• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4. Proposta de um perfil de aplicação para a TVU

4.3 Definição dos termos metadados

4.3.4 Seleção das propriedades pertencentes a cada vocabulário

uso de propriedades existentes para aumentar a interoperabilidade dos metadados.

4.3.4 Seleção das propriedades pertencentes a cada vocabulário

A seleção das propriedades pertencentes a cada vocabulário envolveu duas fases. A primeira fase está relacionada com o mapeamento dos metadados já existentes no portal para as propriedades pertencentes aos vocabulários selecionados. O mapeamento encontra-se na Tabela 4.

75

Tabela 4 - Mapeamento dos metadados existentes no portal para as propriedades existentes nos vocabulários

Metadados existentes no portal

Propriedades existentes nos vocabulários

Anexos tvu: attachments Anotações44 ebu: relatedResources

Autor dcterms: creator

Canais po: channel

Capítulos tvu: chapters Citações dbp: quotation Comentários dbp: comment Contribuição45 dcterms: rights

Data46 dbp: publicationDate

Descrição dcterms: description Entidades dcterms: contributor Intervenientes po: actor

Localização po: location Línguas dcterms: language

TAGs dcterms: subject Título dcterms: title

tvu: numberOfVisualizations tvu: numberOfFavourites

A segunda fase é referente à seleção das propriedades existentes nos vocabulários selecionados, tendo em conta a identificação das limitações/ metadados em falta nas duas faces do portal da TVU., e tendo em conta os metadados definidos no perfil de aplicação EDM. Esta seleção contou com uma participação ativa da curadora da TVU., pois é a

44 O metadado Anotações inclui hiperligações para recursos relacionados aos conteúdos audiovisuais, que se encontram em fontes externas ao portal. Assim, optou-se por fazer o mapeamento para uma propriedade mais representativa dos valores que a ela estão associados.

45 O metadado Contribuição capta as Licenças Creative Commons que a TVU. usa para proteger cada um dos seus conteúdos. Assim, optou-se por fazer o mapeamento para uma propriedade mais representativa dos valores que a ela estão associados.

46 O metadado Data” refere-se à data de publicação do conteúdo audiovisual. Assim optou-se por fazer o mapeamento para uma propriedade mais representativa do valor que a ela está associado.

76

pessoa que mais contacta com os metadados e melhor conhece as necessidades e limitações do portal.

No decorrer do processo de seleção das propriedades, houve situações em que propriedades com o mesmo significado apareciam em dois ou mais vocabulários. Nestes casos optou-se por usar o vocabulário que se encontrava em primeiro lugar na ordem de preferência de uso.

Nas Tabelas 5, 6 e 7 encontram-se todas as propriedades selecionadas, destinadas à descrição de cada uma das entidades do modelo de domínio.

Tabela 5 - Propriedades selecionadas para a descrição da entidade Audiovisual Content

Vocabulários Propriedades DBpedia Ontology dbp: comment dbp: curator dbp: dateLastUpdated dbp: episodeNumber dbp: publicationDate dbp: quotation Dublin Core47 dcterms: audience dcterms: contributor dcterms: created dcterms: creator dcterms: description dcterms: isPartOf dcterms: language dcterms: relation dcterms: rights dcterms: subject dcterms: title EBUcore Ontology ebu: aspectRatio ebu: averageBitRate ebu: codecName ebu: duration ebu: fileName ebu: fileSize ebu: frameRate ebu: height ebu: playbackSpeed ebu: relatedResources ebu: sampleRate ebu: samplingFormat

47 Ao longo da elaboração do DCAP, optou-se por usar para todas as propriedades DC o prefixo “dcterms”, tal como estão definidas em: http://dublincore.org/documents/dcmi-terms/

77

Tabela 5 -Propriedades selecionadas para a descrição da entidade Audiovisual Content (Continuação) ebu: width Programmes Ontology po: actor po: channel po: commentator po: genre TVU. tvu: attachments tvu: chapters tvu: numberOfFavourites tvu: numberOfVisualizations tvu: typeOfUpdate tvu: videoMakers VideoMD vmd: color vmd: dataRate vmd: soundField

Tabela 6 - Propriedades selecionadas para a descrição da entidade Event

Vocabulários Propriedades

DBpedia Ontology dbp: endDateAndTime dbp: startDateAndTime EBUcore Ontology ebu: eventEndDate ebu: eventStartDate ebu: locationDescription Programmes Ontology po: location

Tabela 7 - Propriedades selecionadas para a descrição da entidade Person

Vocabulários Propriedades

EBUcore Ontology

ebu: homepageOffice ebu: officeMailAddress ebu: telephoneOffice

De acordo com a informação presente nas tabelas, foram selecionadas cinquenta e duas propriedades provenientes dos diferentes vocabulários:

• Oito propriedades da DBpedia Ontology; • Onze propriedades do DC;

• Dezanove propriedades da EBUcore Ontology; • Cinco propriedades da Programmes Ontology;

78 • Três propriedades do VideoMD;

• Seis propriedades criadas especificamente para as necessidades do portal, que formaram o vocabulário “TVU.”.

No que respeita à presença de propriedades com o mesmo significado no DC e em qualquer outro vocabulário, optou-se na maioria das vezes por usar as propriedades com o prefixo “dcterms”. Esta decisão deveu-se ao facto de muitos repositórios optarem por armazenar os seus metadados seguindo a norma DC, ou por armazenarem os metadados em qualquer outro formato e converterem dinamicamente para DC em respostas às solicitações dos processadores. “Os implementadores de repositórios devem considerar a exportação em DC, o primeiro e mais importante passo para a interoperabilidade” (Lagoze et al. 2002).

Houve, no entanto, quatro situações em que se optou por usar propriedades de outros vocabulários, ainda que essas propriedades com o mesmo significado estivessem presentes no DC. Essas situações encontram-se a seguir identificadas:

1) Preferiu-se a propriedade “po: location” à propriedade “dcterms: spatial”; 2) Preferiu-se a propriedade “ebu: duration”, à propriedade “dcterms: extent”; 3) Preferiu-se a propriedade “dbp: publicationDate”, à propriedade “dcterms:

issued”;

4) Preferiu-se a propriedade “po: genre”, à propriedade “dcterms: type”.

A opção de utilizar estas propriedades pertencentes a outros vocabulários em vez das propriedades DC, deve-se ao facto de as primeiras terem mais semântica e serem mais representativas dos valores que se pretende registar. A curadora da TVU., quando questionada, por exemplo, sobre a preferência da presença entre as propriedades “dbp: publicationDate” e “dcterms: issued”, preferiu que fosse usada a propriedade da DBpedia Ontology, por entender melhor o seu significado. O mesmo aconteceu quando questionada sobre as restantes três propriedades.

Embora as quatro propriedades DC mencionadas constem no perfil de aplicação EDM, a opção por utilizar propriedades pertencentes a outros vocabulários não foi considerado um problema, pois a ferramenta de ingestão de metadados MINT permite a realização de mapeamentos entre propriedades diferentes com o mesmo significado, com se verificará adiante no presente documento.

79