• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

IDADE DOS DOCENTES

educadoras professoras 1 1 1 1 2 1 1 1 1 2 1 2 2 0 1 2 3 10 11 14 15 16 19 22 23 24 26 27 32 35 NÚM E RO DE DO CE NT E S TEMPO DE SERVIÇO educadoras professoras

148

Tal como se verifica no gráfico apresentado as professoras tem idades compreendidas entre os 32 e 57 anos e as educadoras entre os 32 e 53 anos. Em relação ao tempo de serviço encontram-se entre os 10 e 35 anos com incidência maior nos 22,27,32 e 35 anos.

Em relação às professoras do 1º ano a escolha recaiu atendendo à transição dos alunos da Educação Pré-escolar para o 1º ciclo e com as professoras do 2º ano, a verificação da importância da articulação curricular para a continuidade do aluno favorável ou não ao sucesso no percurso escolar. Alguns indicadores dão possibilidade de aferir se as estratégias anteriores têm alguns efeitos.

2.5 As entrevistas e o sistema de categorização

Considerando os objetivos do estudo, elaboram-se quatro guiões63 de entrevistas atendendo ao público entrevistado: professoras do 1º ano, do 2º ano, educadoras e Diretora adjunta.

Para a apresentação dos dados utilizaremos a seguinte codificação explicitada no seguinte quadro:

Quadro 18 - Codificação para apresentação dos dados

Dos códigos atribuídos ainda será facultado um número, para diferenciar os professores e as educadoras, tipo PV1,PV2,EA1,EA2…..

Após uma leitura flutuante foram definidos quatro grandes temas, que serviram de apoio, aquando do tratamento da informação e à constituição do sistema de categorização.

Assim, dos temas, definiram-se as seguintes categorias e subcategorias:

Categorias:

A. Sequencialidade e articulação educativa B. Currículo: OCEPE e programa do 1º ano

63

Ver apêndice nº I,II,III

Professora da escola vermelha PV

Educadora do jardim-de-infância vermelho EV

Professora da escola amarela PA

Educadora do jardim-de-infância amarelo EA

149

C. Continuidade ou descontinuidade educativa D. Cultura organizacional e profissional

Categorias e subcategorias

Categoria A - Sequencialidade e Articulação Educativa

Subcategorias:

A1- Definição de sequencialidade educativa A2 - Definição de articulação curricular

A3 -Articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1º ciclo A4 - Processo /estratégias de articulação no agrupamento

A5 - Consciência e valorização das estratégias (enquanto Promotoras de Qualidade no ensino/sucesso do aluno)

A6 - Obrigatoriedade da Educação Pré-escolar

Categoria B - currículo: OCEPE e Programa do 1º ano

Subcategoria:

B1- Conhecimento das orientações da EPP e do currículo do 1º ano B2- Tempo apropriado para o ingresso no 1º ciclo

B3- Aprendizagens ou competências na Educação Pré-escolar

Categoria C - Continuidade ou Descontinuidade Educativa

Subcategoria:

C1- Criatividade e o lúdico no 1º ciclo C2- EPP - 1ª etapa do ensino básico

C3- Organização dos grupos/ambiente educativo Categoria D- Cultura Organizacional e Profissional Subcategoria:

D1 – Relevância da articulação nos documentos orientadores da instituição D2 - Relevância da articulação para o sucesso dos alunos

D3 – Importância dos mecanismos formais de articulação: intradepartamental e interdepartamental

D4 – Importância dos mecanismos informais de articulação

D5 - Abertura aos professores e educadores a propostas de melhoria D6- Conceção de cultura docente

150

D7 - Estratégias práticas de articulação.

Este sistema de categorização auxiliou-nos no recorte das entrevistas e a selecionar as unidades de contexto64.

No capítulo seguinte apresentaremos a reflexão produzida a partir da análise da informação recolhida.

151

CAPITULO IV

ARTICULAÇÃO CURRICULAR ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARE O1º CICLO DO ENSINO BÁSICO NO AGRUPAMENTO ARCO-ÍRIS:

POTENCIALIDADES E CONSTRANGIMENTOS

Neste capítulo, a partir das questões de investigação enunciadas na introdução desta dissertação, dos conhecimentos teóricos que mobilizamos para melhor esclarecer o nosso objeto de estudo e do conjunto de dados empíricos que recolhemos, apresentamos o nosso contributo para o estudo avaliativo do processo de articulação curricular entre os dois níveis de Educação em análise.

Como já fomos referindo, no presente estudo pretendemos saber a importância que os professores e educadores atribuem à articulação curricular. Pela reflexão teórica que fizemos e pela nossa prática profissional, consideramos que através do desenvolvimento de um processo de articulação construído, refletido e avaliado entre pares tenderá a reforçar a sequencialidade curricular com impacto na melhoria das transições entre níveis educativos e na promoção do sucesso educativo.

Assim, e revisitando as questões orientadoras da nossa investigação, passaremos a especificar as razões de algumas dimensões dos procedimentos adotados. A partir da definição de articulação apresentada pelas entrevistadas, procura-se a finalidade e valorização atribuída ao processo de articulação desenvolvido entre a Educação Pré- escolare o 1º ano do Ensino Básico no agrupamento de escolas Arco-íris, procurando aferir as estratégias implementadas e o papel dos docentes dos dois níveis educativos.

