• Nenhum resultado encontrado

3.1 INFORMAÇÕES GERAIS

No documento As Barragens e as enchentes (páginas 189-192)

3 TUBULAÇÕES, CONEXÕES E DISPOSITIVOS METÁLICOS EM GERAL

3.1 INFORMAÇÕES GERAIS

As tubulações são encontradas na maioria dos sistemas de tomada d’água dos açudes. Podem ser construídas em ferro dúctil ou aço carbono, conforme o caso. O aço carbono apresenta geralmente menor custo de fabricação e maior flexibilidade na montagem. Entretanto, devido às suas características técnicas, exige maior cuidado no tratamento anticorrosivo, pois se torna mais sensível ao surgimento de um processo corrosivo.

De acordo com o tipo de instalação (aérea ou enterrada), os tubos, conexões e peças em aço recebem revestimento epoxi conforme a aplicação. As normas da AWWA fornecem uma boa orientação sobre a fabricação e determinação do tipo de revestimento adequado para tubulação em aço carbono, em função do local de instalação e condições operacionais. Uma consulta ao manual M-11 da referida associação nos esclarece sobre as exigências de cada norma.

Os tubos em ferro fundido já vêm revestidos com argamassa de cimento em sua superfície interna e pintura betuminosa na superfície externa.

O Sistema de Montagem varia conforme o caso, podendo ser através de soldagem elétrica, flanges aparafusados e juntas elásticas de vedação. O manual técnico da Barbará (Ed. 1987) traz um apanhado de normas da ABNT que regem a Fabricação de Tubos e Conexões em Ferro Dúctil.

3.2 - MANUTENÇÃO

a) Medidas de Segurança

Os serviços de pintura, normalmente envolvem várias classes de riscos, tanto pelo manuseio de produtos tóxicos e inflamáveis, como pelos tipos de materiais ou equipamentos utilizados na preparação de superfícies, e na aplicação de tinta. Desta forma o fator segurança, deverá ser analisado pelos usuários do material.

As Principais Causas de Riscos: - Inflamabilidade e toxidez de tintas;

- Manuseio de equipamentos acionados por ar comprimido; - Equipamento de acionamento mecânico;

- Confinamento;

- Execução do serviço em locais onde haja probabilidade de queda (escadas ou andaimes).

190

De uma forma geral, quase todas as tintas são inflamáveis, pela incorporação de solventes, redutores, que liberam vapores inflamáveis durante a aplicação das mesmas, o que pode ocasionar incêndio e explosão.

As fontes principais de ignição são chamas, labaredas e faíscas, provenientes dos equipamentos de solda, corte ou centelhas causadas pela interrupção de circuitos elétricos. Além disso, existem os riscos relacionados a saúde como:

- Toxidez por operações de soldagem e corte por chamas; - Envenamento direto através de absorção gastrointestinal;

- Sufocação e sensação de asfixia após a inalação de vapores de solventes; - Irritação da pele e lesão resultante da absorção de solventes através da pele, com sintomas de irritação da via respiratória, dor de cabeça, fadiga, tremores, tontura, inapetência, etc.

As seguintes medidas preventivas podem ser tomadas tendo em vista o que foi exposto:

- Durante operações de pintura, deve-se sempre utilizar um equipamento adequado de proteção individual;

- Proibição para fumar e originar chamas;

- Em locais confinados, deve-se ter suprimento de ar suficiente para ventilação;

- Os operadores deverão utilizar máscaras em recintos fechados;

- Resíduos de tintas sobre braços e mãos deverão ser removidos, seja por meio de um pano embebido em solvente (pouco) ou preferencialmente com líquidos especiais de limpeza;

- Lavar as mãos antes das refeições e tratar imediatamente os ferimentos, para evitar infecções;

- Evitar inalação de poeiras ou névoas de tinta;

- Centelhas e faíscas provenientes da utilização de equipamentos elétricos como ferramentas abrasivas, marteletes desencrustadores, compressores, bombas e luzes elétricas, deverão ser totalmente evitadas;

- Não efetuar trabalho de soldagem durante o serviço de pintura, ou quando as camadas de tinta ainda estiverem úmidas.

b) Preparo da Superfície

O desempenho de um Sistema de Pintura Anticorrosiva em superfícies metálicas é função direta da escolha adequada do tipo de tinta aplicada e correto preparo da superfície.

Os métodos de tratamento de superfície mais adequados são: - Tratamento de superfícies de aço por ferramentas manuais; - Tratamento de superfícies de aço por ferramentas mecânicas; - Tratamento de superfícies de aço por jateamento abrasivo.

I - Tratamento de Superfícies de Aço por Ferramentas Manuais

Compreende a utilização manual de escovas, lixas, raspadores, picadores ou outras ferramentas manuais de impacto, ou a combinação das mesmas. É exigida a remoção de carepa, ferrugem e pintura antiga soltas, bem como outras matérias estranhas prejudiciais. Não se consegue porém que, toda a carepa, ferrugem e pintura aderida sejam removidas por este processo.

O tratamento deverá consistir basicamente em:

- Remoção de quaisquer depósitos de óleos ou graxas por meio de solventes ou desengraxantes;

- Remoção de ferrugem por meio de tratamento manual, com marteletes, picadores, outras ferramentas de impacto, ou combinação das mesmas; - Remoção de toda a carepa e ferrugem soltas ou não aderentes, pelo

emprego manual de escovas de aço, lixas, raspadores ou combinação das mesmas.

No caso de preparo da superfície sobre pintura envelhecida, deverá ser removida toda a película solta e não aderente. As arestas da camada da pintura antiga que forem deixadas sobre a superfície metálica, deverão ser desbastadas, de modo que a superfície se apresente lisa, para receber a pintura. A pintura antiga que for deixada sobre a superfície metálica, deve encontrar-se de tal modo aderida, que não possa ser levantada como camada, mediante a introdução de uma espátula cega sobre a mesma.

II -Tratamento de Superfícies do Aço por Ferramentas Mecânicas

O procedimento a ser empregado deverá consistir das seguintes etapas: - Remoção de quaisquer depósitos de óleos ou graxas;

192

- Remoção de ferrugem por meio de ferramentas mecânicas de impacto. Se houver presença apenas de pequenas quantidades de ferrugem, estas poderão ser removidas por meio de ferramentas manuais;

- Emprego de escovas de aço, movidas mecanicamente do tipo radial ou do tipo em forma de copo, de tamanho adequado, que possam entrar em todos os vãos acessíveis, ângulos, juntas e cantos. Os fios de aço das escovas devem ser suficientemente rígidos para que possam limpar a superfície. As escovas devem ser mantidas livres de excesso de resíduos e devem ser substituídas por outras novas, tão logo se tornem deficientes para o trabalho. A superfície deve ser limpa, porém não polida, de modo a não prejudicar a aderência da tinta a ser aplicada;

- Limpeza pelo emprego de ferramentas de impacto movidas mecanicamente, usando marteletes, picadores, descascadores, ou outras ferramentas de impacto similares. Os gumes de taias ferramentas devem ser mantidos em boas condições de afiação;

- Esmerilhamento pelo emprego de rebolos ou lixas movidas mecanicamente. Os materiais abrasivos ou lixas devem ser substituídos por outros novos, tão logo se tornem desgastados para o trabalho.

Toda escória e salpicos de soldagem devem ser removidos pelo emprego de ferramentas mecânicas.

III - TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE AÇO POR JATEAMENTO

No documento As Barragens e as enchentes (páginas 189-192)