• Nenhum resultado encontrado

33 instituída por esta prestimosa colectividade em 1937, para

come-morar o I." Centenário da Academia Politécnica.

Com os Prémios do Rotary Club do Porto foram con-templados os alunos JOSÉ TIAGO DA FONSECA OLIVEIRA, da Facul-dade de Ciências, MANUEL GONÇALVES MOREIRA, da Faculdade de Medicina, EGAS BOTELHO MENDES, da Faculdade de Engenharia, e D. MARIA TERESA GUERREIRO BRAVO, da Faculdade de Farmácia.

É-rne particularmente grato poder anunciar que à nossa Universidade pertencem as duas alunas propostas pelos Pre-lados de Vila Real e de Bragança para o Prémio Trás-os-Montes, instituído por generosa e benemérita iniciativa da distinta poe-tisa D. BEATRIZ ARNUT e destinado a galardoar as universitárias naturais daquela província que mais se distingam pelos seus predicados morais e intelectuais: AURORA DA SILVA NOGUEIRA DA COSTA, da Faculdade de Farmácia, e MARIA HELENA ALVES, da Faculdade de Engenharia. A esta Universidade pertence também o maior número das merecedoras do «Diploma de Honra».

Na sessão comemorativa do 102.Q aniversário da Associa-ção Industrial Portuense (à qual presidiu o Reitor da Universi-dade, em representação do Senhor Ministro da Educação Nacio-nal), foi entregue o Prémio Delfim Ferreira (10.000&00) ao Eng.o FERNANDO AUGUSTO GASPAR DINIS FORTE, como aluno mais distinto do Curso de Engenharia Electrotécnica.

Das bolsas concedidas pela mesma agremiação para o ano lectivo findo beneficiaram os alunos ARISTIDES GUEDES COELHO è

FERNANDO CARNEIRO DE SOUSA.

Foi superiormente aprovado o regulamento do Prémio Cen-tenário, que será atribuído em cada ano ao aluno que tiver obtido a mais alta classificação final nos cursos professados na Faculdade de Engenharia.

Os Prémios da Faculdade de Medicina couberam aos alunos

AMÂNDIO GOMES SAMPAIO TAVARES {Prémios Barão de Castelo de Paiva, Lopes Martins e Roentgen-Curie), WALTER FRIEDRICH ALFRED OSWALD {Prémios Visconde de Macedo Pinto, Prof. Ro-drigues Pinto e Cândido de Pinho), ANTÓNIO MANUEL SAMPAIO DE ARAÚJO TEIXEIRA {Prémio Vicente José de Carvalho), ARMANDA AUGUSTA MORAIS {Prémio Dr. Tito Fontes), MANUEL ALEXANDRE TEIXEIRA DA SILVA {Prémios João Alberto Gonçalves de Macedo

3

Pinto e Silva Cunha) e ANTÓNIO LOURENÇO DE OLIVEIRA {Prémio D. Idalina de Almeida).

Com os Prémios Salgueiro e Richter, da Faculdade de Farmácia, foram contemplados, respectivamente, os alunos

ANTÓNIO PINHO DE BROJO e MARIA LUCINDA MANO.

Intercâmbio Cultural e Extensão Universitária - F o i a Universidade honrada com a visita de individualidades de renome nas Ciências e nas Letras:

O Prof. MORROS SARDA, de Madrid, falou na Faculdade de Medicina sobre «Regulação fisiológica do córtex supra-renal», e o Prof. ENRIQUE OTERO AENLLE, da Universidade de Santiago de Compostela e Alcaide da mesma cidade, fez na Faculdade de Farmácia uma conferência intitulada: «Nova técnica de sepa-ração de substâncias».

A convite do Centro de Estudos Humanísticos, Dom FREI JOSÉ LOPEZ ORTIZ, Bispo de Tui e Vice-Presidente do Conselho Superior de Investigações Científicas, da Espanha, veio proferir uma série de três conferências notáveis acerca das «Relações jurídicas e políticas entre a Igreja e o Estado. Ensaio de inter-pretação histórica».

Na Faculdade de Ciências dissertaram o Prof. GASTON JULIA, Presidente da Academia das Ciências de Paris, sobre

«Espaços de Hilbert», e «Emílio Picard», o Prof. PIERRE PRUVOST,

da Faculdade de Ciências de Paris, sobre «A aplicação dos métodos de Geologia à prospecção e à exploração dos jazigos carboníferos», e o Eng.° CORNUDET, que sob o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Física e Química tratou de «O automa-tismo nas fábricas geradoras e nos postos de transformação».

O Prof. Sir GEORGE MC ROBERT, membro do Conselho Médico da Comunidade Britânica, ocupou-se, em duas conferên-cias na Faculdade de Medicina, de «Certos aspectos de Rickett-sioses» e da «Evolução da educação médica na índia e os seus ensinamentos para outras regiões tropicais».

Na mesma Faculdade ouvimos o académico francês Prof.

