• Nenhum resultado encontrado

A FLO Cert. então informa a decisão ao produtor em uma carta. Junto dela, o produtor recebe uma cópia do relatório de inspeção, além de outros documentos, se necessário.

Se concedido, o Certificado da FLO declara que o produtor está certificado até sua data de validade. Você encontra um exemplo de Certificado da FLO no Anexo. Ele somente é emitido quando um produtor satisfaz suficientemente os requisitos dos critérios da FLO.

A decisão sobre a certificação pode levar às seguintes situações:

I. Se o resultado da inspeção está de acordo com as expectativas da FLO, o status “Certificado pela FLO” é concedido ou renovado. Neste caso, o produtor é certificado por um período determinado, normalmente um ano. Em alguns casos, como quando há uma inadequação pouco significativa com os requisitos básicos, podem ser definidas algumas condições a serem satisfeitas na próxima inspeção. Estes casos ainda justificam a concessão do status “Certificado pela FLO”.

II. Se forem encontrados problemas, os requisitos são definidos e comunicados para o produtor inspecionado. Este produtor então precisa se adequar aos requisitos dentro um determinado período de tempo.

A FLO Cert. diferencia entre:

 Pré-condição:

Uma pré-condição é uma condição especial que se relaciona apenas com pedidos de inscrição iniciais. É uma condição que pode estar ligada a uma situação de inadequação a um requisito mínimo estabelecido pelos critérios da FLO. A pré- condição precisa ser satisfeita antes que a certificação seja concedida (por exemplo, o envio de documentos). Até que as pré-condições sejam atendidas, a comercialização de produtos de Comércio Justo não é permitida.

 Condições:

As condições estão geralmente ligadas ao preenchimento dos requisitos mínimos da FLO. O produtor pode ser certificado, porém com algumas condições a serem satisfeitas para a próxima inspeção.

 Ação Corretiva:

Uma ação corretiva se refere a uma inadequação significativa aos critérios da FLO. Inadequações significativas são, por exemplo, uma estrutura organizacional È importante notar que um operador (seja ele produtor ou negociante) só tem autorização para fazer negócios de Comércio Justo se ele tiver um status de certificação válido ou for devidamente registrado (no caso dos negociantes).O status de certificação dos produtores é indicado em sua respectiva lista, que pode ser acessada pelos diferentes grupos agentes autorizados pela FLO (negociantes, produtores e iniciativas nacionais) na seção das páginas internas no site da FLO.

uso do prêmio e/ou trabalhos forçados. Na carta de certificação, pede-se ao

produtor que realize a ação corretiva dentro de um período de tempo relativamente curto, por exemplo, algumas semanas ou meses. Em caso de não-realização da ação corretiva, a FLO Cert. pode decidir pela suspensão do Certificado. Neste caso, não se permite mais que o produtor participe do sistema de Comércio Justo. Nos casos em que não se pode verificar com documentos a correção da

inadequação, a FLO Cert. realiza uma inspeção de acompanhamento para checar o cumprimento da ação. A inspeção de acompanhamento não é gratuita. Se o

inadequação persiste, pode-se retirar o certificado do produtor e ele deve deixar o sistema da FLO.

 Não-certificado / Cancelamento do certificado

Se um produtor que pede a inscrição não satisfaz os critérios da FLO, ele pode não chegar a ser certificado. Isto pode acontecer se a inspeção revela, por exemplo, que o produtor não é capaz de ou não quer preencher os requisitos mínimos ou se ele fez declarações falsas em sua inscrição. Um exemplo de situação de não- certificação é quando o gerente de uma fazenda não permite a criação de um comitê de trabalhadores.

Como mencionado acima, o produtor também pode perder a certificação por estar em persistente desacordo com os critérios da FLO.

Além disso, o não-pagamento de taxas de inspeção pode levar ao cancelamento do certificado, já que isto impediria a FLO Cert. de realizar inspeções regulares, necessárias para garantir que o produtor cumpra com os critérios da FLO.

Recursos contra Decisões sobre Certificação

Qualquer operador – produtor ou negociante – pode entrar com um recurso contra qualquer decisão tomada pelo Comitê de Certificação da FLO ou internamente pela FLO Cert. A FLO Cert. definiu um “Procedimento de Recursos” para estas situações. Quem entra com um recurso tem o direto de enviá-lo em até 35 dias corridos depois de a decisão ter sido tomada. Devem ser especificadas as bases do recurso.

