• Nenhum resultado encontrado

Indicadores a monitorizar

No documento Plano de Atividades 2018 / 2019 (páginas 40-43)

Medidas universais aplicadas por turma por período

Nº de alunos abrangidos por medidas seletivas e/ou adicionais Taxa de insucesso na avaliação interna, no final do ano letivo

Taxa de sucesso a todas as disciplinas (positiva a todas as disciplinas), no final do ano letivo

Avaliação externa a Português e Matemática -Distância da taxa de sucesso para o valor nacional (em função das metas TEIP)

Resultados esperados

(meta)

Os alunos objeto de medidas universais, selectivas e adicionais tenham 100% de sucesso

Distribuição de

responsabilidades

40

COD: 12 ENSINO ARTICULADO (Música e Dança)

Objetivos Específicos da

Ação

 Garantir o reconhecimento da importância da educação artística na formação integral do aluno.

 Promover a adequada articulação, através de planos de estudos especificamente adaptados, em que as disciplinas do Conservatório de Música de Paredes substituem as disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Musical e as disciplinas da Academia de Dança do Vale do Sousa substituem as disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Musical e Educação Física.

 Incentivar a continuidade das turmas de ensino articulado, no 3º ciclo, na Escola Básica de Paredes

Descrição

 O ensino articulado garante a frequência do ensino especializado da música, a alunos de 3 turmas (2 de 5º ano e 1 de 6ºano), e a frequência do ensino especializado da Dança a alunos de 2 turmas (1 de 5º ano e 1 de 6ºano), em que o Conservatório de Música de Paredes, a Conservatório de Dança do Vale do Sousa e o Agrupamento se articulam entre si, nos termos da legislação em vigor e com base nos protocolos firmados.

Estratégias, metodologias e

atividades

 Em cada ano letivo, através de uma seleção de alunos feita pelo Conservatório de Música de Paredes e da Conservatório de Dança do Vale do Sousa, constituem-se turmas de ensino articulado. Os respetivos Conselhos de Turma integram os professores das diferentes instituições promovendo a formação adequada dos alunos. A divulgação das atividades das turmas de ensino articulado deverá ser uma estratégia de promoção do sucesso educativo destes alunos e de enriquecimento das vivências de toda a comunidade educativa.  De acordo com o regulamento interno, no conselho pedagógico, há a presença do responsável pelo ensino articulado.

Público-alvo

 Ensino especializado da Música, a alunos de 3 turmas (2 de 5º ano e 1 de 6ºano), e ensino especializado da Dança a alunos de 2 turmas (1 de 5º ano e 1 de 6ºano)

Indicadores a monitorizar

1.Sucesso escolar dos alunos do ensino especializado

Resultados esperados

(meta)

1.Nº de alunos com aproveitamento ≥ a três, em todas as disciplinas, superior a 95%. 2.Número de alunos com níveis ≥ a quatro, em todas as disciplinas, superior a 90%

Distribuição de

Plano Anual de Atividades 2018-2019

41

COD: 13 PRINCÍPIOS E VALORES

Objetivos Específicos da

Ação

 Promover nos alunos a cidadania democrática e participativa na escola e na comunidade, motivando-os para uma participação cívica, ativa, consciente e responsável.

Envolver os alunos na construção de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores fundamentais para a promoção do respeito pelos direitos humanos, justiça social, paz, diversidade, igualdade de género e sustentabilidade ambiental.

 Dotar todos os agentes educativos das competências e ferramentas necessárias para educar para a Cidadania.

Descrição

 A educação para a Cidadania, enquanto princípio de legitimidade política, processo de construção identitária e conjunto de valores, expressa a cultura escolar do Agrupamento de Escolas de Paredes. O sucesso da educação para a Cidadania depende do envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo, com especial destaque para a participação dos (as) alunos (as) na tomada de decisões, nomeadamente nas que os/as afetam. As práticas quotidianas de toda a comunidade educativa devem ser sustentadas no tempo, por forma a serem

interiorizadas, através de metodologias ativas com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais. A educação para a Cidadania é uma missão de toda a escola, devendo o trabalho de parceria com a família e a comunidade assumir aqui especial relevo, assim os projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, bem como outros a nível de escola, devem estar articulados com a Estratégia de Educação para a Cidadania do agrupamento, devendo ser desenvolvidos, sempre que possível, em parceria com outras entidades

Estratégias, metodologias

e atividades

 Desenvolvimento de projetos em articulação com as diferentes áreas curriculares: Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, o Orçamento Participativo das escolas, Eco escolas…

 Valorização das especificidades e realidades locais, em detrimento de abordagens de temáticas abstratas e descontextualizadas da vida real, para que a Cidadania seja interiorizada através de experiências reais e processos vivenciais.

 Formação para professores, no âmbito da Cidadania.

Público-alvo

A ação é dirigida aos alunos do agrupamento e está integrada na estrutura curricular das turmas do 1.º, 2.º, 5.º, 7.º, 8.º ano; 9.º PCA ano e profissional.

Indicadores a monitorizar

 Número de turmas envolvidas em cada um dos projetos da escola.  Número de turmas envolvidas em projetos de articulação.

 Número de docentesa frequentar ações de formação no âmbito da Cidadania.

Resultados esperados

(meta)

 Envolvimento de todas turmas do1.º, 2.º, 5.º, 6.º (C, H, I e J) 7.º, 8.º ano; 9.º PCA ano e profissional em projectos de cidadania em articulação curricular

 100% dos professores de cidadania e desenvolvimento a frequentar a acção de formação constante no Plano de Capacitação

Distribuição de

responsabilidades

 Coordenadora da estratégia de Cidadania e Desenvolvimento – Emília Neto  Docentes de Cidadania e Desenvolvimento

Parcerias

 Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Paredes, Santa Casa da Misericórdia de Paredes, CPCJ, GNR – Escola Segura, USF Paredes, Associações de Pais e Encarregados de Educação…

42

Objetivos Específicos da

Ação

Captar e manter a atenção da audiência através do olhar, gesto, postura, com recurso eventual a suportes digitais.

Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões. 

Descrição

 A Oficina de Oralidade funcionará em tempos de 50 minutos, em alternância com Inglês, com a presença de metade dos alunos da turma em cada momento.

 Nestas sessões serão trabalhados temas e desenvolvidos projetos e atividades com especial enfoque no trabalho de articulação interdisciplinar.

Estratégias, metodologias

e atividades

 Compreensão de textos em diferentessuportes audiovisuais.

 Produção de discursos preparados para apresentação a público restrito (por exemplo, à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades na sala de aula ou na Biblioteca.

 Descrição depersonagens/personalidades, comportamentos, situações.

 Exposição de trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou emgrupo.  Realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares/multidisciplinares com Ciências Naturais, História e Geografia de

Portugal,Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical eInglês.

Público-alvo

 Alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade (C, H, I e J), Professores de Português e Inglês e Bibliotecários.

Indicadores a monitorizar

Avaliação do Domínio da Oralidade no final do ano.

No documento Plano de Atividades 2018 / 2019 (páginas 40-43)