• Nenhum resultado encontrado

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.3 Informações metodológicas complementares

3.3.1 Analise Estatística Multivariada

A utilização de técnicas estatísticas multivariadas, na etapa do diagnóstico de sistemas agrários, teve como objetivo verificar a coerência da classificação de cada município na tipologia estabelecida a partir da sobreposição de mapas temáticos e, também, de verificar a existência de outros espaços agrários homogêneos, de acordo com as características agrícolas e sócio-econômicas dos municípios. Na identificação de grupos homogêneos de municípios, foi utilizada a técnica de Análise de Agrupamento, utilizando-se para tal o software de estatística "STATISTICA".

As técnicas de Análise Fatorial foram utilizadas, em um primeiro momento, de maneira exploratória, em blocos de variáveis com a finalidade de selecionar aquelas com maior poder de diferenciação (Apêndice C). Estabelecida a matriz definitiva dos dados, realizou-se a Análise de Agrupamento.

A Análise de Agrupamento é uma técnica empregada na classificação de observações (ou variáveis) em grupos homogêneos, quando há mais de uma dimensão a ser considerada simultaneamente. Por meio da análise de agrupamentos, os municípios da região foram agrupados conforme o grau de similaridade.

3.3.2 Identificação dos Tipos de Estabelecimentos e de Sistemas de Produção

A identificação dos tipos realizou-se de forma seqüencial e distinta, inicialmente a tipologia dos estabelecimentos rurais e posteriormente a tipologia dos sistemas de produção.

Na identificação da tipologia dos estabelecimentos rurais, foram tomadas como parâmetros as diferentes relações de produção (familiares, assalariados, patronais) e de

propriedade (arrendatários, meeiros, proprietário) dos estabelecimentos, sendo que esse resultado foi possível a partir de entrevistas a informantes qualificados dos municípios e que atuam diretamente no meio rural, ou seja, representantes de Secretária de Agricultura, de Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Emater/RS8. As entrevistas seguiram um roteiro específico (Apêndice D).

Já o critério fundamental utilizado para a definição dos sistemas de produção foi a atividade produtiva impressora da dinâmica da unidade de produção, ou seja, a atividade de maior importância, não necessariamente econômica. Desse modo, a representatividade dos sistemas nem sempre será sinônimo de representatividade das atividades no município ou Região. Para a definição ainda dos sistemas de produção, foram utilizados os critérios: combinação de atividades, meios de produção disponíveis e tipo de tração utilizada. A definição das unidades de produção a serem visitadas partiu da indicação dos mesmos agentes de desenvolvimento, anteriormente entrevistados para a definição da tipologia dos estabelecimentos.

8

4

O RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES: Características Atuais e

Histórico do COREDE-Missões

O presente capítulo tratara de fazer uma apresentação das principais características da região de estudo, dividindo-se fundamentalmente em duas partes: condições naturais e condições socioeconômicas. Também neste capítulo, far-se-á um breve resgate histórico da região COREDE-Missões, uma vez que o mesmo é bastante extenso e rico em lendas e simbologias, no entanto, focaremos nossa atenção, e também seguindo a metodologia de estudo, a evolução dos sistemas agrários9 da região em estudo.

Localização Geográfica

Localizado na parte sudoeste do Planalto Meridional, ao noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a região denominada COREDE-Missões, esta situada entre as latitudes 28º22’00” e 28º05’00” do hemisfério sul, perfazendo área aproximada de 12.800 km². Sendo formado por 25 municípios (Figura 02).

9

Segundo Mazoyer e Roudart (2001), um sistema agrário é um modo de exploração do meio historicamente constituído, um sistema de forças de produção, um sistema técnico adaptado às condições bioclimáticas de um espaço determinado, que responde às condições e às determinações sociais do momento. Este modo de exploração é produto específico do trabalho agrícola, utilizando uma combinação adequada de recursos produtivos, inertes e vivos, para reproduzir um meio cultivado, resultante das transformações sucessivas sofridas historicamente pelo ecossistema. Pode-se definir um sistema agrário como sendo a inter-relação das seguintes variáveis: o meio cultivado, ou seja, o meio original e as suas transformações historicamente sofridas; os instrumentos de trabalho utilizados, isto é, as ferramentas, as máquinas, os materiais biológicos (as plantas cultivadas e os animais domésticos) e a força de trabalho social (física e intelectual); o modo de artificialização do meio que resulta na reprodução e na exploração do ecossistema cultivado; a divisão social do trabalho entre a agricultura, o artesanato e a indústria; os excedentes agrícolas, que além de destinar-se a atender as necessidades do produtor, possibilita satisfazer as necessidades dos outros grupos sociais; as relações de troca entre os ramos associados, ou seja, as relações de propriedade, as relações de força que regulam a divisão dos produtos do trabalho, dos bens de produção e dos bens de consumo, e as relações de troca entre os sistemas concorrentes.

Km Sul Fronteira Oeste Central Campanha Missões Serra Litoral Norte Centro-Sul Vale Vale do Jaguari Produção Alto Jacuí Nordeste Celeiro Jacuí Centro Botucaraí Hortênsias Campos de Cima da Serra

M. Delta Vale Noroeste Rio da Várzea Fronteira Médio Alto Vale Paranhana V. Rio 0 40 80 120 Km Lag oa M an guei ra Lag o a M irim Lag una do s Pa tos 50 25 0 Escala Gráfica: Escala Gráfica: Sedes municipais Uruguai Noroeste Colonial Do Caí Dos Sinos São Migue das Missões Bossoroca

Santo Antônio das Missões

Garruchos São Nicolau Pirapó Roque Gonzales Porto Xavier São Paulo das Missões São Pedro do Butiá Salvador das Missões Cerro Largo Ubiretama Guarani das Missões Sete de Setembro Giruá Santo Ângelo Entre-Ijuís Eugênio de Castro Vitória das Missões Caibaté Mato Queimado Rolador Dezesseis de Novembro

São Luiz Gonzaga

Do Rio Pardo

Do Jacuí Do Taquari

FIGURA 02 - Localização e Composição do COREDE-Missões