• Nenhum resultado encontrado

6 Trabalhos Relacionados

6.7 IndexTV: Um Sistema de Recomendação baseado em MPEG-7 para T

O projeto IndexTV (ROVIRA et al., 2004) consistiu no desenvolvimento de ferramentas para descrição e acesso personalizado a conteúdo. Neste projeto, foi desenvolvido um sistema que fornece acesso personalizado ao conteúdo da TV Digital. Este sistema utiliza o padrão MPEG-7 para descrição de conteúdo. No que concerne a arquitetura do sistema, o IndexTV é baseado no modelo cliente e servidor, o lado servidor consiste de um sistema play-out DVB chamado de

FlowServer (FS) e dois novos elementos: a ferramenta de catalogação e o

gerenciador de metadados.

O FlowServer (FS) é um sistema de play-out consistindo de vários componentes interconectados via TCP/UDP. Esta ferramenta torna o sistema completo para play-out e gerenciamento de conteúdo interativo da TV Digital. A ferramenta de catalogação gera as descrições MPEG-7 do conteúdo audiovisual de forma semi-automática, que são as entradas do gerenciador de metadados. O gerenciador de metadados é responsável pelo encapsulamento, sinalização e transmissão dos metadados sincronizados com o conteúdo audiovisual por meio do sistema FlowServer. Os metadados gerados serão entregues em forma de serviços de metadados dinâmicos compatíveis com padrão de entrega MPEG-2. O transport

stream MPEG-2 multiplexado é modulado e enviado para os receptores.

No lado cliente, um receptor de TV Digital (set-top box) com funcionalidades típicas de gravador de vídeo pessoal, é dotado de um mecanismo inteligente denominado de assistente de programa de TV, sendo responsável por gerar sugestões de conteúdo, que poderá ser de interesse do usuário. No assistente de programa de TV a recomendação tem como base a técnica de filtragem baseada em

conteúdo por meio da comparação das descrições do programa de TV com as preferências do usuário.

Um mecanismo de inferência busca coincidências entre as descrições de conteúdos dos programas de TV, que o usuário não está assistindo no momento, com as suas preferências armazenadas em uma base de dados para obter um valor de preferência. Se este valor de preferência for maior ou igual ao valor de preferência do programa de TV atual que é assistido pelo usuário ou dentro de um determinado limiar, o sistema executa a recomendação deste conteúdo para o usuário.

O IndeXTV se difere do PersonalTVware principalmente por não utilizar a informação de contexto para recomendação de conteúdo, tendo como base a estratégia tradicional de recomendação simplesmente baseada na combinação dos termos que descrevem o perfil do usuário obtido explicitamente com as descrições de conteúdo.

6.8 Sistema de Recomendação de TV Personalizada Dinâmica

Em (DAI e COHEN, 2003) é apresentado um sistema multiagente para a recomendação de programas de TV, cujo objetivo é ajudar os usuários na seleção dos programas de TV de interesses. Neste artigo, foi apresentado a proposta de uma abordagem de recomendação denominada de recomendação de TV personalizada dinâmica que utiliza pseudo-perfis de usuários. A abordagem proposta procura tirar vantagens das técnicas de filtragem colaborativa e baseada em conteúdo, e dos métodos explícito e implícito para obtenção do perfil do usuário.

Assim, foi proposto uma técnica de filtragem colaborativa dinâmica, que aplica a ideia do pseudo-perfil de usuário, sendo este uma representação de um grupo de usuários com interesses similares. De acordo com o autor, o pseudo-perfil tem o mesmo formato que um perfil explícito ou implícito. Além disso, também foi proposto um gerente de recomendação para decidir por meio de um mecanismo de competição quais programas de TV serão entregues.

A arquitetura do sistema tem como base o modelo cliente-servidor, sendo composta pelos componentes: Explicit RS, Content-based RS, Collaborative Filtering

RS e o Recommendation Manager. O mecanismo para rastrear o comportamento

do usuário e, os agentes responsáveis pela recomendação estão localizados em um servidor, oferecendo desta forma um controle centralizado do sistema.

No lado cliente, a recomendação é disponibilizada por meio de páginas Web. O agente Explicit RS é responsável pela recomendação baseada em conteúdo tendo como base o perfil de usuário explícito, sendo criado durante a primeira sessão entre o sistema e usuário. O agente Content-based RS é responsável pela recomendação baseada em conteúdo que explora um perfil de usuário implícito, criado com base no histórico de uso ou visualização do usuário. Contém informação importante sobre os programas de TV favoritos a que o usuário tem assistido.

O agente Collaborative Filtering RS é responsável pela recomendação baseada em filtragem colaborativa, por meio da combinação dos perfis (implícitos ou explícitos) dos usuários correntes com um dos pseudo-perfis de usuários. Os programas de TV favoritos do pseudo-usuário serão recomendados para o usuário corrente. Por fim o Recommendation Manager seleciona os programas de cada agente, decide quais programas de TV serão recomendados para o usuário corrente.

O perfil do usuário agrega os interesses gerais do usuário, pode ser modificado e possui duas seções: a primeira delas possui um conjunto de características sobre o usuário; a segunda seção possui os programas de TV favoritos. Os pseudo-perfis de usuários são construídos quando novos usuários começam a usar este sistema. As características e preferências mais comuns entre os usuários são selecionadas para formar um pseudo-perfil de usuário. Este trabalho se difere do PersonalTVware principalmente por não incorporar informações contextuais durante o processo de recomendação. Além disso, a solução proposta é baseada em Web diferentemente do PersonalTVware que foi projetado para o ambiente da TV Digital.