• Nenhum resultado encontrado

Histórico e perfil da Organização

No documento anapauladasilva (páginas 64-70)

CAPÍTULO 4: Estudo de Caso: As Comunidades de Prática como

4.3 Histórico e perfil da Organização

Perfil Braskem

A Braskem é a empresa líder em resinas termoplásticas na América Latina e está situada entre as três maiores companhias industriais de capital privado nacional. Produz anualmente mais de 6 milhões de toneladas de resinas termoplásticas, petroquímicos básicos e intermediários e opera com estrutura pioneira na região ao integrar a primeira e segunda gerações petroquímicas. Essa integração resulta em maior competitividade, proporcionando escala de produção, otimização de custos e capacidade para investir em tecnologia. A eficiência da empresa é traduzida pelo faturamento de R$ 15,2 bilhões alcançados pela Braskem em 2005.

Para atingir em poucos anos a meta de se tornar uma das dez principais petroquímicas do mundo em termos de valor de mercado, a estratégia de crescimento da Braskem está focada na criação de valor para os acionistas e na consolidação da sua liderança nos principais segmentos de mercado em que atua. Essa estratégia inclui a ampliação de capacidades produtivas já disponíveis e implementação de novas unidades industriais como a planta de polipropileno na cidade de Paulínia (SP), em parceria com a Petroquisa, além de dois projetos importantes em estudo para construção na Venezuela, os quais fazem parte de seu projeto de internacionalização. Dentro da mesma lógica, a Braskem adquiriu, neste ano, a Politeno e reforçou sua liderança no mercado de polietilenos.

Com 14 fábricas localizadas em Alagoas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, a Braskem produz e comercializa resinas termoplásticas como polietileno, polipropileno, PVC e PET. Seus negócios incluem também matérias-primas para a cadeia petroquímica como eteno, propeno, xilenos, benzeno, caprolactama e cloro-soda, além de gasolina. Para operar e gerir todos os seus ativos, emprega 3,5 mil profissionais diretamente e mais de 5 mil indiretamente e aposta em uma política de gestão de pessoas voltada para o desenvolvimento dos profissionais que atuam na companhia.

A Braskem segmenta suas operações em quatro Unidades de Negócios – Insumos Básicos, Poliolefinas, Vinílicos e Desenvolvimento de Negócios – que proporcionam maior agilidade e eficiência no atendimento aos clientes. A empresa também conta com Centros de Competência Corporativa, que têm a missão de apoiar o direcionamento estratégico da empresa na gestão integrada das unidades de negócio. Ativo igualmente importante é o Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, o mais moderno e bem equipado do setor petroquímico na América Latina. A função desse centro é trabalhar junto aos clientes da Braskem, os transformadores de produtos plásticos, no desenvolvimento de produtos e aplicações para diversos segmentos de mercado.

O foco em tecnologia e inovação é um dos eixos estratégicos que impulsionam o crescimento da Braskem e promovem a melhoria da competitividade da cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos. Em 2005, Braskem tornou-se a primeira petroquímica brasileira a depositar uma patente ligada à nanotecnologia, considerada uma das áreas mais promissoras para inovações tecnológicas.

Trajetória de Crescimento

Criada, em 16 de agosto de 2002, a partir da integração de seis empresas – Copene, OPP Petroquímica, Proppet, Polialden, Nitrocarbono e Trikem –, a Braskem é resultado de um dos mais bem-sucedidos projetos de integração societária implementados no Brasil nas últimas décadas e representou uma das etapas mais importantes do processo de consolidação do setor petroquímico brasileiro.

O acionista controlador da Braskem é o Grupo Odebrecht, que também controla a Construtora Norberto Odebrecht S.A., uma das maiores empresas de engenharia e construção da América Latina. As ações da Braskem estão listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa), Nova York (NYSE) e Madri (Latibex). Desde o início de 2003, a Braskem participa do Nível 1 de Governança Corporativa na Bovespa e está se preparando para migrar para o nível 2.

Modelo de Gestão

O modelo de negócio da Braskem prevê a atuação de quatro Unidades de Negócios (Insumos Básicos, Poliolefinas, Vinílicos e Desenvolvimento de Negócios) para atender o mercado de forma eficiente. Com essa estrutura, a Braskem detém a liderança no mercado latino-americano de resinas termoplásticas. No mercado doméstico, sua participação, ao final do ano de 2005, alcançava 44% em polietileno, 42% em polipropileno e 55% em PVC.

