• Nenhum resultado encontrado

Incidência de autores na área da Educação Especial

É de relevância também destacarmos autores na área da Educação Especial por entendermos que a AFA e a Educação Especial andam juntas no que tange aos aspectos históricos e atuais no cenário das pessoas com deficiência.

Desta forma, ao comentar-se sobre pessoas com deficiência em uma perspectiva histórica, constata-se a evolução ocorrida através dos tempos em relação às pessoas com deficiência também por meio da Educação Especial.

Atualmente, tem-se outro enfoque da Educação Física, fundamentada nos princípios da Educação Especial, que muito transformou-se a partir do século XX, sendo capaz de reconfigurar os valores vigentes estagnados, de forma que atendam a diversidade dos homens, que solidifiquem o partilhar e cooperar nas relações sociais, sem ostentar a caridade, mas o respeito às particularidades. Precisamos de uma educação que possibilite à sociedade a convivência, respeitando os limites, desenvolvendo um cidadão mais sociável numa sociedade tão exclusiva, com a certeza de minimizar a discriminação, em busca dos direitos humanos, onde a responsabilidade é de todos.

Enfim, diante do exposto, percebe-se como a Educação Física foi inserida na Educação Especial e pode-se concluir uma evolução em relação às leis determinadas e

sancionadas: a inclusão da disciplina nos cursos de graduação e, consequentemente, a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da AFA no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.

Sendo assim, justifica-se a importância de relacionar obras da Educação Especial junto a área da AFA.

A quantidade de obras que sobressai são as de FONSECA (Vitor da Fonseca), apresentadas no Quadro 11. O autor em questão é professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, docente no Departamento de Educação Especial e Reabilitação, e mestre em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern, Evanston, Chicago (EUA). Psicopedagogo e psicomotricista, é responsável clínico há trinta anos em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados.

Fonseca é autor de várias obras e artigos no âmbito da psicomotricidade, da antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial, da psicopedagogia, da neuropsicologia, e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no exterior.

QUADRO 11 - Incidência de autores da Educação Especial

Classifi cação

Autor

FONSECA, V.

Obras Lic Bach Total por

obra

1) FONSECA, V. da. Educação especial. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

11 07 18

2) FONSECA, V. da.

Psicomotricidade, Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre. RS. Ed. Artes Médicas, 2004.

01 - 01 3) FONSECA, V. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. RS: Artes Médicas, 1995. 01 - 01 TOTAL 13 07 20

Na sequência, MAZZOTTA (Marcos José da Silveira Mazzotta) aparece com 15 menções. Professor doutor e pesquisador da área de Educação Especial. Em 3ª colocação temos os autores STAINBACK e STAINBACK, pesquisadores na área de inclusão, com 14

obras, Por fim, a autora JANNUZZI, com 04 obras. Os dados referentes às obras de MAZZOTTA estão no Quadro 12.

QUADRO 12 - Incidência de autores da Educação Especial (2ª Classificação)

Classifi cação

Autor

MAZZOTTA, M. J. J.

Obras Lic Bach Total por

obra

MAZZOTTA, M. J. J. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. Cortez editora. São Paulo, 1996.

06 04 10

MAZZOTTA, M. J. S. Educação escolar – comum ou especial? São Paulo: Cortez, 1996.

02 01 03

MAZZOTA, M. J. S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: ed. Pioneira, Série Cadernos de Educação, 1982.

01 01 02

TOTAL 09 06 15

Em seguida, surgem STAINBACK e STAINBACK - norte americanos, cuja obra é clássica e de leitura obrigatória para as áreas envolvidas (AFA, Educação Especial, entre outras).

QUADRO 13 - Incidência de autores da Educação Especial (3ª Classificação)

Classifi cação

Autor

STAINBACK, S.

Obras Lic Bach Total por

obra

STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

10 04 14

QUADRO 14 - Incidência de autores da Educação Especial (4ª Classificação) Classifi cação Autor JANNUZZI, G. M.

Obras Lic Bach Total por

obra

JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2005.

03 02 05

JANNUZZI, G. M. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. São Paulo: Cortez, 1985.

03 02 05

TOTAL 06 04 10

Referente à incidência de autores da Educação Especial nos cursos de Educação Física, pode-se observar, por meio dos quadros, que a maioria está voltada à habilitação em licenciatura, somando 38 obras, enquanto que no bacharelado totalizam 21, como pode ser visualizado nos Quadros 11, 12, 13 e 14.

Aproveitamo-nos desses dados para expor outros nomes de autores da área da AFA como também da Educação Especial os quais também são de suma importância para a formação em Educação Física. Pensando em contribuir com a disciplina desta área, apontam- se algumas sugestões de obras que os cursos de Educação Física poderiam, futuramente, incluir em suas referências, atualizando o Projeto Político Pedagógico.

QUADRO 15 – Autores relevantes para a formação na área da AFA

OBRA AUTOR LIC/BACH

Educação Física Adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo. Phorte, 2008. ARAÚJO, P. F; SILVA, R. F; SEABRA JR, L. Licenciatura Bacharelado Handebol em Cadeira de Rodas: regras e

treinamento. Phorte, São Paulo, 2010.

GORLA, J. I.; et al. Bacharelado

Temas em Educação Especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Brasília/DF. CAPES – PROESP, 2008. Organizadoras: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Licenciatura Bacharelado Avaliação motora em educação física adaptada: teste KTK para deficientes mentais. São Paulo: Phorte, 2007.

GORLA, J. I.; ARAÚJO, P. F.

Licenciatura Bacharelado

Educação Física Adaptada: o passo a passo da avaliação. São Paulo: Phorte, 2008.

GORLA, J. I. (Org) Licenciatura

Bacharelado

Esporte, reabilitação e educação física inclusiva na qualidade de vida de pessoas com deficiência. Londrina. Eduel, 2009.

BUSTO. R. M.; et al. Licenciatura

Bacharelado

Descobrindo a

Surdocegueira: educação e comunicação. Edusfcar / CAPES: São Carlos, 2005.

CADER-NASCIMENTO, F. A. A. A. e COSTA, M. P. R.

Licenciatura

Igualdade, diversidade e educação (mais) inclusiva. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008.

DENARI, F. E. (org). Licenciatura

Bacharelado