Por sua vez, o comitê de recursos da FLO Cert. é obrigado a tomar uma decisão e comunicá-la dentro de 35 dias depois de recebido o recurso.

3.2.3 Certificação Comercial e Registro de Negociantes (RN)

Além da certificação de produtores como organizações ou empresas, a FLO Cert. certifica o comércio entre vendedores e compradores de produtos certificados do Comércio Justo. Todos os produtos devem ser originários de produtores certificados pela FLO.

A unidade de certificação comercial da FLO Cert. oferece os seguintes serviços: a) inscrições,

b) renovação de certificados.

Ambos serviços exigem o pagamento de uma taxa. Existe uma taxa de inscrição e uma taxa anual de certificação.

Para detalhes sobre o sistema de taxas aplicável, consulte www.flo-cert.net.

Todos os requisitos para a inscrição são explicados no pacote de inscrição. O principal requisito é que você faça parte de uma cadeia de fornecimento dos produtos com certificação de Comércio Justo pela FLO.

Os produtores e negociantes enviam à FLO Cert. relatórios de suas compras, vendas e fabricação de produtos de Comércio Justo. Além disso, a FLO Cert. inspeciona os

ISO 65 Caridade FLO e.V. Certificação Comercial Certificação de Produtores Serviços Centrais & Finanças Negócios do Produtor Critérios

Fairtrade Labelling Organizations International (Conselho Diretor com Participação dos Agentes)

Comitê de Critérios (Participação dos Agentes) Comitê de Certificação (Participação dos Agentes) FLO Cert. (Diretoria própria) Oficiais de Ligação da FLO

Inspetores da FLO Cert

A FLO Cert. faz uma avaliação de risco de cada negociante. Negociantes de alto risco são inspecionados com mais freqüência que os de baixo risco. Negociantes

licenciados são monitorados pelos associados nacionais da FLO (exceto na França e na Espanha, onde eles são certificados pela própria FLO Cert.).

Como no caso dos produtores, a decisão sobre a certificação também é tomada pelo comitê de certificação relevante (o Comitê de Certificação da FLO ou os comitês internos). Consulte o capítulo 3.2.1 para mais detalhes.

No entanto, o regime de inspeção e certificação só se aplica para negociantes que não são ao mesmo tempo licenciados.

Os negociantes que não se adequarem aos Critérios de Comércio Justo da FLO receberão um pedido para tomarem uma ação corretiva. A não-execução da ação corretiva pode resultar no cancelamento do registro.

Todos os negociantes da Cadeia de Fornecimento que têm posse legal de um produto de Comércio Justo devem ser registrados na FLO. Para a FLO, um negociante pode ser um processador, um exportador, um importador ou um fabricante.

Empresas terceirizadas e agentes que não compram ou vendem produtos de Comércio Justo não precisam ser registrados. No entanto, os negociantes devem informar a FLO Cert. sobre o uso dos mesmos.

Os negociantes (e produtores) também podem ser licenciados. Um “licenciado” é uma empresa que assinou um contrato de licença com um Associado Nacional da FLO para o uso de um Certificado de Comércio Justo em produtos de Comércio Justo da FLO para um mercado nacional específico.

Os Associados Nacionais da FLO são os únicos órgãos que podem assinar os contratos de licenciamento.

Políticas de certificação comercial para diferentes produtos

De tempos em tempos, a FLO Cert. precisa interpretar ou preencher as brechas nos critérios da FLO. Neste caso, a FLO Cert. explicará estas interpretações em

documentos sobre suas políticas.

Os documentos sobre as políticas de certificação comercial destacam os principais pontos dos critérios que os negociantes e produtores devem cumprir.

• o relacionamento contratual entre compradores e vendedores, • o prêmio e o preço do Comércio Justo,

• o pré-financiamento e as formas de pagamento,

• o fluxo dos relatórios de mercadorias (que detalham, por exemplo, os volumes de produtos de Comércio Justo vendidos ou comprados).

Os negociantes e produtores devem sempre ler os critérios para saber diretamente quais são os requisitos para eles.

Documentos relacionados