ROBERT COURRIER falar sobre «Radioactividade e Endocrinologia»;

o Prof. JULLIOT DE LA MORANDIÈRE, Director da Faculdade de Direito de Paris, na sua conferência acerca de «A emancipação

35

civil da mulher casada»; o Prof. MALLÉT-GUY, da Faculdade de Medicina de Lião, que em duas conferências tratou de «O lugar das intervenções nervosas nas distonias biliares» e da «Cirur-gia biliar sob verificação manométrica e radiológica peropera-tória»; o Dr. CASTILLO DE LUCAS, da Faculdade de Medicina de Madrid, que se ocupou da «Crenoterapia e profilaxia, em par-ticular na infância*; e o Prof. MICHEL POI.ONOWSKI, da Faculdade de Medicina de Paris, que versou o tema: «A haptoglobina e seu significado clínico». Este Professor fez também na Faculdade de Farmácia uma conferência intitulada: «Noções recentes sobre o metabolismo da acetona».

Por sua vez, o Prof. CARLO FACCIO, Director do Instituto de Cultura Italiana, falou no Centro de Estudos Humanísticos sobre

«A Divina Comédia como representação sacra».

Honraram ainda a Universidade com a sua visita os Se-nhores JACQUES DUMAINE, Embaixador da França, ALFRED BRUNNER,

Ministro da Suíça, Brigadeiro H. C. TRAVELL STRONGE, Delegado do British Council, e LEROY JAMES BENOIT, Adido cultural à Embai-xada dos Estados Unidos em Lisboa.

Na Faculdade de Engenharia e promovidas pela Delegação da «Ordem dos Engenheiros», fizeram ainda conferências os Engs. FERNAND DESCANS, ROBERT SINAVE e RAFAEL ESCOLA G I L .

Durante algum tempo trabalharam no Instituto de Antropo-logia o Rev.» P.e JEAN ROCHE, professor do Instituto Católico de Paris e do Centro Nacional da Investigação Científica, e o Prof.

GERHARD ROHLFS, da Universidade de Munique.

A semelhança dos anos anteriores e com o costumado interesse, realizou-se na Faculdade de Engenharia o Curso de aperfeiçoamento de Urbanização, frequentado por 32 alunos.

Ali fez também o Eng.° ALFREDO DE ANDRADE, do Labora-tório da Junta Nacional da Cortiça, um curso sobre o emprego deste produto nos isolamentos térmicos e iónicos; o curso, pro-movido por aquela Junta, constou de oito lições, ouvidas por alunos da Faculdade, engenheiros e arquitectos.

No Centro de Estudos Humanísticos pronunciou uma con-ferência o Prof. HERNÂNI CIDADE, subordinada ao título: «Contri-buição portuguesa para o progresso do Mundo — razão da nossa participação no Colloquim de Washington.

Da regência do IV Curso do Centro de Estudos Econó-micos e Financeiros, criado e mantido pela Associação Comer-cial do Porto, foi encarregado o Prof. DANIEL BARBOSA, que em seis lições se ocupou de problemas de Economia Aplicada.

Durante o ano escolar findo fizeram ou completaram está-gios no estrangeiro, com o patrocínio do Instituto para a Alta Cultura, o Prof. Eng.° BARBOSA DE ABREU (Itália), o Prof. ARNALDO ROSEIRA (Mompilher), o Assistente VELEZ GRILO (Birmingham) e a Dr.a MARIA HELENA DA ROCHA PEREIRA, do Centro de Estudos Humanísticos, em Londres e Oxónia.

Os Assistentes da Faculdade de Engenharia DIOGO DE PAIVA BRANDÃO e MARTINS PAREDES estagiaram, respectivamente, nas fábricas da «Metropolitan Vickers» e da «English Electric Co.», em Inglaterra.

Ao Assistente da mesma Faculdade Eng.° FILIPE DE PAIVA LEITE BRANDÃO concedeu o referido Instituto uma bolsa de estudo para frequentar um cuso especial de Fotogrametria na Escola Politécnica Federal de Zurique.

Com o intuito de reatar no Norte do País a tradição dos estudos de Oceanografia, o Instituto para a Alta Cultura conce-deu ao licenciado JOÃO MACHADO CRUZ subsídios para estagiar no Instituto de Biologia Marítima de Lisboa e no Laboratório Arago, de Banyuls-sur-Mer e dependente da Universidade de Paris, e ali fazer a sua preparação especializada, de modo a poder prosseguir os trabalhos de investigação científica na Esta-ção de Zoologia Marítima da Foz, nomeadamente os estudos relativos à biologia da Sardinha, de tão alto interesse no domí-nio da ciência pura como no campo económico, na aplicação à indústria da pesca e das conservas, dada a proximidade em que se encontra a Estação de Zoologia Marítima do importante centro conserveiro de Matosinhos.

Na mesma ordem de ideias e dada a impossibilidade de o Prof. W. E. ANKEL, da Universidade Técnica de Darmstadt, realizar a sua anunciada visita ao Porto, pediu-se autorização para que a respectiva verba concedida pelo Instituto para a Alta Cultura possa ser utilizada pelo Prof. PAUL BOUGIS, do referido Laboratório Arago.

Entre os concorrentes à bolsa de estudo oferecida pelo

37