentam resistir e batalhar contra o Lorde das Trevas e seus aliados.

Dada a força do inimigo, Harry toma a decisão de ir até Lord Voldemort para enfrentá-lo cara a cara e cumprir o seu destino: morrer. Esta cena também ocorre em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Ele faz isto pois descobre que ele próprio era uma das Horcruxes criadas por Voldemort. Harry entrega-se de bom grado para a morte, pois era a única maneira de salvar a todos. Esse é o caminho de volta, o décimo passo na jornada do herói.

Ainda em “Relíquias da Morte” Harry resolve enfrentar o Lorde da Trevas pois possui consigo o “elixir”. Este elixir são as Relíquias da Morte, que o tornam o

46

Senhor da própria Morte, e o fazem sentir confiante para enfrentar sua provação maior, assim, ele se joga para a morte. As Relíquias são três: a capa da invisibilidade, a pedra da ressurreição e a varinha das varinhas, todas elas pertenciam a Harry no momento em que ele enfrenta Voldemort.

E é logo após o momento de morte e ressureição que Harry recebe sua recompensa: derrotar Lord Voldemort e libertar todo o mundo de um terrível destino. Esta recompensa é maior para ele do que qualquer “elixir”, qualquer bem material ou qualquer coisa que pudesse fazê-lo mais poderoso, pois Harry é humilde e acredita que não deve ser melhor do que ninguém.

Harry Potter não encontra o elixir, mas se transforma. Esta transformação fez dele mais forte e confiante em suas habilidades. Desde o começo Harry foi apenas Harry, da sua maneira de sempre, porém, dando sua vida por aqueles que amava e por aquilo em que acreditava, ele aos poucos foi se transformando em um líder, em um herói. Por fim, a volta para casa de Harry é a volta para o mundo novo que ele foi apresentado no início da saga e aquele que ele escolheu viver.

Documentos relacionados