• Nenhum resultado encontrado

Choques Estrutura de Mercado Econômica CondutaConduta

CAPÍTULO 4 – METODOLOGIA DA PESQUISA

4.3 Variáveis Analisadas: Indicadores do Modelo ECP – Triplo

4.3.2 Indicadores de Performance

Toda estratégia empresarial tem um objetivo definido de passagem de um estágio atual de desempenho corporativo, para um futuro, onde se vislumbra através da nova forma de comportamento, uma evolução do desempenho. Os indicadores de performance caracterizam- se como uma ferramenta, pela qual pode-se mensurar com indicadores quantitativos, pela melhoria ou redução nos números apresentados, o sucesso ou o fracasso de determinadas condutas adotadas na firma.

procuram refletir a eficácia das conduta

s e fauna & flora. A escolha dos indicadores levou em consideração as principais questões ambientais em discussão pela sociedade em cada um dos compartimentos.

MURRAY et al. (1996) argumentam que para se compreender o desempenho ambiental é necessária a utilização de vários indicadores, que cubram todas as formas de impactos possíveis.

Foram analisados os dados quantitativos para os anos de 1998, 1999 e 2000, procura

, volume de óleo e concentração de produtos nos efluentes oriundos das atividades despeja

clagem de lixo sólido.

ecionados para avaliação seguiram esta

ntro dos dados

ço de tempo observado na pesquisa, não fazendo parte do trabalh

ndo observar o comportamento dos números neste período de tempo, para cada um dos indicadores divulgado por cada empresa em particular. Os indicadores analisados, dentro dos compartimentos estabelecidos, foram os seguintes:

1 - Compartimento Ar: Indicadores de emissões do somatório totais de gases, emissões de SO2, CO2, VOC,SOX, NOX, CO, CH4, particulados e emissões de gases após queima.

2 - Compartimento Água: Indicadores informando número de derramamentos e volumes derramados

dos em ambientes aquáticos ou terrenos, Demanda bioquímica de oxigênio e tratamento de água utilizada na produção de petróleo.

3 - Compartimento Solo: Indicadores de quantidades totais de resíduos sólidos depostos, resíduos tóxicos, resíduos não tóxicos, tratamento e reci

4 - Compartimento Recurso Natural: Indicadores relacionados à utilização total de recursos hídricos e ao consumo energético.

Os indicadores econômicos utilizados procuraram manter o mesmo foco estabelecido pelos indicadores estipulados pelo modelo ECP original, onde foram contempladas as medidas de eficiência na alocação de recursos, participação de mercado e retorno sobre os investimentos. No presente trabalho os indicadores sel

linha, porém os indicadores disponibilizados no documentos das companhias dizem respeito somente a parte financeira, tornando necessário que a análise se encaixasse de

fornecidos nos relatórios das empresas. Foram analisados somente os comportamentos quantitativos das variáveis no espa

o um estudo sobre as características dos indicadores econômicos disponibilizados. Os indicadores econômicos são os seguintes:

1 - Margem Líquida de Lucros: Tal indicador mede a porcentagem de lucro líquido obtido em cada unidade monetária de venda. Esta medida considera os lucros auferidos pelas empresas, após as despesas financeiras e impostos de renda, Calcula-se dividindo o lucro líquido pelas vendas.

2 - Retorno sobre o capital empregado: Medida que avalia o retorno obtido pelas companhias advindos da utilização de seu capital. O resultado representa a eficiência com a

qual o capital está sendo utilizado para a geração de receitas. Calcula-se dividindo o lucro operacional pela diferença entre o ativo total e o passivo circulante.

óleo, gás e energia deve-se ao fato da necessidade de se escolher uma

ido e no alto consumo de nergia. Em razão do impacto maior que em outras indústrias e de um histórico com alguns cidentes ambientais graves, a cobrança, por parte dos stakeholders, por um comportamento ercido com intensidade relativamente superior à outros setores da 4.4 Campo da Pesquisa

A escolha do setor de

indústria com um alto grau de impacto ambiental em suas atividades. As operações deste conjunto de empresas tem influências em todas as esferas ambientais, isto é, no ar através das emissões de uma diversidade de gases emitidos, nas águas com o despejo de efluentes contendo óleo e eventuais derramamentos, na deposição do lixo sól

e a

ambientalmente correto é ex

economia, levando as empresas a adotarem sistemas de gerenciamento, estabelecerem políticas, desenvolverem tecnologias, medirem as performances entre outras atividades ligada a proteção ambiental, que estejam entre as melhores práticas e que sejam disseminadas dentro de diversas funções gerenciais da empresa, que possam se enquadrar nos indicadores do modelo, além de leva-las a tornar público seus relatórios ambientais, permitindo sua avaliação. Em princípio, foram procuradas empresas em setores de alto impacto dentro do Brasil, como em setores de petroquímicos e de óleo e gás. No primeiro a falta de divulgação de relatórios das atividades ambientais foi um empecilho para a realização da pesquisa, enquanto no segundo o monopólio recém quebrado, no Brasil, dentro deste setor, nas áreas de exploração produção e refino impediram a seleção de uma amostra. Com a falta de opções de setores industriais dentro do país, partiu-se para a escolha de uma indústria no mercado internacional. Portanto, foi escolhida a indústria de óleo e gás, onde as maiores empresas como atuação principal a exploração e produção de óleo e gás, Refino, distribuição e comércio de produtos derivados.

Além dessas atividades as companhias atuam em áreas como, geração e distribuição de eletricidade e outros negócios menores de produção de outras fontes de energia e atuação na produção de petroquímicos. As operações dessas firmas tem uma influência além da local, isto é, elas estão presentes além da fronteira de seus países originais de forma regional e global.