As UNs têm autonomia na gestão, atuam em segmentos distintos, coordenam as áreas industriais, comerciais, marketing, suprimentos, exportações, recursos humanos, planejamento e controladoria dos negócios sob sua responsabilidade. Essa autonomia se traduz em mais proximidade com o cliente e flexibilidade para o atendimento e oferta de soluções.

No apoio às atividades das Unidades de Negócios estão os Centros de Competência Corporativa, que são estruturados de acordo com as especialidades funcionais e têm a missão de apoiar o direcionamento estratégico da empresa na gestão integrada das Unidades de Negócios.

Unidade de Insumos Básicos

A Unidade de Insumos Básicos, ou Unib, responde pelas operações de petroquímicos da primeira geração, entre os quais, eteno e propeno, usados na fabricação de resinas termoplásticas. Produtos aromáticos e outros intermediários químicos também fazem parte de sua área de competência. A produção de produtos na Unib está dividida nas seguintes plantas:

 Olefinas (eteno, propeno de grau polímero e de grau químico, butadieno, isopreno e buteno);

 Aromáticos (benzeno, tolueno, para-xileno e orto-xileno).

Os produtos dessa unidade são empregados principalmente na fabricação de resinas termoplásticas por outras Unidades de Negócios da Braskem e por seus clientes. As operações da Unidade de Insumos Básicos são conduzidas em instalações localizadas no pólo petroquímico de Camaçari (BA).

Fig. 1. Cadeia Produtiva de Insumos Básicos. (Fonte: Relatório anual 2004.)

Unidades de Negócios

Unidade Poliolefinas

A Unidade de Poliolefinas produz polietileno – incluindo polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno de baixa densidade linear (PEBDL), polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de ultra-alto peso molecular (PEUAPM ou UTEC®) – e polipropileno. Essas resinas são produzidas nos pólos petroquímicos de Camaçari (BA) e Triunfo (RS). A Unidade de Poliolefinas também é responsável pelo negócio PET na Braskem.

A Braskem vem ampliando a capacidade de praticamente todas as suas unidades industriais. Na Unidade de Poliolefinas, as mais recentes resultaram na adição de: 130 mil toneladas anuais da capacidade produtiva em suas fábricas de polipropileno no Rio Grande do Sul; 30 mil toneladas anuais em uma planta de polietileno com tecnologia metaloceno em Camaçari; além de outras 30 mil toneladas anuais na unidade de UTEC®, também na Bahia.

No mercado externo, a abertura de um escritório comercial com suporte logístico na Argentina, realizada em 2005, vem estimulando os contatos comerciais com o país vizinho, um dos principais compradores de resinas da Braskem. Apenas naquele ano, o volume das exportações da Unidade cresceu 46%.

Unidade Vinílicos

A Unidade de Vinílicos é a única fabricante de PVC verticalmente integrada no Brasil, incluindo a produção de cloro e de outras matérias-primas. Essa unidade também produz soda cáustica – que é utilizada por fabricantes de alumínio e papel –, dicloroetano (EDC) e cloro, que é utilizado internamente na produção de EDC. A produção de vinílicos é realizada em plantas localizadas nos Estados da Bahia, Alagoas e São Paulo. Esta unidade também é responsável pelo negócio caprolactama na Braskem.

O PVC é o principal negócio da Unidade. A liderança da Braskem nesse mercado tem sido reforçada pelo sólido desempenho operacional da área de Vinílicos, que motivou a decisão de ampliar em 50 mil toneladas anuais a capacidade de produção da planta de Marechal Deodoro (AL) em 2005. A empresa conta com dois novos projetos de expansão de 50 mil toneladas anuais, em Camaçari e Marechal Deodoro, cujos prazos de implementação dependerão das condições de mercado.

Desenvolvimento de Negócios Internacionais

A Unidade de Desenvolvimento de Negócios Internacionais tem a missão de identificar e conquistar novos mercados para a Braskem. O foco atual de atenção é o desenvolvimento do mercado latino-americano, onde a companhia tem como objetivo manter a sua liderança.

Viabilizar os projetos já identificados de expansão da capacidade produtiva na Venezuela é prioridade da equipe responsável pelo novo escritório da Braskem aberto na capital venezuelana, Caracas.

4.4 – Princípios Braskem na gestão dos Recursos de Informação e

No documento anapauladasilva (páginas 64-70)

Documentos relacionados