• Nenhum resultado encontrado

Públicos Internos

4.1.1. Outgoing estudantes

Quadro 4. 1- Procedimentos Outgoing atuais

Outgoing

Estudantes Funcionários docentes e não docentes

Sessões de divulgação GMCI GMCI

Informação sobre procedimentos GMCI/Interface/Sítio

IPLeiria GMCI/Sítio IPLeiria

Informações sobre parceiros Sítio IPLeiria GMCI/Sítio IPLeiria

Contactos com parceiros GMCI GMCI

Pré-candidaturas GMCI/Sítio IPLeiria GMCI/Sítio IPLeiria

Seriação Interface GMCI

Sessões de esclarecimento GMCI GMCI

Ficha de inscrição Sítio Instituição

acolhimento GMCI/Sítio IPLeiria

Learning Agreement /

Teaching/Training Programme Sítio IPLeiria GMCI/Sítio IPLeiria

Documentação necessária GMCI/Interface/Sítio

IPLeiria GMCI

Informação sobre bolsas

Erasmus GMCI GMCI

Envio Documentação GMCI GMCI

Contrato Erasmus GMCI GMCI

Entrega de documentação GMCI/Interface GMCI

Alterações ao LA GMCI/Interface

Originais dos Processos GMCI GMCI

Elaboração: Própria

Um dos objetivos da mobilidade é o contacto com outras culturas e métodos de ensino. Vários estudos mostram que um período da vida dos estudantes passado no estrangeiro, não só valoriza o domínio académico e profissional, mas também pode aperfeiçoar a aprendizagem de línguas, competências interculturais, autoconfiança e maturidade.

Não se deve porem esquecer que a aprovação às UCs, propostas no LA, é também um dos objetivos dos estudantes. Para efeitos de bolsa Erasmus, o programa de mobilidade é dado como válido, nos termos do contrato, se os estudantes obtiverem aprovação a pelo menos uma Unidade Curricular. Caso contrário, o montante atribuído terá que ser devolvido à instituição.

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 56 Confirma-se que um dos principais receios para estes estudantes é a dificuldade relativamente ao alojamento no país de destino e a incerteza vaga, quando se candidatam à residência de estudantes do país em causa. Para tal, também contribui o facto do desconhecimento relativamente ao acesso à bolsa Erasmus, quando aplicável, assim como ao seu valor.

Uma das tarefas dos outgoing é a identificação das UC que desejam realizar na instituição de destino, assim como a obtenção dos programas das mesmas, para que com o coordenador de curso, se possa verificar a possibilidade de dispensa de realização de UC na UO.

Verifica-se que em relação aos outgoing, grande parte das classificações obtidas são francamente satisfatórias. Neste momento, a ESTM utiliza a conversão direta por analogia aos decretos-lei aprovados para reconhecimento de graus académicos estrangeiros em Portugal. Tabela de conversão em utilização, em anexo (anexo V).

Se por um lado o processo burocrático é tramitado pelo GMCI, o processo académico é desenvolvido na UO, necessitando da colaboração dos Coordenadores de Curso, dos Serviços Académicos e do interface na tramitação do Termo de Reconhecimento, após a receção do Transcript of Records.

Para os outgoing a ênfase na autonomia de desempenho, na responsabilidade da procura de soluções e na preparação do seu processo, é notória. Ainda assim, verificam- se várias questões que requerem a ajuda do interface, quer na procura de informação específica para cada estudante, quer nas comunicações com os parceiros.

A agilização da informação e de processos poderá não ser morosa, mas tornar-se-á também facilitadora de trabalho futuro. Com um sistema de informações estruturado, acredita-se que a divulgação de informação, o processamento dos procedimentos e a agilidade no tratamento individualizado poderá trazer uma eficácia a todo o processo sobre programas de mobilidade, que compense a natural imaturidade e dependência de grande parte do corpo discente das Instituições de Ensino Superior.

De uma forma sucinta apresenta-se um CheckList para estudantes IPLeiria, com interesse em efetuar programa de mobilidade:

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 57 Quadro 4. 2 - CheckList Outgoing

Outgoing

Sessão de divulgação sobre programas de mobilidade na UO pelo GMCI;

Estudante recebe informação no webmail institucional e divulgação no sítio IPLeiria da abertura de pré-candidaturas;

Pré-candidaturas disponibilizadas para preenchimento online no sítio IPLeiria; Receção de pré-candidaturas no interface da UO;

Seriação das candidaturas pelo interface da UO (Fórmula = [50% (ECTS/SF)] + [50% (MP/2)] SF=semestres frequentados e MP=média ponderada);

Divulgação dos resultados de seriação aos candidatos e afixação dos mesmos: Sessão de esclarecimento na UO pelo GMCI;

Procura de cursos EILC nos países que os disponibilizarem;

Verificação de calendários escolares e alojamento junto da instituição de destino;

Pesquisa de conteúdos programáticos de UC na instituição de destino, por parte dos estudantes; Encontro com Coordenação de Curso para análise dos conteúdos programáticos das UC; Preenchimento online da ficha de candidatura na instituição de destino;

Envio de cópia de ficha de candidatura para o GMCI ou para o interface;

Entrega de documentação necessária para o processo no GMCI ou no interface;

Preenchimento do LA27 com aprovação da Coordenação de Curso e entrega do mesmo no GMCI ou no interface;

Confirmação da aceitação de programa de mobilidade pela instituição de destino; Assinatura de contrato Erasmus;

Se detentor de bolsa Erasmus, recebimento de 80% do montante até 45 dias após a assinatura do contrato, montante este que será devolvido ao IPLeiria, caso o estudante não aprove a pelo menos uma UC proposta no LA;

Partida para a instituição de destino;

Preenchimento de eventuais alterações ao LA – até 1 mês após a partida, enviadas ao GMCI ou

interface;

Regresso ao IPLeira com entrega de Letter of Confirmation no GMCI ou no interface;

Receção de correio eletrónico do GMCI com instruções para o preenchimento do Relatório Final no sítio da Agência Nacional ProAlv;

Se detentor de bolsa Erasmus, receção dos 20% da bolsa, caso o tempo de estada tenha sido o previsto no contrato;

Receção no interface do Transcrip of Records do estudante;

O interface elabora do Termo de Reconhecimento28 dos resultados obtidos pelo estudante, para lançamento de eventuais creditações.

Elaboração: Própria

27

O LA deverá estar assinado pelo estudante, pelo seu coordenador de curso, pelo coordenador institucional Erasmus de Leiria, pelo coordenador de curso da instituição de destino e pelo coordenador Erasmus institucional da instituição de destino.

28

Documento oficial para transposição das avaliações do estudante para o sistema de avaliação nacional. Presentemente na ESTM, o modelo de tabela de conversão utilizado. Baseia-se na conversão direta com base na legislação publicada sobre reconhecimento de graus académicos estrangeiros de distintos países.

Projeto de Mestrado em Marketing e Promoção Turística 58