• Nenhum resultado encontrado

3. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE FÍSICA

3.2 Alfabetização Científica

3.2.1 Indicadores de Alfabetização Científica

A análise realizada à luz dos indicadores de Alfabetização Científica na perspectiva de entender a contribuição do processo de AC, utiliza a ferramenta teórico-metodológica desenvolvida por Rocha (2018) “Indicadores de Alfabetização Científica - modelo de estudo de alfabetização científica na educação em museus e na divulgação científica”. Nesta ferramenta a autora define indicadores como uma forma de identificar elementos promotores de AC em

1 Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências da Faculdade de Educação da

USP.

uma exposição itinerante. Cada indicador tem suas especificidades, as quais foram chamadas de atributos, esses foram escalonados de acordo com a presença ou ausência dos atributos. Tal ferramenta foi embasada no referencial teórico de AC e em outras ferramentas utilizadas em diferentes estudos desenvolvidos pelo GEENF.

Figura 1 – Escala do Indicadores de Alfabetização Científica

A análise da Exposição foi dividida por indicadores e os instrumentos utilizados foram: a observação, registros fotográficos, anotações e tabelas 1 e 2.

Tabela 1- Instrumento para avaliação da Exposição

Indicadores Atributos Classificação

P- presença A- ausência

Escala de AC

CIENTÍFICO 1a. Conhecimentos e conceitos científicos, pesquisas científicas e seus resultados

P 4

1b. Processo de produção de conhecimento científico

P 5

1c. Papel do pesquisador no processo de produção do conhecimento

P 4

INTERFACE SOCIAL

2a. Impactos da ciência na sociedade P 3 2b. Influência da economia e política na

ciência.

P 2

2c. Influência e participação da sociedade na ciência.

P 3

INSTITUCIONAL

3a. Instituições envolvidas na produção e divulgação da ciência, seus papéis e missões

P 2

3b. Instituições financiadoras, seus papéis e missões.

P 2

3c. E 3c. Elementos políticos, históricos, culturais, sociais ligados a instituição. Cult

A -

INTERAÇÃO

4a. Interação física P 5

4b. Interação estético-afetiva P 5

4c. Interação cognitiva P 5

Fonte: Rocha, 2018.

0 Não apresenta nenhuma das características dos atributos

1 Apresenta uma das características do atributo de forma superficial 2 Apresenta mais de uma característica do atributo de forma superficial 3 Apresenta e aprofunda uma característica do atributo

4 Apresenta e aprofunda mais de uma característica do atributo

I. Indicador Científico

Segundo Rocha (2018), as características do Indicador Científico devem ser avaliadas de acordo com os três atributos a seguir:

1a. Conhecimentos e conceitos científicos, pesquisas científicas e seus resultados tem como características temas e resultados de produtos obtidos em investigações e pesquisas científicas, no que diz respeito a exposição está bem representado quanto a consolidação de um fato histórico, foi encontrado nas placas, textos e objeto da exposição.

1b. Processo de produção do conhecimento científico nesse atributo em especial foram identificadas várias características como: métodos e procedimentos da ciência, formulação de hipóteses, observação, a discussão sobre o método científico, a produção conjunta, os atores e a não neutralidade do conhecimento científico.

1c. Papel do pesquisador no processo de produção do conhecimento está presente quando referência o pesquisador envolvido na pesquisa, a ciência como produto da construção humana e características pessoais do cientista. A característica que se encontra ausente refere- se à identificação dos diferentes membros da equipe.

II. Indicador Interfase Social

Sobre esse indicador Rocha, (2014, p. 130) destaca que:

O Indicador Interface social busca evidenciar a dimensão sociológica da relação com a ciência, tecnologia e sociedade. Com ele é possível identificar se as ações e materiais da divulgação científica dão à compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e o entendimento do significado sociocultural da ciência, envolvendo aspectos tanto da influência e impactos da CT&I.

2a. Impactos da ciência na sociedade, esse atributo encontra-se bem representado quando apresenta características relacionadas a conexão com o cotidiano e a influência da ciência nas questões econômicas.

2b. Influência da economia e política na ciência, no qual o conhecimento científico está associado a problemáticas reais, que influenciam em questões sociais e econômicas.

Percebe-se a presença do atributo 2c. Influência e participação da sociedade na ciência, quando são caracterizados a origem e desenvolvimento devido às demandas da sociedade e impactos da ação na sociedade.

III. Indicador Institucional

Esse indicador versa sobre instituições nas quais a ciência é desenvolvida e os atores envolvidos na produção, divulgação e fomento.

O atributo 3a. Instituições envolvidas na produção e divulgação da ciência, seus papéis e missões foi encontrado no painel 2, que apresenta as instituições executoras e colaborativas envolvidas na produção.

3b. Instituições financeiras, seus papéis e missões, é possível apresenta informações que permitem identificar o órgão governamental de fomento como CAPES Prefeitura Municipal de Barra Mansa (PMBM).

IV- Indicador Interação

Contabilizando os atributos percebe-se uma expressividade do indicador Interação na exposição. Esses atributos estão relacionados com a interação Estético/Afetivo/Cognitivo. Este indicador destaca a forma de interação e participação do público.

4a. Interação Física, esse atributo segundo Marandino (2011), permite que os objetos sejam manipulados de diferentes formas pelos visitantes, possibilitando uma maior interação. Nessa perspectiva é possível avaliar que os objetos que compõem a exposição (prismas, termômetros e lupa) oportunizam outros tipos de interações, muito além da simples manipulação.

4b. Interação estético-afetiva

Apresenta potencial desafiador, despertando a motivação através da sequência de ensino por investigação, as problematizações aproximam o público, por apresentar um cenário único que possibilita uma maior aproximação com o local e os atores envolvidos na construção do conhecimento.

4.c Interação cognitiva,

Esse indicador leva em consideração as características relacionadas a promoção de processos cognitivos, a exposição possibilita a reflexão sobre as informações e fenômenos

apresentados. Estimula opiniões (hipóteses), discussões e possibilita a aprendizagem através da construção do conhecimento, promovendo o raciocínio lógico e análises críticas.

Com o objetivo de responder à questão: “Como uma exposição em um Museu de Ciências pode contribuir para o processo de AC de seus diferentes públicos?”, aplicamos uma ferramenta de análise de indicadores de AC que nos possibilitou entender como os módulos observados apresentam esses indicadores.

É importante destacar que nem todos os atributos de cada indicador foram encontrados na exposição. Assim, a experiência de avaliação da exposição e o uso da ferramenta, possibilitou discussões e reflexões durante a análise dos objetos expositivos e que como o instrumento é utilizado.