• Nenhum resultado encontrado

Públicos Internos

4.2. Alternativas e Propostas de Melhoria

4.2.3. Incoming de estudantes

Disponibilização dos planos curriculares com conteúdos programáticos das UCs – Um dos principais pontos de pesquisa dos incoming são os programas de UC de cada curso. Esta pesquisa seria, naturalmente, facilitada, se no sítio do IPLeiria houvesse possibilidade de inclusão, não só do plano curricular de cada curso, mas também um resumo em Inglês dos conteúdos programáticos de cada UC.

Transferência de contatos com incoming após a sua aceitação – A chegada dos LA às UO poderia ser antecipada, se a partir do momento em que os estudantes candidatos a incoming são aceites pelo GMCI e todo o contacto posterior fosse feito através do Interface na UO. Deste modo, cada UO teria a responsabilidade de obtenção de

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 67 informações necessárias para o bom funcionamento do ano letivo, podendo prever algum eventual percalço na escolha das UCs por parte dos incoming.

Disponibilização do Guia de Boas-vindas ao estudante em mobilidade – Após o conhecimento dos incoming selecionados, poderia ser enviado ao estudante um guia informativo, não com a informação disponibilizada no sítio do IPLeiria, mas antes um conjunto entra esse mesmo guia e as FAQs. Este poderia, eventualmente, servir de Guia de Boas-vindas ao Estudante em Mobilidade. (Apêndice V33).

Ligação Buddy Erasmus / incoming – Deveria, também, neste momento ser enviado o contacto do seu “Buddy Erasmus” no IPLeiria, pelo interface. A ligação Buddys/incoming teria os seguintes critérios:

1. Partilha de instituição de origem / acolhimento

2. Partilha de país de origem / acolhimento

3. Partilha de área de formação

Entrega Kit Boas-vindas – Aquando da chegada dos incoming à UO, deveria ser-lhes entregue o kit de “Boas-vindas” com material informativo e de divulgação da escola e/ou região, para tornar o seu acolhimento mais cuidado por parte do IPLeiria.

Quadro 4. 7 - Material de divulgação para incoming estudantes

Kit Boas-vindas

Material disponível na UO Material Posto de Turismo

Pasta de lona IPLeiria Mapas da região

Brochura de cursos de licenciatura e mestrado Material diverso de promoção da região Caneta e bloco IPLeiria, Pin IPLeiria Material informativo sobre a região

Revista Politécnica

Cartão Operador Telefónico Nacional Elaboração: Própria

Entrega cartão de operador telefónico nacional – No Kit de Boas-Vindas, poderá ser incluído um cartão de um operador telefónico nacional de oferta34. Para a operadora telefónica, esta oferta funcionará como meio de fidelização de potencial cliente. Para a

33

Este guia deverá ter uma elaboração criativa e com arranjo gráfico, como tal opta-se por simplesmente apresentar o conteúdo do Guia e numa fase posterior requerer ajuda para a elaboração gráfica ao departamento criativo do IPLeiria. 34

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 68 escola minimizaria não só os custos de comunicação, como seria uma ação de relações públicas.

Visita turística à cidade – Além da entrega do Kit de Boas-Vindas, durante a primeira semana de aulas, deveria ser ocupada uma tarde, para integração dos incoming na cidade, neste caso de Peniche. Poderia ser feita uma visita turística à cidade, com partida da escola até aos pontos de serviço público e de utilidade, como: Posto de Turismo; Correios de Portugal, Rodoviária Nacional; Hospital e Centro de Saúde; Polícia de Segurança Pública; instituições bancárias e indicação dos principais pontos turísticos.

Elaboração de horário e acompanhamento de matrícula – Devido a condicionalismos do mapa de pessoal, neste caso da UO ESTM e também por falta de formação específica, por dificuldades linguísticas, é da responsabilidade do interface o acompanhamento na matrícula e inscrição nas UCs dos incoming, junto dos Serviços Académicos. Esta situação deve ser continuada, uma vez que desta forma se tentam minimizar quaisquer contratempos que possam surgir. O interface deverá sempre verificar as inscrições pretendidas e fornecer ao incoming o seu horário, já que salvo raras exceções, é comum que ocorra a sobreposição de horário, já que as UCs do Learning Agreement raramente pertencem todas ao mesmo ano e ao mesmo curso.

Na oferta formativa da ESTM são várias as Unidades Curriculares que se repetem por curso e a inscrição sem verificação do horário compatível poderá causar constrangimentos à posteriori. Daí que, antes da matrícula e inscrição nos SA, se deva verificar o horário das UCs constantes no LA, apresentando, desde logo, alternativas em caso de necessidade, quer seja pela existência dessas mesmas UCs, mas em outro curso ou por alternativa apresentação de UCs cujo conteúdo programático possa ser semelhante35.

Disponibilização UCs em inglês36 – A comunicação é, sem dúvida, um dos pontos- chave em todo o processo de mobilidade e a dificuldade linguística é evidente nos incoming. Mesmo após o EILC e dos cursos livres de Português para Estrangeiros, promovidos pelo IPLeiria, acredita-se que a proposta de preparação de UCs em língua inglesa possa ser altamente funcional, de modo a auxiliar a aprendizagem ao estudante e

35

Sujeito a aceitação pela coordenação de curso na UO e na instituição de origem. 36

Se a proposta de UCs em inglês for aceite, o resumo dos conteúdos programáticos das mesmas deverá constar do sítio IPLeiria.

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 69 facilitar a sua integração. A apresentação de uma oferta formativa a lecionar em Inglês poderia, de algum modo, colmatar esta situação de inscrições incorretas, além de que, iria facilitar, sem dúvida, a comunicação e aprendizagem das UCs disponibilizadas.

A proposta de UC a preparar em língua inglesa na UO ESTM37 poder-se-ia apresentar nos seguintes moldes:

Quadro 4. 8 - Proposta UC em Inglês, área do Turismo

Área do Turismo

N.º ordem Curso UC N.º Inscrições