• Nenhum resultado encontrado

Informações Estratégicas na Tomada de Decisão

Diante das demonstrações citadas acima, na composição das planilhas dos custos exibidos nas operações com frota própria e com frota terceirizada.

No caso da frota própria, com base no valor estipulado no preço do frete, diminuído do montante das despesas operacionais, sendo elas fixas e variáveis da rota demonstrada anteriormente nas planilhas e descontados todos os impostos da modalidade do lucro real trabalhado na empresa chega-se em um lucro liquido total mensal de R$ 241.500,00.

Já na análise do resultado com frota terceirizada, tendo como base o valor estipulado no preço do frete, diminuído do valor da subcontratação do agregado e de todos os impostos para efetuar essa operação, obtêm-se um lucro liquido total n0o montante de R$ 306.600,00.

No organograma da figura abaixo será demonstrado de forma gráfica os resultados totais das operações feitas pela empresa.

Figura 4: Informações Estratégicas na Tomada de Decisão

Fonte: Dados da pesquisa.

82,48% 85,86% 11,42% 6,40% 6,10% 7,74% 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% Frota Terceiros

Portanto, pode-se dizer que a para a empresa obter um maior lucro líquido deve trabalhar com uma frota terceirizada, pois a subcontratação gera uma maior receita para a empresa e pelo fato não ter despesa com os conjuntos produtivos, apesar de ter uma alta carga de impostos.

CONCLUSÃO

Após a realização deste trabalho do Curso de Ciências Contábeis além de agregar diversos conhecimentos também se tornou um trabalho de grande importância em um mercado cada vez mais seleto, os empreendimentos buscam um nível de controle maior. Neste intuito realizou-se o trabalho no setor de transporte em uma empresa para obter uma maior clareza nas informações sobre os custos na operação das frotas da empresa. Vale destacar que o transporte é entre os custos logísticos um dos mais representativos, e sendo um dos componentes que incorporam o valor final dos produtos. Assim, busca-se a redução destes valores tornando-se um fator essencial para manter-se no mercado.

Diante disso, o trabalho foi realizado com o objetivo de demonstrar todos os gastos por meio de uma analise comparativa entre a frota de caminhões própria e a terceirizada. Portanto, no primeiro momento levantaram-se todos os gastos da frota própria de transporte da corporação, onde se verificou através de planilhas os gastos pertencentes a todos os veículos da entidade estudada. No segundo instante verificou-se a alternativa de opção da utilização de um serviço terceirizado ou subcontratado.

Verificou-se que a atual frota própria consumiu mais gastos que a opção de adotar um serviço terceirizado. Assim sendo, com o desenvolvimento da comparação, percebeu-se que o serviço terceirizado é a opção que gera maior lucratividade a empresa.

A frota terceirizada não faz parte dos ativos na composição patrimonial da empresa, além disso, é preciso manter um equilíbrio entre as frotas, pois se a empresa possuir um percentual muito grande de agregados acaba correndo risco, pois fica muito dependente de seu agregado caso haja um boicote no transporte das cargas por parte dos mesmos.

Vale ressaltar que ao saber de todos os problemas que existem no ramo de transportes, no Brasil, é imperativo que a empresa tenha um controle detalhado de seus gastos. Com vistas à busca constante por inovações que lhe trarão mais rendimentos ou pelo menos diminuíram seus gastos.

As alternativas que podem ser seguidas foram apresentadas, entre a frota própria de transporte ou a terceirização, portanto, cabe aos gestores optarem pela alternativa que julgarem mais adequadas. Entretanto, diante dos números expostos,

a prosperidade da frota própria depende da redução de gastos e as opções elaboradas para redução destes vão proporcionar um resultado satisfatório. Diante disto, destaca-se que a entidade deve sempre manter controles no setor de transporte, realizando pesquisa e se atentando não somente ao setor de transporte, mas a todo sistema logístico, que agrega grande valor a organização. Assim, a pesquisa atingiu o objetivo inicial, tendo um efeito positivo, onde se acredita que o trabalho deixou uma contribuição positiva para o empreendimento em estudo.

Portanto, este trabalho contribuiu muito para minha formação acadêmica, proporcionando um maior entendimento sobre o tema tratado, de modo que posso levar esse aprendizado para minha vida profissional, dessa forma, podendo acrescentar cada vez mais conhecimentos em meu ambiente de trabalho.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade geral básica. Ijuí, RS: Ed. da Unijuí, 2005.

BEUREN, M. I. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2004.

BRUNI A. L.; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BORNIA, Antônio Cezar. Análise Gerencial de Custos: Aplicação em Empresas Modernas. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

________. Análise Gerencial de Custos em Empresas Modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23ª Ed. – São Paulo: Atlas, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª. Ed.- São Paulo: Atlas, 1999.

GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica. São Paulo: McGraw-Hil do Brasil, 1984.

IUDÍCIBUS, Sergio de. Teoria da Contabilidade. 6ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2000.

LAKATOS, E.M., MARCONI, M. De A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 2ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 1990.

________. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 1996.

LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 2ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Eliseu Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade de Custos. 1ª. ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso Básico Gerencial de Custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à Contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 1ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

Documentos relacionados