Atendendo ao facto da Educação Pré-escolar não ser de frequência obrigatória pretendeu-se também saber a opinião dos professores e educadores acerca do carácter facultativo da frequência e a sua relevância para o desenvolvimento do processo de articulação.

Sabendo o que a lei refere nas orientações curriculares da Educação Pré-escolar e no programa do 1º ciclo em relação à articulação curricular, pretende-se aferir o conhecimento dos professores e educadores sobre um e outro documento e qual o grau de relevância que lhes atribuem para o desenvolvimento do processo.

Tendo ainda em conta a não obrigatoriedade de frequência da Educação Pré- escolar e às orientações curriculares achou-se pertinente saber a opinião dos professores e educadores sobre a idade de entrada das crianças no 1º ciclo assim como

152

auscultar opinião sobre competências e aprendizagens na Educação Pré-escolar para assim aferir o comprometimento ou não de um processo de articulação.

Segundo a LBSE a Educação Pré-escolar apresenta-se como a primeira etapa da Educação básica. Também tivemos a pretensão de aferir a opinião dos entrevistados sobre esta designação. Sendo o trabalho desenvolvido na Educação Pré-escolar de carater lúdico, a opinião dos entrevistados quanto à continuidade do mesmo no 1º ciclo é importante para averiguar qual a pertinência na organização dos espaços/ambiente educativo para o sucesso escolar. Pretende-se assim verificar a relevância entre a continuidade educativa e o processo de articulação.

Como as EB1 e jardins-de-infância fazem parte da estrutura organizacional do agrupamento de escolas escolhido para este estudo, pretendeu-se verificar o grau de conhecimento das entrevistadas em relação aos documentos orientadores da instituição focado na preocupação com o desenvolvimento do processo de articulação na prática. Pretendeu-se também aferir o que pensam as entrevistadas em relação à abertura e participação dos mesmos em relação a si e aos seus pares, no decorrer do processo de articulação dentro do agrupamento, indicando assim a existência de uma cultura docente espelhada numa liderança da organização, promotora ou não ao sucesso dos alunos.

1. Análise dos Documentos

1.1. Os Documentos orientadores da acção pedagógica do Agrupamento 1.1.1 Os Projetos Educativos e as prioridades educativas

Os Projetos Educativos dos períodos 2007/2010 e de 2010/2013, que corresponde ao comtemplado no desenvolvimento do presente estudo avaliativo, foram fontes importantíssimas para o nosso estudo.

No período compreendido entre o términus de um documento e a elaboração do outro, em 2010, foram consideradas diferenças significativas a nível social, económico, estrutural, organizacional e cultural da população escolar. Neste sentido, a atualização do novo Projeto Educativo foi elaborada de acordo com os dados, com os contextos e com a reorganização estrutural em curso naquele ano.

O Projeto Educativo 2010/2013 apresenta algumas prioridades já mencionadas no P.E. anterior, acrescentando outras identificadas como problemas. Para a nossa pesquisa interessa referir os aspetos ligados à articulação entre ciclos, direcionados mais para a Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

153

No que se refere às potencialidades pedagógicas alguns aspetos de mudança se verificaram uma vez que no PE de 2007/2010 a articulação apresentava-se como um problema presente e atualmente se regista como havendo um desenvolvimento de atividades articuladoras, com a implementação de projetos que envolvem alunos e docentes desde a Educação Pré-escolar até ao 3º ciclo, e ainda, entre ciclos, há a pretensão de dar continuidade ao trabalho pedagógico, sendo a finalidade atenuar as mudanças no percurso escolar dos alunos.

Quanto aos princípios e finalidades, ambos os Projetos Educativos, apontam os seguintes princípios:

x Educação para a liberdade e autonomia, x Edução para o desenvolvimento integral x Responsabilização

x Participação da comunidade educativa x Cooperação

x Abertura ao meio e à comunidade x Socialização

Em relação às prioridades definidas verificam-se alterações, como podemos observar no quadro seguinte elaborado para o efeito:

Quadro 19- Prioridades dos Projetos Educativos do Agrupamento Arco-íris

Para o nosso estudo importa debruçarmo-nos sobre a 3ª prioridade – “Reforçar a articulação entre os docentes dos diferentes ciclos e as diferentes escolas”.

Como podemos verificar o atual PE 2010/2013 apresenta como terceira prioridade o reforço da articulação curricular, prioridade esta que no PE 2010/2013 se encontrava destacada em primeiro lugar. Esta observação deduz uma evolução ao nível do processo de articulação verificada entre 2007 e 2010.

