• Nenhum resultado encontrado

Importância da Manutenção e Conceito de Gestão da Manutenção

No documento João Pedro Vasconcelos Pestana Leão (páginas 52-55)

dispendiosa, sendo normalmente dispensada em tempos de crise ou no caso de situações económicas difíceis. Com as exigências atuais, em que é necessário produzir bens ou serviços de qualidade, com continuidade e a preços competitivos, a manutenção assume extrema importância nos resultados de uma empresa ou equipamento, afirmando-se como uma necessidade absoluta.

Segundo Pinto (1994), “a extrema importância da manutenção pode ser analisada sobre três pontos de vista fundamentais, nomeadamente, o ponto de vista económico, legal e social” [61].

Do ponto de vista económico, a manutenção pretende maximizar o investimento feito em equipamentos e instalações com vista a obter o máximo rendimento destes, mantendo-os em funcionamento o máximo de tempo possível, isto é, prolongando ao máximo a sua vida útil.

Visa igualmente otimizar o aproveitamento dos recursos humanos e minimizar as interrupções no funcionamento, bem como o desperdício com material não conforme e o consumo de energia e fluidos.

Para além das questões económicas, a atividade da manutenção vai mais além, sendo que a sua prática também se encontra diretamente relacionada com questões legais.

33

Desse ponto de vista existem normas que intervêm decisivamente em questões como a qualidade, o meio ambiente, a utilização pública e, principalmente, a segurança, onde existe a obrigação de verificação periódica dos equipamentos que, de algum modo, têm impacto direto na segurança de pessoas e bens.

Deste modo a Manutenção tem como objetivo prevenir situações de insegurança como acidentes ou situações de transtorno como ruídos, vibrações, fumos ou cheiros, situações de poluição como emissões gasosas, descargas liquidas e resíduos sólidos [61].

Neste âmbito, apresentam-se algumas referências que estabelecem a nível nacional e europeu algumas das normas, requisitos e procedimentos para as boas práticas da manutenção:

 NP EN 13306:2010 – Terminologia da Manutenção  NP EN 13460:2009 – Documentação para a Manutenção

 NP EN 15341:2009 – Indicadores de Desempenho da Manutenção  NP 4483:2009 – Implementação de sistemas de gestão de manutenção  NP 4492:2010 – Requisitos para a Prestação de Serviços de Manutenção

Do ponto de vista social, existem situações em que grupos de indivíduos são afetados pelo funcionamento dos equipamentos, quer seja por efeitos incómodos ou nocivos, em que muitas vezes esses grupos exercem pressões para a redução ou anulação daqueles efeitos. Em alguns casos não existe intervenção legal, mas para preservar a imagem da empresa é justificável a introdução de medidas de manutenção ajustadas [62].

Para além das razões económicas, legais e sociais, a manutenção assume extrema importância na melhoria da qualidade, estando diretamente relacionada com o aumento de produtividade e competitividade do equipamento ou serviço.

Os consumidores são cada vez mais exigentes e a crescente aplicação de normas comunitárias de qualidade requerem especial atenção para com a qualidade do produto final.

A manutenção pode, e deve, proporcionar melhorias na qualidade do produto final. As próprias ações de manutenção, que objetivamente servem para manter as boas condições de funcionamento dos equipamentos, influenciam a qualidade final do produto através da análise periódica de folgas e tolerâncias de mecanismos sujeitos a degradação. Asseguram assim o bom funcionamento dos equipamentos através da garantia de boa operação de mecanismos de controlo e, para que estas ações de controlo sejam rígidas, através da calibração de instrumentos de medida, permitindo serem efetuadas as medições necessárias com rigor e através da criação de boas condições ambientais por forma a que os equipamentos possam operar em ótimas condições [61].

Assim a manutenção em Portugal é uma atividade que labora dentro dos contornos normativos aplicados pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ).

O IPQ, como Organismo Nacional de Normalização (ONN), é a entidade responsável pela coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ), bem como de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe sejam conferidos por lei [7].

As normas de manutenção são estabelecidas pela Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI) na qualidade de Comissão Técnica de Normalização (CTN), supervisionada pelo IPQ [7].

Resumidamente, a Manutenção atua em diversos pontos-chave, nomeadamente no que diz respeito à qualidade, à disponibilidade, à segurança e ao custo que o equipamento ou serviço representa, recorrendo para isso a um diversificado conjunto de tarefas selecionadas e programadas.

34

Estas tarefas consistem, por exemplo, na lubrificação, limpeza, reparação, substituição, modificação, inspeção, calibração, revisão geral ou no controlo de condição, entre outros.

Na figura 3.6 estão representados os quatro principais pontos-chave de atuação da manutenção.

Figura 3.6 - Pontos de Atuação da Manutenção (adaptado de [63])

 Conceito de Gestão da Manutenção

A manutenção pode ser considerada como uma atividade de apoio à produção, na medida em que contribui para uma melhoria da operacionalidade do equipamento. No entanto é muitas vezes catalogada como um “mal necessário”, pois representa sempre determinado custo para a instituição, para além de obrigar à paragem do equipamento. Perante este cenário tornou-se essencial desenvolver estratégias de gestão de manutenção [63].

Segundo Kardec (2002), citado em Vinhas 2007, “uma gestão só será estratégica se a manutenção estiver direcionada para os resultados empresariais da organização. Este processo não pode ser apenas eficiente, também terá de ser eficaz, isto é, não basta reparar ou instalar o equipamento rapidamente se a sua operacionalidade não estiver garantida” [63].

Para Donas (2004), “a gestão da manutenção deverá incluir: compras, infraestrutura, planeamento, forma de atuação, dimensionamento de pessoal, engenharia de manutenção, indicadores, cadastro dos equipamentos e sistema de gestão da manutenção” [63].

De acordo com Cabral (2009), “a gestão da manutenção consiste num conjunto de ações postas em prática com o objetivo de descobrir e controlar o melhor nível de equilíbrio entre o custo e o benefício, maximizando o contributo da manutenção” [64].

35

Segundo a norma EN13306:2010, “a gestão da manutenção é definida como todas as atividades de gestão que determinam os objetivos, a estratégia e as responsabilidades respeitantes à manutenção e que os implementam por diversos meios tais como o planeamento, o controlo e supervisão da manutenção e a melhoria de métodos na organização, incluindo os aspetos económicos” [57].

Apesar da extensa bibliografia sobre este tema, já que engloba diversas áreas de atuação, o seu conceito é fundamentalmente o mesmo, assentando no planeamento de atividades.

Em suma, a gestão da manutenção é responsável por designar as melhores decisões para que seja possível a existência de uma boa manutenção em que os equipamentos são mantidos no nível correto de eficiência produtiva, tendo em conta o custo económico mais apropriado e reduzido possível.

No documento João Pedro Vasconcelos Pestana Leão (páginas 52-55)