• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4. Proposta de um perfil de aplicação para a TVU

4.3 Definição dos termos metadados

4.3.1 Identificação de limitações/ metadados em falta no front office

Como anteriormente observado nas Figuras 23, 24 e 25, no portal da TVU. consta o seguinte conjunto de metadados:

64

• Canais, Título, Autor, Descrição, Intervenientes, Entidades, Localização, Línguas, Data, Contribuição, Comentários, Capítulos, Anotações, Citações, TAGs, Anexos, Número de Visualizações, e Número de Favoritos.

Após a análise dos metadados já existentes observou-se que alguns têm um significado confuso, e que existem metadados em falta, contribuindo para uma compreensão pouco aprofundada acerca dos conteúdos audiovisuais, por parte do utilizador que acede ao front office. A seguir encontram-se enumeradas as observações feitas, que foram tidas em conta no momento de seleção dos metadados a incluir no perfil de aplicação, e na definição das restrições a aplicar às propriedades.

1) Como já foi mencionado, os conteúdos audiovisuais produzidos pela TVU.

podem ser de diferentes géneros, como notícias, reportagens, vídeos promocionais, entre outros. Quando o utilizador acede ao front office, não encontra informação sobre qual o género de conteúdo que está prestes a visualizar. Após uma observação atenta, reparou-se que esse metadado consta no back office, e os valores admissíveis a atribuir a este metadado fazem parte de uma lista controlada, como mostra a Figura 28. No entanto, devido a um erro do portal, desconhecido até ao momento pelos colaboradores da TVU., o metadado está oculto para os utilizadores do front office.

65

2) Entre os metadados existentes no portal, encontra-se um metadado de nome

Data. Considera-se que este metadado não seja claro, uma vez que o utilizador não consegue entender se o valor atribuído a esse metadado é a data de publicação ou a data de criação do conteúdo audiovisual.

3) Após a visualização de um número significativo de conteúdos audiovisuais,

constatou-se que alguns captam eventos que podem durar vários dias. Nesses casos, seria importante informar o público sobre a data em que o evento se iniciou e terminou através de metadados apropriados.

4) No caso dos vídeos promocionais, para além da identificação da data de início

e fim do evento, interessa também a indicação da hora de início e término. Se se tratar de um anúncio de um workshop, por exemplo, um utilizador que queira participar, terá todo o interesse em saber o intervalo de tempo em que o evento irá decorrer.

5) Nos metadados já existentes não consta nenhum que permita a identificação

do tipo de audiência à qual os conteúdos audiovisuais se destinam. Embora nem sempre se trate de uma identificação fácil, o metadado poderá ser útil, por exemplo, para referir que determinado conteúdo audiovisual é indicado para alunos, levando-os a assistir ao vídeo e a descobrir novos interesses. Sugere- se que os valores a atribuir a este metadado sejam selecionados de uma lista fixa.

6) A referência à duração dos conteúdos audiovisuais é algo que está em falta no

front office. O utilizador terá todo o interesse em saber se está prestes a assistir a um vídeo curto ou longo, mas só consegue identificar o tempo de duração do vídeo quando carrega no “play”. O ideal seria ter acesso prévio a essa informação.

7) Os conteúdos audiovisuais não são acompanhados por um metadado que

identifique se os mesmos estão a cores ou a preto e branco. Por norma, as obras audiovisuais da TVU. são a cores, mas quem acede ao portal pela primeira vez não sabe de tal facto. A inclusão de um metadado identificativo das cores seria

66

Figura 29 - Valores válidos a atribuir ao metadado Contribuição

Figura 30 - Símbolo que aparece no front office associado à licença escolhida

também a pensar nos utilizadores registados do portal, que são também criadores de conteúdos e podem optar por produzir a preto e branco.

8) Entre o conjunto de metadados associados aos objetos digitais, encontra-se o

metadado Localização. No entanto, este metadado apenas faz referência ao local onde ocorreu o evento captado no conteúdo audiovisual, e não descreve esse local. Há casos em que os locais são óbvios, e não necessitam de explicação, como por exemplo FEUP, Reitoria da U. Porto. Mas quando se trata, por exemplo, de institutos de investigação e outras entidades ligadas à U. Porto, seria interessante haver um metadado que fizesse uma breve descrição desse local, ou então que encaminhasse o utilizador para a página web do instituto. Este metadado é proposto a pensar no público geral, sem ligação à instituição de ensino.

9) Uma vez que a questão dos direitos de autor é algo com que a TVU. se

preocupa, o portal possui um metadado de nome Contribuição, que refere qual das licenças Creative Commons foi atribuída a um conteúdo. Através do manuseamento do portal, detetou-se que os valores válidos para o preenchimento desse metadado estão presentes numa lista controlada, como mostra a Figura 29, e no front office aparece o símbolo associado à licença escolhida, representado na Figura 30.

67

Considera-se que o símbolo da licença escolhida que aparece no front office não é esclarecedor, principalmente para os utilizadores que não conhecerem as licenças Creative Commons. O recomendado seria, em vez da imagem, estar o nome da licença associada a uma hiperligação, que encaminhasse o utilizador para a página web onde estão descritas as licenças e explícitas as permissões que os utilizadores têm em relação aquele conteúdo audiovisual.

10) Dentro do portal da TVU. existem conteúdos audiovisuais relacionados por

tratarem a mesma temática. Por exemplo, um vídeo que capte a notícia da inauguração de uma coleção, está relacionado com um documentário sobre essa mesma coleção. Seria interessante a existência de um metadado que relacionasse os conteúdos audiovisuais, não só para uma eficaz recuperação da informação dentro do portal, mas também para guiar o utilizador, levando- o a consultar vídeos que possam ser do seu interesse. Este metadado teria também como função sugerir ao utilizador a consulta de outros conteúdos relacionados com o que ele se encontra a assistir.

11) O portal da TVU. possui canais Premium, que se caracterizam por explorar

em profundidade uma determinada temática. Pode acontecer um utilizador estar a assistir a um vídeo e não saber que o mesmo pertence a um canal Premium, onde se encontram outros vídeos que retratam o mesmo tema. Assim, considera-se estar em falta um metadado que refira que determinado vídeo pertence a determinado Canal Premium. Muitas vezes esta referência encontra-se no metadado Descrição, mas recomenda-se a existência de um metadado que permita esta identificação. Tal como na observação anterior, este metadado também tem como objetivo sugerir ao utilizador a consulta de outros conteúdos audiovisuais.

12) Ainda relativamente aos canais Premium, no caso dos documentários, por

exemplo, importa referir que não existe um metadado que identifique o número do episódio. Os episódios geralmente encontram-se numerados, para que o utilizador os possa assistir através de uma sequência lógica, estando essa informação presente no metadado Descrição. Recomenda-se a existência de um metadado próprio para esse registo.

68

Depois de identificados as limitações/ metadados em falta no front office, foi altura de trabalhar em torno de melhorias para o back office.

4.3.2 Identificação de limitações/ metadados em falta no back