• Nenhum resultado encontrado

3 Metadados: Uma Visão Geral

3.3 Padrões de Metadados para TV Digital Interativa

3.3.2 O Padrão TV-Anytime

O TV-Anytime é um padrão aberto contendo um conjunto de especificações definidas pelo TV-Anytime Fórum (TV-ANYTIME, 1999). Esse fórum foi fundado em 1999 por importantes empresas visando desenvolver um conjunto de especificações que permita aos fabricantes de produtos eletrônicos, produtores de conteúdo, provedores de serviço e usuários, explorar o alto volume de conteúdo em dispositivos com capacidade de armazenamento digital. Este fórum produziu especificações que abrangem segmentos relacionados à modelo de negócio, arquitetura de sistema, metadados, referência ao conteúdo e gerenciamento de direitos autorais.

No que se refere ao modelo para metadados, o TV-Anytime destaca a relevância da exploração de metadados em sistemas de TV Digital Interativa. Para o propósito de interoperabilidade, o TV-Anytime Fórum adotou XML como formato para representação dos metadados, e Esquemas XML para a definição formal da estrutura e da sintaxe dos metadados.

Segundo Alves et al. (2006), o conjunto de metadados do TV-Anytime também reutiliza alguns Esquemas XML especificados no padrão MPEG-7 (linguagem DDL), particularmente no que se refere à descrição de mídias, preferências de usuário e histórico de uso. Os elementos descritivos que pertencem ao TV-Anytime e MPEG-7 são diferenciados por meio do conceito de espaço de nomes (do inglês, namespaces). Assim, o espaço de nomes do TV-Anytime é definido como: xmlns=http://www.tv-anytime.org/2001/04/metadata.

Figura 8 – Categorias de metadados do TV-Anytime – “TVA Main” como elemento raiz (TV-ANYTIME, 2007a)

Foram definidas duas fases de trabalho pelo TV-Anytime Fórum. Na primeira delas definiram as quatro categorias de metadados (TV-ANYTIME, 2007a): descrição de conteúdo (content description), descrição de instância (instance

description), usuário (consumer) e segmentação (segmentation). A primeira lida com

a descrição de programas de TV por completo (título, assunto, sinopse, gêneros de programas de TV, informações de áudio e vídeo) e descritores específicos para os serviços de busca personalizada de conteúdo da TV Digital Interativa. A segunda, descrição de instância, é dividida em duas áreas: descrição de localização particular de conteúdo e descrição de serviços de um sistema. A primeira delas fornece descritores relacionados à grade de programação do programa de TV, tais como hora inicial de exibição do programa de TV, duração do programa de TV, uma referência para o provedor de serviço responsável pelo programa de TV, dentre outros. Já a segunda contem descritores relacionados aos provedores de serviços.

A terceira categoria, usuário, define os descritores para identificação de um usuário (ou grupo de usuários), preferências do usuário e histórico de uso. Já a quarta categoria possui elementos que permitem descrever fluxos de áudio e vídeo para viabilizar o acesso e manipulação em intervalos temporais e também de forma aleatória a determinados segmentos.

Na segunda fase de trabalho do TV-Anytime Fórum as categorias para descrição de conteúdo e das características de usuário foram aperfeiçoadas incluindo informações biográficas e de acessibilidade (TV-ANYTIME, 2007b). Também foram adicionadas duas novas categorias: informações de metadados (metadata information), e informações de alvo e interstícias (interstitial and targeting

information). A primeira, as informações de metadados oferecem suporte para

publicação dos próprios metadados. A segunda, informações de alvo e intersticiais, é uma categoria voltada para representar informações sobre o ambiente de uso do conteúdo (informações sobre características naturais do ambiente, terminal e rede).

Por meio de tais categorias de metadados é possível o desenvolvimento de serviços interativos inovadores, que possibilitem a busca, seleção, aquisição e apresentação de conteúdo no domínio da TV Digital Interativa de maneira personalizada. Deste modo, este trabalho se propõe a estudar e explorar os metadados do TV-Anytime relacionados às categorias: descrição de conteúdo (content description), descrição de instância (instance description) e usuário (consumer).

Para descrição de conteúdo, instância e usuário serão utilizados os descritores e esquemas de descrição: (ProgramInformationTableType),

(ProgramLocationTableType), (ServiceInformationTableType), (CreditsInformationTableType) do TV-Anytime, e (UserPreferences DS) do MPEG-7.

3.3.2.1 Metadados de Descrição de Conteúdo

ProgramInformationTableType é usado para descrever um típico programa de TV que está associado ha um CRID (Content Reference IDentifier) (TV-ANYTIME, 2007a). O CRID é um identificador que referencia um conteúdo independentemente da sua localização ou momento que estará disponível (LUGMAYR; NIIRANEN; KALLI, 2004). O ProgramInformationTableType é composto pelos componentes BasicDescription, OtherIdentifier, AVAttributes, MemberOf, DerivedFrom, EpisodOF, PartOfAggregatedProgram e AggregationOf.

O BasicDescription é usado para descrever um programa de TV por meio descritores subordinados tais como título, sinopse, palavra-chave, idioma, gênero, dentre outros. O OtherIdentifier é um código que pode ser usado adicionalmente ao CRID para identificar uma peça de conteúdo. O AVAttributes é usado para especificar parâmetros de áudio e vídeo relacionados ao programa de TV. O MemberOf é usado para indicar o grupo que um programa de TV pertence. O DerivedFrom é usado para indicar que um programa de TV é derivado de outro programa de TV. Já o PartOfAggregatedProgram é usado para especificar que o conteúdo é parte de um programa de TV agregado. O AggregationOf é usado para descrever um programa de TV agregado.

Por fim, o CreditsInformationTableType é usado para descrever os participantes da produção de um programa de TV tais como ator, atriz, diretor, dentre outros.

3.3.2.2 Metadados de Descrição de Instância

O ProgramLocationTableType é usado para criação de EPGs, é composto pelos componentes BroadcastEventType, ScheduleType, OnDemandProgramType

etc. Para este trabalho foi utilizado o componente BroadcastEventType, que possui descritores associados como PublishedStartTime, PublishedEndTime e PublishedDuration utilizados para descrever o horário inicial e final de transmissão de um programa de TV, assim como a sua duração total.

Já o ServiceInformationTableType pode ser usado para descrever um provedor de serviço (emissora de TV) por meio de descritores associados tais como nome do provedor de serviços, seu logotipo, URL do serviço, dentre outros.