• Nenhum resultado encontrado

Choques Estrutura de Mercado Econômica CondutaConduta

CAPÍTULO 4 – METODOLOGIA DA PESQUISA

4.6 Passos da Pesquisa

A coleta de dados foi a primeira etapa da pesquisa, onde para se chegar as condutas e performances das companhias selecionadas, teve como fonte principal os relatórios anuais, de sustentabilidade, ambientais e financeiros publicados e disponibilizados nos sites das empresas na internet, para os anos de 1998, 1999 e 2000. Os dados pesquisados nestes relatórios são considerados como verdadeiros e refletem o que as empresas vem realizando dentro dos seus setores de atividades. Tais relatórios são auditados por empresas externas e demonstram as operações das companhias de forma global, deixando de lado os relatórios de filiais, subsidiárias locais e de áreas de negócios separadas.

Todas as empresas analisadas apresentam alguma declaração relacionada a veracidade e relação de transparência na troca de informações com os stakeholders. A transparência nas informações prestadas ao público, principalmente, no que diz respeito à esfera ambiental foi considerado um quesito fundamental. Permite-se que possa se partir do princípio de que as empresas estão prestando uma grande parte de suas informações de condutas e performances consideradas relevantes, podendo-se assumir que os dados utilizados estão refletindo a realidade destas empresas.

Foram também utilizados dados secundários na pesquisa. Tais informações foram obtidas através de notícias veiculadas sobre as companhias também nos anos de 1998, 1999 e 2000. Foi elaborado um documento no Microsoft Word para cada uma das empresas e divididas por ano das notícias consideradas de relevância para o trabalho. As fontes de notícias utilizadas foram os bancos de notícias anuais mantidos pelas empresas em suas áreas de relacionamento com a imprensa. Analisaram – se também periódicos relacionados a indústrias de energia e outros periódicos e revistas, que tratam de negócios em geral, onde utilizou-se o setor de biblioteca virtual da UFSC, no qual estão contidos alguns dos principais periódicos da área de petróleo e administração, em geral . Os tipos de artigos procurados foram, principalmente, os que pudessem refletir as atividades diárias da empresa, que apresentaram, em quase que a totalidade, por artigos curtos.

Após ter sido coletado todo o material contendo possíveis informações, procurou-se entificar os dados que se encaixassem dentro das variáveis originais do modelo ECP -triplo econômicas. Primeiro foram identificados os dados uméricos de performances tanto econômica, baseados nos dois indicadores financeiros tilizados, quanto ambiental, para os indicadores que cada uma das empresas publica em seus

latórios, além dos dados de produção utilizados na análise de conduta econômica. Estes id

em suas dimensões ambientais e n

u re

dados foram separados em tabelas individualizadas para cada empresa mostrando os números do dese

os relatórios dos anos anteriores. Após a

relação às performances foram utilizados os dois indicadores finance

mpenho em cada um dos anos avaliados pela pesquisa.

Na identificação dos dados cobrindo as áreas das condutas ambientais e econômicas foram, inicialmente, analisados as partes de texto dos relatórios ambientais e econômicos que diziam respeito ao último ano da pesquisa para continuando de forma decrescente até o primeiro ano. Realizou – se dessa forma, pois foi verificado que os relatórios mais recentes eram os mais completos e também por existir, muitas vezes, repetição de informações nos documentos de anos diferentes. Dessa forma, analisava-se os relatórios do ano 2000 completo e procurava-se informações que não estivessem presente, n

verificação dos relatórios, foram analisadas as notícias coletadas procurando alguma nova informação ainda não explicitada nos relatórios. Os dados identificados foram separados em documentos para cada uma das empresas, onde realizou-se a ligação entre o teor dos dados e os indicadores de conduta estratégica.

Foram feitas tabelas para analisar a freqüência de quantas empresas estavam adotando cada uma das condutas identificadas no modelo, tanto para os indicadores ambientais, quanto para os econômicos. Em

iros selecionados, na parte econômica. Na parte ambiental trabalhou-se com todos os indicadores de desempenho possíveis disponibilizados por cada uma das empresas.

Após a obtenção e organização dos resultados foi realizada a análise e discussão destes. Foi feita uma análise das inter - relações entre os componentes existentes no lado econômico do modelo, com o da dimensão ambiental. Foram relacionadas as performances ambientais e econômicas entre si, condutas econômicas e ambientais, e as relações cruzadas entre condutas econômicas e desempenho ambiental e as entre as posturas ambientais com os desempenhos econômicos, o que pode ser visualizado na Figura 3.4. Procurou-se analisar se tais elementos que compõem o modelo, isto é, as estratégias e os desempenhos, apresentam características de complementaridade, no conjunto de empresas e período do setor estudado.

INTER - RELAÇÕES DE CONDUTA RELAÇÕES CRUZADAS INTER – RELAÇÕES DE PERFORM ONDUTA ECONÔMICA PERFORMANCE ECONÔMICA CONDUTA AMBIENTAL PERFORMANCE ANCE

Figura 4.4 Dimensão Econômica x Dimensão Ambiental

O quadro 4.1 coloca um resumo de todos os indicadores de conduta e perf AMBIENTAL C

ormances ambien

O grau de relação entre as 4 componentes, econômicas e ambientais, foi estipulado de 2 maneiras diferentes, para refletir o cruzamento dos resultados entre as inter-relações de condutas e relações de performances com condutas. Com o objetivo de classificar as relações para os dois primeiros tipos de relacionamentos entre os dados da pesquisa, separou – se as possíveis relações existentes, denominando-as de baixa, intermediária, média alta e alta, de acordo com escalas estabelecidas, colocadas na figura 6.1. A escala, observando os valores máximos e mínimos possíveis, foram, inicialmente divididas em 3. Verificando uma grande incidência na área central, esta foi subdividida em duas. Após a classificação das relações realizou-se comparações relativas entre as diferentes condutas, procurando identificar quais apresentaram maiores graus de relação com a outra dimensão do modelo.

tais e econômicas averiguados pela pesquisa para o estabelecimento das relações. Na parte que se refere aos indicadores de performance ambiental, cada empresa apresentou alguns dos indicadores presentes no quadro.