• Nenhum resultado encontrado

Ingresso e movimentação no serviço público

Abordaremos nesta aula a questão do ingresso e movimentação em caráter Estatutário na administração pública. O principal objetivo é permitir a diferenciação e imediato reconhecimento das formas como podem acontecer na administração pública. Apresentaremos também, questões específicas dos conceitos jurídicos.

Primeiramente, deve ser dito que a matéria desta aula tem caráter estatutário e não constitucional, mas não deve ser deixada de lado por razões específicas. O ingresso no serviço público pode ser entendido como um ato complexo, que se perfaz após a prática de diversos atos simples, e é constituído do provimento, nomeação, posse e exercício. Basicamente, assim pode ser entendido cada um desses atos relativos ao ingresso e à movimentação dos servidores.

6.1 Provimento

Como provimento deve ser entendido o ato de autoridade pública competente, no âmbito de cada Poder, visando o preenchimento de vaga na administração pública. São consideradas formas de provimento: nomeação, posse, transferência, readaptação, reintegração e recondução, que serão brevemente abordadas a seguir.

Nomeação

A nomeação é ato administrativo condicionado, para cargos de provimento efetivo, à aprovação em concurso público, o que, por exclusão, é dispensado à nomeação para cargos comissionados, e que determina o momento concreto de ingresso no serviço público, na condição de seu agente. A nomeação pode ser feita em caráter vitalício, efetivo, em comissão e em substituição.

Posse

A posse é o ato de assinatura do respectivo termo pelo interessado, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei, e que completa a investidura em cargo público.

No ato desta, é exigido prévio atestado médico comprovando estar o interessado apto (física e mentalmente) ao exercício de suas funções, bem como apresentar declaração de bens e valores, e declaração de que não exerce outro cargo público inacumulável. A posse pode ser exercida através de procuração por instrumento público, com fins específicos e somente ocorre para cargos providos mediante nomeação.

A legislação costuma definir o prazo de trinta dias contados do ato de provimento, para assinatura do termo de posse, salvo sob exceções previstas em lei (licença médica, maternidade etc.).

Exercício

Exercício é entendido como o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança, e deve ser iniciado até o limite de quinze dias, contados da data da posse, sob pena de exoneração ou do ato de nomeação tornar-se sem efeito.

Esse prazo sofre redução ou dilatação nos casos em que o servidor deva entrar em exercício em local diverso do seu domicílio, em virtude de remoção, redistribuição, requisição, cessão ou exercício provisório, devendo o prazo assinado ser contado a partir da publicação do respectivo ato, sempre ressalvados os impedimentos legais.

6.2 Readaptação

Readaptação é o ato de aproveitamento do servidor, em cargo de atribuições ou responsabilidades compatíveis, por motivo de diminuição da capacidade física ou mental. Assim, definida após inspeção médica oficial, a readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos, sendo que na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga na carreira ou no cargo. Se considerado absolutamente incapacitado o servidor deverá ser aposentado.

6.3 Reversão

Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.

A reversão dar-se-á para mesmo cargo ou para cargo resultante de sua transformação. Na hipótese de encontrar-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga, tal

como na readaptação. A reversão somente não se operará se o servidor encontrar-se com setenta anos de idade completados.

6.4 Reintegração

Reintegração deve ser entendida como a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, retornando para cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado, em qualquer órgão da administração a que estiver afeto, tão logo haja a ocorrência de vaga.

Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

6.5 Recondução

Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo, ou de reintegração do anterior ocupante observada as condições aplicáveis ao retorno de disponibilidade explicitada acima.

Resumo

Espera-se, que no final desta aula, você tenha percebido as peculiaridades dos conceitos estudados sobre o ingresso e movimentação no serviço público. Portanto, provimento é o preenchimento de vaga na administração pública; nomeação é o momento concreto de ingresso no serviço público, na condição de seu agente; posse é o ato de assinatura do respectivo termo pelo interessado; exercício é entendido como o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança; readaptação é o ato de aproveitamento do servidor, em cargo de atribuições ou responsabilidades compatíveis, por motivo de diminuição da capacidade física ou mental; Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez; Reintegração deve ser entendida como a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado e Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório.

Para entender o conjunto: dife- renças entre provimento origi- nal e derivado, acesse: http:// www.vemconcursos.com/ opiniao/index.phtml?page_ id=1674

Aula 7 - Contratação por tempo determinado

Documentos relacionados