• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS: O CASO DA BIBLIOTECA MÁRIO YPIRANGA MONTEIRO

CULTURAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS: O CASO DA BIBLIOTECA MÁRIO YPIRANGA MONTEIRO

As bibliotecas podem trabalhar em conjunto com outras instituições e principalmente com outras bibliotecas. O profissional bibliotecário deve atentar-se a estas oportunidades. Neste caso, os exemplos práticos de atividades na Biblioteca Pública puderam ser replicados na Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro, com atividades realizadas em forma de parceria.

Tal espaço reúne o acervo do escritor e pesquisador Mário Ypiranga Monteiro, contendo seus objetos de uso pessoal, vestuário (incluindo a toga utilizada nas solenidades na Academia Amazonense de Letras), mobiliário, equipamentos e objetos eletrônicos de escritório, medalhas, troféus, diplomas, peças arqueológicas, etnográficas, arte sacra e um acervo bibliográfico e documental.

Por que precisamos de Bibliotecários? 59

Tendo em vista que a maioria do público frequentador da biblioteca são acadêmicos, professores, pesquisadores e demais interessados nessa temática histórica e regional, além daqueles que também fazem a visitação turística no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), a realização dessas atividades tem a missão de preservar a memória documental e proporcionar o desenvolvimento intelectual e cultural do Amazonas. Com esse intuito, as ações culturais ali desenvolvidas são direcionadas para diversos públicos, sempre focando no contexto no qual a biblioteca e o centro cultural estão inseridos.

O planejamento das ações é feito em conjunto com o bibliotecário que coordena a Divisão de Cultura e Extensão da BPAM, o que consiste em compreender o cenário atual e adequação dos projetos culturais a serem desenvolvidos em relação aos objetivos, ao público e aos recursos disponíveis, estes muitas vezes escassos. Por isso, é primordial firmar parcerias com outros profissionais e/ou instituições, tanto públicas quanto privadas, para um melhor desenvolvimento das práticas culturais, principalmente no que tange a captação de recursos.

Dentre as práticas realizadas na Biblioteca Mário Ypiranga, pode-se destacar: exposição de livros, oficinas, bate-papo e palestras. Destes, a maioria acontece durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre na última semana do mês de outubro. Existem ainda aqueles eventos que são idealizados pelo CCPA em que, dependendo do projeto,

Por que precisamos de Bibliotecários? 60

a biblioteca também participa. Vamos citar como exemplos algumas das ações que ocorreram entre os anos de 2016 e 2019 no local. A programação principal ocorreu durante a realização das duas edições da Semana do Livro e da Biblioteca, com a realização de:

a) Oficina de pequenos reparos em livros – consiste na aprendizagem de métodos e técnicas de preservação e conservação de livros, em que os alunos podem colocar em prática as noções básicas de restauro em seus livros pessoais.

b) Bate-papo literário: Encontro de Novos Escritores – o evento visa reunir novos escritores, como também estimular debates acerca da literatura e oferecer uma troca de experiências com a juventude do universo literário, a fim de incentivar o início da prática da escrita. c) Exposição de obras raras – a biblioteca possui em seu acervo uma

coleção de obras raras, ou seja, publicações incomuns e de difícil acesso. Como exemplo podemos citar algumas obras do século XIX, documentos impressos e manuscritos da província do Amazonas, livros de tiragem limitada e/ou esgotadas e com alto valor de mercado, dentre outras tipologias. Portanto, essa ação consiste na exposição dessas obras visando a sua promoção e a importância da preservação do patrimônio documental.

Por que precisamos de Bibliotecários? 61 Figura 3- Exposição de Obras Raras.

Fonte: Os autores (2019).

d) Palestra: Noções básicas de conservação em acervos bibliográficos – a palestra tem como objetivo explanar noções básicas de conservação e uso de acervos bibliográficos quanto aos recursos adequados e técnicas para prolongar a vida útil dos suportes de informação.

e) Bate-Papo: Que tipo de leitor você é? – Idealizado pelo Clubinho da Madrugada, projeto social para a formação de novos autores na cidade de Manaus, com o intuito de debater hábitos de leitura e o que o mundo da literatura tem a oferecer.

Por que precisamos de Bibliotecários? 62 Figura 4- Conversa com o escritor Jan Santos.

Fonte: Os autores (2019).

Vale ressaltar que a Biblioteca Mário Ypiranga faz parte do CCPA, que é um complexo cultural também administrado pela SEC, que visa valorizar, difundir e disseminar informações produzidas sobre os países da Amazônia Continental. Além das bibliotecas, museus, auditório e arena de espetáculos, o complexo conta com exposições temporárias e permanentes que podem ser visitadas pelo público em geral e guiadas por monitores bilíngues que ficam à disposição.

Visto que cada espaço dentro do CCPA é gerido por departamentos diferentes da SEC, fazem-se necessárias reuniões com os responsáveis para discussões de trabalho também como forma de

Por que precisamos de Bibliotecários? 63

facilitar a comunicação interna. No que tange às ações culturais, é imprescindível que os departamentos estejam alinhados em um único objetivo: expandir a cultura a todos os cidadãos amazonenses. Após a realização das atividades da Semana do Livro, a Biblioteca Mário Ypiranga passou a participar da programação cultural do local:

a) Mostra Multidisciplinar dos Povos Indígenas – o CCPA realizou esse evento que comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), data instituída em 2001 pela Unesco. A ação conta com atividades artísticas, culturais e científicas sobre a temática indígena. A Biblioteca Mário Ypiranga fez uma exposição de livros com temas relacionados aos povos indígenas e a culinária e gastronomia regional. b) Amazônia dos Rios Voadores – em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, o evento é voltado para estudantes e o público em geral e consiste em atividades de imersão artístico-cultural e científicas para a reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. A Biblioteca participou cedendo o seu espaço para uma oficina de papagaios de papel destinada ao público infanto-juvenil.

c) Dia do Folclore Brasileiro – a Biblioteca conta com uma variedade de livros e folhetos sobre o tema folclore, e dentre as atividades realizadas pelo CCPA nessa comemoração, destacamos a contação de lendas amazônicas que foram performadas pelos monitores do espaço ao público visitante.

Por que precisamos de Bibliotecários? 64