• Nenhum resultado encontrado

Implementação de Atividades Metrológicas na Manutenção

No documento João Pedro Vasconcelos Pestana Leão (páginas 91-94)

Por forma a propor melhorias relativamente ao problema exposto, utilizou-se uma das ferramentas da metodologia TRIZ, nomeadamente o método de análise Substância-Campo.

Para a utilização desta ferramenta é necessário identificar e definir as principais substâncias (S), bem como as energias que sustentam a relação entre elas, os campos (F).

Posto isto, e face à situação metrológica atual no sector da saúde, a presente proposta visa sugerir possíveis alterações às atuais ações de manutenção, na eventualidade destas serem pouco adequadas aos equipamentos médicos com função de medição.

A prática inexistente de um controlo rigoroso sobre os instrumentos de medição levou a que toda a análise deste sistema técnico seja em função desse facto e as ações de manutenção de equipamentos médicos pouco adequadas, tendo como objetivo moderar o seu efeito. Assim o campo para este sistema é definido como sendo:

(F1) – Manutenção preventiva corrente

Assim, e para que o sistema técnico esteja completo, é necessário definir duas substâncias, (S1) e (S2), que interajam entre si através do campo previamente selecionado.

Para a presente proposta a substância S1 representa os equipamentos médicos com função de medição, enquanto a substância S2 corresponde aos requisitos efetivamente pretendidos para as ações de manutenção dos equipamentos médicos intervencionados.

(S1) – Equipamentos médicos com função de medição

72

No contexto das ações de manutenção dos equipamentos médicos no Hospital de Santa Maria em Lisboa, verificou-se a existência de diversos contratos de manutenção onde os seus moldes de atuação não se revelaram os mais adequados aos equipamentos em questão.

Dos contratos de manutenção existentes nenhum contemplava a verificação de parâmetros metrológicos dos equipamentos, pelo que, dadas as funções de medição associadas a estes equipamentos, seria uma mais-valia para o seu desempenho se os contratos existentes englobassem a confirmação metrológica destes.

Uma vez que as ações de manutenção existentes no hospital não garantiam a veracidade e a qualidade dos resultados medidos pelos equipamentos médicos existentes, a solução passou por subcontratar uma entidade competente capaz de garantir a rastreabilidade nas medições efetuadas.

Na sua generalidade, as ações de manutenção são efetuadas por entidades de prestação de serviços de manutenção externas ao hospital, e em alguns casos os representantes dos fabricantes dos equipamentos, que apenas seguem exaustivamente as recomendações, independentemente do estado em que se encontra o equipamento.

Isto leva frequentemente à realização de manutenções desnecessárias, excessivas ou até mesmo desadequadas, uma vez que obedecem cegamente os intervalos de manutenção pré- definidos cujo foco, na sua grande maioria, se encontra apenas na mitigação do risco operacional e não na garantia do seu correto funcionamento.

Perante a calendarização definida pelo fabricante para a manutenção dos equipamentos, constatou-se que, na grande maioria das vezes, as ações previstas limitavam-se simplesmente à garantia de funcionamento do equipamento, através da reparação ou substituição de componentes, descurando da precisão e exatidão da operacionalidade do mesmo.

Tendo em conta tudo o que foi referido anteriormente, esta proposta visa melhorar as ações de manutenção através da implementação da verificação de parâmetros metrológicos, para que assim o desperdício de recursos e o tempo gasto a efetuar manutenção desnecessária seja minimizado e acima de tudo que a qualidade das medições realizadas pelos equipamentos médicos seja garantida.

Embora o sistema se encontre definido, é considerado insuficiente ou ineficiente, pelo que será necessário intervir ao nível das suas substâncias ou campo.

Na figura 6.1 é ilustrado o atual sistema completamente definido, porém com uma ligação insuficiente entre as duas substâncias S1 e S2, respetivamente.

Figura 6.1 - Sistema 6.1 Ineficiente

Associada à ferramenta Análise Substância-Campo, existem 76 Soluções-Padrão divididas em 5 classes que pretendem complementar e auxiliar a procura pela solução adequada.

Estas 76 Soluções-Padrão são resumidas em 7 Soluções-Gerais, que permitem uma maior facilidade na aplicação da ferramenta Análise Substância-Campo após ter sido definido o sistema técnico a analisar.

73

Neste caso específico, por forma a manter inalteradas as substâncias, considerou-se a quarta solução-geral como sendo a mais adequada, o que resultou na modificação do campo (F1) para um outro novo campo (F2), numa tentativa de maximizar o efeito positivo no sistema, tal como esquematizado na Figura 6.2.

Figura 6.2 - Iteração do Sistema 6.1 com Modificação do Campo

Assim, e como consequência da necessidade identificada, este novo campo (F2) representa a introdução de atividades metrológicas aplicadas no âmbito da manutenção preventiva de equipamentos médico-hospitalares não abrangidos pelo controlo metrológico legal, nomeadamente, ações de calibração ou ensaio:

(F2) – Manutenção preventiva com aspetos metrológicos

Esta modificação tem em conta o acompanhamento das atividades de verificação metrológica efetuadas no hospital de Santa Maria, onde se constatou a efetiva necessidade que estas ações de confirmação metrológica representam no desempenho dos equipamentos médicos existentes naquelas instalações.

A modificação do campo neste sistema trará a garantia de qualidade nas medições através da rastreabilidade metrológica, onde tal não acontecia anteriormente e, para além disso, representará uma maior disponibilidade dos equipamentos, já que as ações de manutenção são morosas e, na sua grande maioria, não podem ser realizadas nas instalações do proprietário do equipamento em questão. Para além disto, prevê-se uma gestão dos recursos disponíveis mais otimizada e facilitada.

Assim, o sistema apresentado poderia ainda ser melhorado, sendo para tal necessário considerar a introdução de um novo campo positivo (F2+) para que interaja em simultâneo com o campo e as duas substâncias existentes, com o intuito de melhorar o efeito positivo no sistema sem a necessidade de alterar os elementos previamente definidos.

Neste caso, a solução-geral utilizada seria a solução-geral número seis, e o novo campo positivo a adicionar representaria a reavaliação das condições dos contratos existentes, como ilustrado na Figura 6.3.

(F2+) – Reavaliação das condições contratuais existentes

74

Com a introdução deste novo campo (F2+), é expectável o surgimento de novas oportunidades de melhoria que conduzirão, por exemplo, a um aumento da adequabilidade dos equipamentos ao uso e ao local em que operam através de uma intensa reavaliação dos termos e condições contratuais existentes, assim como, através da renegociação com os fornecedores e empresas com vista à personalização destes contratos.

Aquando da realização da presente dissertação, parte desta solução já estaria a ser posta em prática, nomeadamente no que diz respeito à análise e reavaliação dos contratos de manutenção existentes, e ainda no que diz respeito ao que é desenvolvido no âmbito desses contratos.

No documento João Pedro Vasconcelos Pestana Leão (páginas 91-94)