• Nenhum resultado encontrado

Notas Explicativas

29 Informações suplementares aos fluxos de caixa

Janeiro a março de 2017

Janeiro a março de 2016

Total das adições do intangível (Nota 13 (b)) 734.828 652.480

Itens que não afetaram o caixa (ver composição a seguir) (213.942) (251.502)

Total das adições no intangível conforme demonstração do fluxo de caixa 520.886 400.978 Transações de investimentos e financiamentos que afetaram o intangível,

mas não envolveram caixa:

Juros capitalizados no exercício (Nota 13 (e)) 166.223 123.717

Empreiteiros a pagar (81.182) (44.689)

Parceria Público-Privada – PPP São Lourenço (Nota 13 (h)) 113.202 156.765

Arrendamento Mercantil - 2.815

Margem de construção (Notas 13 (f) e 23) 15.699 12.894

Total 213.942 251.502

30 Eventos subsequentes

 Implantação do Sistema SAP (ERP - Enterprise Resource Planning System)

Em 10 de abril de 2017, a Companhia implantou o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning - SAP ERP), constituído por um conjunto de programas que integra todas as informações dos processos da Companhia, em uma mesma base de dados.  Protocolo de Intenções com o município de Guarulhos

Em 10 de abril de 2017, a Sabesp assinou um Protocolo de Intenções com o município de Guarulhos para elaborar estudos e avaliações visando o equacionamento das relações comerciais e das dívidas existentes entre o município e a Companhia.

 Notícias divulgadas pela imprensa a respeito de suposta irregularidade em dois

contratos com a Odebrecht

Em 25 de abril de 2017, a Companhia divulgou Comunicado ao Mercado sobre as notícias divulgadas pela imprensa a respeito de suposta irregularidade em dois contratos com a Odebrecht, conforme delações de um de seus ex-executivos.

Notas Explicativas

Foram efetuados procedimentos internos para averiguar se existem indícios de suposta irregularidade nos contratos mencionados na reportagem e concluiu-se que não existem evidências de irregularidades nesses contratos.

Qualquer novo fato ou indício ensejará novas diligências por parte da Companhia.

 Segunda Revisão Tarifária Ordinária da Sabesp - Novo Cronograma

Em 26 de abril de 2017, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) publicou Comunicado que altera o cronograma da etapa inicial da Revisão Tarifária da Sabesp.

A Tarifa Média Máxima Preliminar ("P0 Preliminar") será divulgada até 30 de junho de 2017. Foi mantida a divulgação da Tarifa Média Máxima Final ("P0 Final") até 10 de abril de 2018.  Assembleia Geral Ordinária

Em 28 de abril de 2017 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, que tomou as seguintes decisões:

·Aprovação das demonstrações financeiras da Companhia, relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2016;

·Destinação do lucro do exercício de 2016;

·Eleição do Sr. Francisco Luiz Sibut Gomide para compor o Conselho de Administração; e ·Eleição de membros, efetivos e suplentes, do Conselho Fiscal.

 Segunda Revisão Tarifária Ordinária da Sabesp

Em 10 de maio de 2017, a Diretoria Colegiada deliberou pelo encaminhamento em 11 de maio de 2017 de solicitação formal à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - ARSESP para que esta postergue em 30 dias o cronograma da revisão tarifária em curso, com os seguintes objetivos:

·considerar ainda nesta etapa o relatório técnico elaborado pela Sabesp acerca da glosa em tubulações praticada no primeiro ciclo, pleiteando a sua incorporação na base de cálculo do P0 preliminar; e

·prestar esclarecimentos e informações complementares ao Plano de Negócios solicitados pela ARSESP.

 Segunda Revisão Tarifária Ordinária da Sabesp

Em 11 de maio de 2017, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - ARSESP, em atendimento à solicitação da Sabesp publicou a Deliberação nº 722 a qual:

(i) concede à Companhia o prazo adicional solicitado para a complementação e envio de informações para a etapa inicial do processo de revisão tarifária preliminar; e

(ii) informa que divulgará até o dia 19 deste mês o novo cronograma da etapa inicial da 2ª Revisão Tarifária Ordinária da Sabesp, resultante do prazo adicional concedido para o envio de informações.

 Protocolo de Intenções com o município de Santo André

Em 11 de maio de 2017, foi celebrado Protocolo de Intenções com o município de Santo André para elaborar estudos e avaliações visando o equacionamento das relações comerciais e das dívidas existentes entre o município e a Companhia.

 21ª emissão de debêntures

Em 12 de maio de 2017, o Conselho de Administração da Sabesp aprovou a realização da 21ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em até 2 (duas) séries, para distribuição pública, com esforços restritos de colocação, nos termos da Instrução CVM n° 476, de 16 de janeiro de 2009, no montante total de R$ 500.000. Os recursos obtidos com a emissão das Debêntures serão destinados ao refinanciamento de compromissos financeiros vincendos em 2017 e à recomposição de caixa da Companhia.

 Estudos para Capitalização

Conforme reunião realizada em 12 de maio de 2017 do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, instituído pela Lei Estadual 9.361, de 5 de julho de 1996, foi deliberado por unanimidade dos presentes aprovar (“Deliberação”):

(i) a realização de estudos para a Capitalização (conforme termo definido a seguir) da Sabesp;

(ii) a contratação, pela Sabesp, da International Finance Corporation, vinculada ao Banco Mundial;

(iii) a celebração de convênio entre a Sabesp e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e da Secretaria de Fazenda, para definir o escopo da contratação e disciplinar o relacionamento entre as partes conveniadas, incluindo ressarcimento proporcional das despesas.

A Capitalização proposta prevê a criação de uma sociedade anônima para exercer o controle acionário direto sobre a Sabesp mediante a conferência das ações de titularidade do Estado de São Paulo no capital social dessa nova sociedade anônima. O Estado de São Paulo continuará, em qualquer hipótese, detendo participação acionária suficiente para garantir o exercício do controle acionário da Sabesp, conforme previsto em lei. O objetivo da Capitalização é superar a situação restritiva para a realização de investimentos que visam a preservar a expansão das atividades de universalização de serviços de saneamento básico promovidos pela Companhia.

Notas Explicativas

Caso os estudos avancem, serão divulgadas novas informações a respeito da eventual Capitalização que, se continuada, poderá prever a admissão de investidores institucionais para aportar recursos financeiros no capital social da nova sociedade, permitindo fortalecer a governança corporativa e a eficiência empresarial da Sabesp com objetivo de promover e acelerar a universalização dos serviços de saneamento no Estado de São Paulo.

Durante este processo a Companhia comunicará qualquer desdobramento relevante sobre o assunto.

Comentário sobre o comportamento das projeções empresariais

As projeções apresentadas no Formulário de Referência são feitas em bases anuais e não trimestrais, portanto, não se aplica o confronto trimestral entre as informações divulgadas no Formulário de Referência com os resultados obtidos no trimestre.

Documentos relacionados