• Nenhum resultado encontrado

Importância atribuída à atividade Avaliação Externa das Escolas (AEE)

A AEE tem como principal objetivo contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem e, consequentemente, os resultados dos alunos; promover a ética profissional; fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas.

Os dados recolhidos permitem-nos afirmar que o Agrupamento atribuiu elevada importância à atividade AEE, considerando todas as fases da sua implementação: i) Preparação (antes da ação avaliativa); ii) Realização (durante a ação avaliativa); e iii) Pós realização (depois da ação avaliativa).

“A fase de preparação impulsionou a escola para o questionamento em relação a aspetos pouco discutidos internamente (…) a criação de um conceito coletivo de escola e a apropriação efetiva do conhecimento relativo à escola (não basta conhecer a existências de relatórios, é necessários conhecer o conteúdo para o defender). (…) A elaboração do documento de apresentação envolveu toda a comunidade educativa na análise e interpretação da realidade da escola relativamente aos referentes, campos e domínios de análise, constantes do modelo de avaliação. (…) A realização incutiu, através do questionamento da equipa de avaliação, uma forte dinâmica reflexiva na escola e de prestação de contas à comunidade educativa e ao público em geral. (…) O pós-realização trouxe maior consciência das fraquezas emergentes do debate gerado internamente, maior reflexão sobre as áreas a melhorar e definição coletiva das prioridades, maior consciência de que a produção de dados deve ser feita de forma continua e sistemática, maior consciência sobre a necessidade de cruzar e refletir sobre os dados como um todo e não de forma fragmentada e isolada, e oportunidade para repensar a intencionalidade das ações desenvolvidas e o impacto de cada uma delas nos resultados escolares.”

Elemento da equipa de autoavaliação, Entrevista individual

“(…) muito importante (…) pudemos refletir sobre as nossas práticas, contextualizá-las, fundamentá-las e preparar a sua correta implementação. (…) tornou-se fulcral responsabilizar

163

todos os intervenientes, consciencializá-los para a necessidade da troca de ideias e impressões (…) e implementar novas práticas educativas. (…) A aplicação, na nossa escola, da AEE contribuiu para refletir e melhorar as práticas educativas, uma vez que foram aceites as recomendações e estão gradualmente a ser adotadas com naturalidade”

Elemento da direção, Entrevista individual

As afirmações que apresentamos acima, além de outros dados recolhidos a partir da análise dos documentos da escola, permitem dar conta do valor que o Agrupamento atribuiu à AEE e aos níveis de envolvimento por parte dos diversos grupos da comunidade educativa. Por recurso ao WebQDA, a análise de conteúdo, realizada ao teor das entrevistas dos diferentes grupos de entrevistados, permite encontrar uma tendência definida quanto ao grau de importância atribuída pelo Agrupamento à AEE.

Gráfico 8 - Importância atribuída à AEE

A AEE foi percecionada por todos os entrevistados como muito importante (72,7%) ou

importante (27,3%).

“A AEE foi fundamental para (…) a apropriação efetiva do conhecimento relativo à escola (…) incutir uma dinâmica reflexiva na escola (…) repensar a intencionalidade das ações desenvolvidas e o impacto de cada uma delas nos resultados escolares”

Elemento da equipa de elaboração do plano de melhoria, Entrevista individual

72,700% 27,300%

0% 0%

Importância atribuída à AEE

Muito importante Importante Pouco importante Nada importante

164 As alterações introduzidas no modelo de AEE – 2.º ciclo constituiram um aspeto que procurámos explorar nas entrevistas, dado que sabemos que o impacto da realização da AEE é muitas vezes determinado pelas conceções e pelo reconhecimento das virtudes do modelo de avaliação externa implementado. Deste modo, procurámos estabelecer, a partir das evidências provenientes da recolha de dados, uma análise entre as perceções dos entrevistados sobre o atual modelo e o nível de importância atribuído à AEE.

Na entrevista a um dos elementos da direção, é bastante visível esse efeito provocado pelas alterações ao modelo de avaliação.

“As alterações introduzidas nesta avaliação (2.º ciclo de avaliação), em relação à avaliação anterior (1.º ciclo de avaliação), trouxeram melhorias ao processo, nomeadamente no envolvimento de mais atores escolares (p. ex., autarcas; auscultação, através de questionários de satisfação, a pais, alunos, docentes e não docente) e na fase do pós-realização com a introdução do plano de melhoria. (…) O atual modelo, muito mais eficaz, torna a avaliação muito importante para o desenvolvimento da escola”

Elemento da direção, Entrevista individual

No que se refere às perceções dos atores escolares face ao atual modelo de avaliação, constatámos que estas tiveram influência nas expectativas e importância atribuídas à AEE. O Agrupamento envolveu toda a comunidade escolar na preparação, realização e pós- realização da AEE, na linha do defendido por Pacheco: “O sistema de avaliação deve envolver tanto alunos, professores, pais/encarregados de educação, como elementos da comunidade, pois a escola tem propósitos sociais e, regularmente, deveria fornecer

feedback sobre os resultados obtidos, em função da sua agenda de decisões” (2014: 46). Os

elementos entrevistados no âmbito deste programa foram selecionados pelos seus pares, de acordo com os critérios definidos no modelo.

A AEE – 2.º Ciclo cumpre os propósitos de melhoria, prestação de contas, compreensão e

disseminação, preconizados por Stufflebeam (2003: 782). Segue o modelo CIPP,

analisando o estado das coisas no momento em que se desencadeia o processo de AEE (Contexto), identificando as coisas que são necessárias para manter ou produzir um estado de coisas desejado, nomeadamente, recursos disponíveis, respostas possíveis e estratégias a pôr em prática para se atingirem os objetivos (Inputs “Entradas”), o que se tem de fazer com as entradas consideradas, ou seja, as ações postas em prática constantes do Plano de

165 Melhoria (Processos) e os resultados obtidos pelas estratégias postas em prática (Produto), através da atividade AAE.

A AEE – 2.º Ciclo é um processo de “identificação, recolha e apresentação de informação útil e descritiva (…) com o fim de servir de guia para a tomada de decisões, para a solução dos problemas de prestação de contas e para promover a compreensão dos fenómenos envolvidos” (Stufflebeam & Shinkfield, 1993: 183).

No âmbito da importância da avaliação externa de escolas, os dados de um relatório internacional da OCDE indicam que esta avaliação “tem diferentes impactos nas escolas” e que a natureza do feedback recebido “tem uma influência importante sobre o seu impacto na melhoria da escola (2013: 389).

Documentos relacionados