PRIORIDADES DO PROJETO EDUCATIVO

2007/2010 2010/2013

1ª “Reforçar a articulação entre os docentes dos diferentes ciclos e as diferentes escolas”

“Promover o sucesso educativo, prevenindo o abandono e o absentismo escolar”

2ª “Intensificar a formação para a cidadania” “Intensificar a formação para a cidadania” 3ª “Promover o sucesso educativo, prevenindo o

abandono e o absentismo escolar”

“Reforçar a articulação entre os docentes dos diferentes ciclos e as diferentes escolas” 4ª “ Reforçar as relações do Agrupamento com a

comunidade”

“Reforçar as relações do Agrupamento com a comunidade”

154

“Um dos problemas identificados no anterior Projecto Educativo encontrava-se relacionado com o reforço da articulação entre os docentes dos diferentes ciclos e os vários estabelecimentos de Educação e ensino. Apesar de se verificarem práticas que inflectiram essa situação considerou-se que, devido à significância que possui para o sucesso educativo, deveria ficar inscrita como terceira Prioridade” (Projeto Educativo 2010/2013:49).

Tudo leva a crer que este Agrupamento de escolas continua a demonstrar uma preocupação no desenvolvimento do trabalho de articulação entre os docentes dos diferentes ciclos. O atual Projeto Educativo refere que a ação educativa é contextualizada e sequencializada, atendendo ao trabalho positivo elaborado desde o anterior. Quanto aos docentes envolvidos:

“Ao nível dos docentes, o trabalho em articulação torna-se partilhado e antecipa-se pelo conhecimento prévio do aluno. O trabalho colaborativo suaviza as exigências inerentes ao exercício da actividade docente. Além disso, o conhecimento de realidades diferenciadas da que constitui a prática com um grupo do jardim-de- infância, com uma turma do 1.º ciclo e com turmas dos 2.º e 3.º ciclo, é enriquecedora e promove o respeito pela singularidade” (Projeto Educativo 2010/2013:49).

Os objetivos desta prioridade pretendem favorecer o percurso sequencial e articulado de todos os alunos do Agrupamento, promover a abertura ao trabalho de equipa entre os docentes dos vários ciclos, O conhecimento mais profundo dos documentos estruturantes do Agrupamento, a cooperação entre grupos pedagógicos, a comunicação entre os diversos intervenientes do processo educativo e a informação aos encarregados de Educação através de ações de formação.

Fomos verificar quais as ações/indicadores referentes à Educação Pré-escolar e ao 1º Ciclo do Ensino Básico mencionados, relativamente ao percurso sequencial e articulado dos alunos que passamos a transcrever:

"Realizar, anualmente, pelo menos uma reunião, entre os professores do PE e os do 1.º Ano, os do 4.º e os de

155

5.º ano, e entre os de 6.º e os de 7.º anos, de cada grupo disciplinar, a fim de fazerem o levantamento das principais lacunas dos alunos no início de cada ciclo - avaliação diagnóstica” (Projeto Educativo 2010/2013:50).

Não encontramos mais nenhuma medida específica para os dois níveis de Educação e ensino nos restantes objetivos propostos.

Após enunciação das prioridades educativas observadas como necessárias no Agrupamento Arco-íris, passamos à análise de outro documento que ressalva a importância do P.E. ao propor critérios organizacionais para operacionalização da prática pedagógica.

1.1.2 . Os Projetos Curriculares do Agrupamento Arco-íris (PCA)

Elaborados após os Projetos Educativos, os Projetos Curriculares de Agrupamento apresentam-se como documentos que articulam com o Projeto Educativo (PE), pretendendo operacionalizar de forma coerente e articulada em todas as dimensões, os princípios do PE. Tanto no que compreende o período 2007/2010 como o de 2010/2013 está comtemplada a organização da gestão curricular com as indicações referentes à articulação entre ciclos. Referem como organização do serviço docente na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo como critério primordial a sequencialidade do acompanhamento do grupo/turma. Mencionam ainda estes PCA que a articulação entre ciclos se efetuará em reuniões realizadas para o efeito, entre os docentes do Pré-escolar e os do primeiro ciclo, de modo a definirem prioridades e atividades. Entre os dois documentos e em relação à articulação não são apresentadas alterações significativas.

Encontramos uma referência que achamos pertinente no documento mais recente, sobre a importância atribuída ao mesmo

“Pouca valorização do Projecto Curricular do Agrupamento (PCA) por parte da comunidade” (Projeto Curricular de Agrupamento,2010/2013:40).

Para operacionalizar a prática pedagógica seguindo as prioridades do PE e a organização atribuída pela PAA, surge o plano anual de atividades.

156

Ao analisar os vários planos anuais de agrupamento desde 2007 a 2012, verificamos que contempla as atividades que se realizaram na prática entre os vários ciclos de Educação e ensino, quer ao nível interdepartamental como intradepartamental. Procuramos verificar a existência de alterações na sua estruturação e concretização relativamente ao processo de articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1º ciclo, dentro do já referido período, e ainda que tipo de atividades de articulação contempla.

Observemos no quadro anexo as diferenças e semelhanças na estruturação do PAA. nos anos letivos comtemplados pelo nosso estudo.

Quadro 20 – Análise das atividades de articulação mencionadas nos PAA Fonte: Planos Anuais do Agrupamento Arco-íris nos anos letivos 2007/2008 a 2011/2012

PAA 2007/ 2008 2008/2009 2009/2010 2010/2011 2011/2012

Documentos relacionados