• Nenhum resultado encontrado

HOMOLOGHIAS E FÓRMULAS DE RESSURREIÇÃO RESSURREIÇÃO

No documento CONHECENDO JESUS CRISTO (páginas 32-39)

2 QUERIGMA E VIDA NOVA NA COMUNIDADE

3 HOMOLOGHIAS E FÓRMULAS DE RESSURREIÇÃO RESSURREIÇÃO

*Homologhias

O Padre Mário Antonelli (2015, p.3) define “homologhia”, conforme o Novo Testamento:

Para indicar o ato litúrgico/testemunhal de confessar Jesus reconhecendo-o como Senhor: em seu sentido próprio;

homologhein significa ‘proclamar/

declarar o próprio acordo com’. A homologhia é ‘declaração sobre a qual se está de acordo’ [...] ela é a concórdia pascal, pois todos falam e aclamam a mesma palavra, a da Páscoa de Jesus, o Senhor.

33

Segue-se algumas formas dessas declarações:

> Jesus é Senhor!:

1Cor 12,3: “...ninguém pode dizer: Senhor Jesus!

se não é movido pelo Espírito Santo”

Rm 10, 9: “...se confessas com a boca que Jesus é Senhor, se crês de coração que Deus o ressuscitou da morte, tu te salvarás”

>Maranatha!:

1 Cor 16,22: “Quem não ama o Senhor seja maldito. Vem, Senhor (Maranatha)!

Ap 22, 20: “Aquele que testemunha tudo isso diz:

Sim, venho logo. Amém. Vem, Senhor Jesus”

>Tradição – Paradósis

1 Cor 11,23s: “Pois eu recebi do Senhor o que vos transmiti: O Senhor, na noite que foi entregue, tomou o pão, dando graças o partiu, e disse: Isto é o meu corpo que se entrega por vós.

Fazei isto em memória de mim”

34

1 Cor 15, 3ss: “Antes de tudo, eu vos transmiti o que havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as escrituras, apareceu a Cefas e depois aos doze”

*Fórmulas de ressurreição

Rm 10, 9s: “se confessas com a boca que Jesus é Senhor, se crês de coração que Deus o ressuscitou da morte, tu te salvarás. Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos”

1 Cor 6,14: “E Deus, que ressuscitou o Senhor, vos ressuscitará com seu poder”

1 Ts, 1,10: “esperando, do céu, a vinda do seu Filho, que ele ressuscitou da morte: Jesus, que nos livra da condenação futura”

At 13, 32s: “Quanto a nós, vos anunciamos a boa notícia: A promessa feita aos antepassados foi cumprida por Deus a seus descendentes, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo dois: Tu és meu filho, eu hoje te gerei””

35

*Fórmulas de morte

Rm 5,8: “Pois bem, Deus nos demonstrou seu amor no fato de que, sendo ainda pecadores, Cristo morreu por nós”

Rm 14,15: “Contudo, se o que tu comes faz sofrer teu irmão, não ages com amor. Não destruas, com o que comes, alguém por quem o Messias morreu”

1 Cor 8,11: “E por teu conhecimento se perde o fraco, um irmão por quem Cristo morreu”

2 Cor 5, 14s: “Porque o amor de Cristo nos pressiona, ao pensarmos que, se um morreu por todos, todos morreram. E morreu por todos, para os que vivem não vivam para si, mas para quem por eles morreu e ressuscitou”

*Fórmulas de entrega

-Deus: sujeito

Rm 4, 24s: “...o crer naquele que ressuscitou da morte Jesus, Senhor nosso, que se entregou por nossos pecados e ressuscitou para nos tornar justos”

36

Rm 8, 32: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou para todos nós, como não vai dar de presente todo o resto com ele? ”

Jo 3, 16: “Deus tanto amou o mundo, que entregou seu Filho único, para que quem crer não pereça, mas tenha vida eterna”

- Jesus: sujeito

Gl 1, 3s: “graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para tirar-nos da perversa situação presente, segundo o desejo de nosso Pai”

Gl 2, 19s: “...Fui crucificado com Cristo, e já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.

Enquanto vivo na carne mortal, vivo de fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”

Ef 5,2. 25: “agi com amor, como Cristo vos amou até entregar-se por vós a Deus como oferenda e sacrifício de aroma agradável [...]Homens, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”

Tt 2, 14: “Ele [Jesus Cristo] se entregou por nós, para resgatar-nos de toda iniquidade, para adquirir um povo purificado, dedicado às boas obras”

37

*Fórmulas de Kenósis

2 Cor 8,9: “Pois conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por vós se tornou pobre para vos enriquecer com sua pobreza”

Fl 2, 5-11: “Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.

Ele, apesar de sua condição divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de si

e tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens.

E mostrando-se em figura humana, humilhou-se,

tornando-se obediente até à morte, morte de cruz.

Por isso, Deus o exaltou e lhe concedeu um título superior a todo título,

para que, diante do título de Jesus, todo joelhe se dobre,

no céu, na terra e no abismo;

e toda língua confesse para a glória de Deus Pai:

Jesus Cristo é o Senhor! ”

38

*Fórmulas de morte/ressurreição

1 Ts 4,14: “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, o mesmo Deus, por meio de Jesus, levará os defuntos para estar consigo”

Rm 14, 9:

“Para isso morreu o Messias e ressuscitou:

Para ser Senhor de mortos e de vivos”

*Discursos missionários

At 2, 22-36: “Israelitas, escutai minhas palavras:

Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus diante de vós com os milagres, prodígios e sinais que Deus realizou por meio dele, como bem sabeis. A este, entregue segundo o plano previsto por Deus, vós crucificastes pela mão de gente sem lei, e o matastes. Mas Deus, libertando-o dos rigores da morte, ressuscitou-o, pois a morte não podia retê-lo. O próprio Davi diz dele: Ponho sempre diante de mim o Senhor; com ele à direita não vacilarei. Por isso, meu coração se alegra, minha língua exulta e minha carne descansa esperançosa: porque não me deixarás na morte, nem permitirás que teu fiel conheça a corrupção.

Tu me ensinarás o caminho da vida, me encherás de alegria em tua presença. Irmãos, posso dizer-vos com toda a franqueza: o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o sepulcro dele se conserva até

39

hoje entre nós. Mas como era profeta e sabia que Deus lhe havia prometido com juramento que um descendente carnal seu se sentaria em seu trono, previu e predisse a ressurreição do Messias, dizendo que não ficaria abandonado na morte, nem sua carne experimentaria a corrupção. A este Jesus, Deus ressuscitou, e todos nós somos testemunhas disso. Exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e o derramou. É o que estais vendo e ouvindo. Pois Deus não subiu ao céu, mas diz: Disse o Senhor ao meu Senhor, senta-te à minha direita, até que faça de teus inimigos estrado de teus pés.

Portanto, toda a Casa de Israel reconheça que a este Jesus, que crucificastes, Deus nomeou Senhor e Messias”

-Outros discursos missionários: cf: At 3, 12-26; At 4, 8-12. 24-30; At 5, 29-32.

No documento CONHECENDO JESUS CRISTO (páginas 32-39)

Documentos relacionados