• Nenhum resultado encontrado

Instituições públicas e privadas disputam a classificação entre as melhores do país

A logística dos cursos de Jornalismo 3.1 Processo de Bolonha

8. Escola Superior de Comunicação Social: oferece curso específico em Jornalismo e seu plano de curso está adequado ao Processo de Bolonha O primeiro ciclo

3.6. Instituições públicas e privadas disputam a classificação entre as melhores do país

O mesmo procedimento metodológico utilizado para verificar o perfil almejado do profissional jornalista pelas instituições de ensino portuguesas, de analisar quantitativamente o conteúdo curricular, é adotado na análise das instituições brasileiras selecionadas. O critério de seleção da amostra brasileira foi diferente do adotado na amostra portuguesa, pelas próprias diversidades de ambos os países. O Brasil, diferentemente de Portugal, não faz parte do Processo de Bolonha, e conseqüentemente seus instrumentos de avaliação são outros. A delimitação do universo brasileiro fundamentou-se nos 10 melhores cursos de jornalismo do país, de acordo com o resultado do ENADE realizado em 2006. A classificação da amostragem, de acordo com a sua natureza, apresenta um equilíbrio numérico entre as instituições de ensino, sendo cinco públicas e cinco privadas. Outra diversidade é a distribuição regional, as dez instituições estão localizadas em diferentes cidades e estados do país.

1.Universidade Federal de Santa Catarina: é uma universidade pública, custeada pelo Governo Federal. Comemora 45 anos de existência e está entre as melhores instituições de ensino superior do país e da América Latina. A Universidade promove ações no campo de pesquisa e produção científica, promove intercâmbios e tem projetos de mobilidade acadêmica com países Ibero-Americanos. O curso de Jornalismo obteve a nota máxima (5,0) no exame do ENADE. Ele é integral, com duração de 4 anos, ao todo são 123 créditos obrigatórios e 68 créditos distribuídos em disciplinas optativas.

No primeiro semestre são oferecidas cinco disciplinas específicas em Jornalismo: Redação para Rádio; Redação para TV; Fotojornalismo I; Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística; e Introdução às Artes Gráficas. Uma disciplina das Ciências Sociais e Humanas: Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira I. E uma disciplina pertencente à Ciência da Comunicação: Tecnologia em Jornalismo.

No segundo semestre são quatro unidades curriculares específicas em Jornalismo: Redação II; Editoração Eletrônica; Telejornalismo I; e Radiojornalismo I. E uma disciplina em Ciências Sociais e Humanas: Sociologia Geral e da Comunicação.

O terceiro semestre oferece duas cadeiras específicas: Redação III; e Redação para a Internet. Duas disciplinas no campo das Ciências Sociais e Humanas: Estética; Teoria e Método de Pesquisa I. E uma cadeira em Ciências da Comunicação: Planejamento Gráfico.

O quarto semestre oferece três disciplinas específicas em Jornalismo: Redação IV; Edição; e Webdesign. E uma disciplina em Ciência da Comunicação: Teoria da Comunicação I.

No quinto semestre há três cadeiras específicas do Jornalismo: Redação V; Teoria do Jornalismo; e Jornalismo On-line. Duas disciplinas em Ciências da Comunicação: Comunicação Institucional; e Políticas de Comunicação.

No sexto semestre são oferecidas duas disciplinas específicas em Jornalismo: Redação VI; e Jornal Laboratório. E duas disciplinas em ciências sociais e humanas: Legislação e Ética do Jornalismo; e Comunicação e Filosofia.

O sétimo e o oitavo semestre dedicam-se apenas às específicas em Jornalismo: Redação VII; e Técnica de Projetos, no sétimo. E Projetos Experimentais no oitavo.

O leque das optativas é eclético, totalizam mais de 70 opções que direcionam o aluno para a área em que pretende especializar-se: Radiojornalismo II; Telejornalismo II; Fotojornalismo II; Reportagem Especializada; Tópicos Especiais em Jornalismo VI; Tópicos Especiais em Jornalismo XII; Projeto Editorial e Gráfico; Locução e Apresentação em Rádio e TV; Comunicação Visual I; Grande Reportagem em Vídeo; Tópicos Especiais em Jornalismo IV; Apresentação e Entrevista em Radiojornalismo; Tópicos Especiais em Jornalismo I; Tópicos Especiais em Jornalismo X; Tópicos Especiais em Jornalismo XI; Tópicos Especiais em Jornalismo V; Redação VIII; Tópicos Especiais em Jornalismo VII; Tópicos Especiais em Jornalismo VIII; Tópicos Especiais em Jornalismo IX; Tópicos Especiais em Jornalismo XIV; Tópicos Especiais em Jornalismo XV; Tópicos Especiais em Jornalismo II; Tópicos Especiais em Jornalismo XVI; Fotojornalismo III; Projeto Editorial e Gráfico; Locução e Apresentação em Rádio e TV; Comunicação Visual I; Grande Reportagem em Vídeo; Tópicos Especiais em Jornalismo IV; Apresentação e Entrevista em Radiojornalismo; Tópicos Especiais em Jornalismo I; Tópicos Especiais em Jornalismo X; Tópicos Especiais em Jornalismo XI; Tópicos Especiais em Jornalismo V; Redação VIII; Tópicos Especiais em Jornalismo VII; Tópicos Especiais em Jornalismo VIII; Tópicos Especiais em Jornalismo IX; Tópicos Especiais em Jornalismo XIV; Tópicos Especiais em Jornalismo XV; Tópicos Especiais em Jornalismo II; Tópicos Especiais em

Jornalismo XVI; Reportagem Especializada em Política; Reportagem Especializada em Economia; Jornalismo no Cinema; Controle de Opinião Pública; Comentário para TV I; Comentário para TV II; Jornalismo Científico; Reportagem Especializada em Esportes; Comunicação e Educação; Comunicação Institucional II; Introdução à Informática; Realidade Regional em Comunicação; Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira II; Comunicação e Cultura Popular; Leitura; Tópicos Especiais em Comunicação V; Tópicos Especiais em Comunicação VI; Teoria da Comunicação II; Mercado Editorial; Estética e Cultura de Massa II; Tópicos Especiais em Comunicação VII; Cinema II; Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação II; Técnicas de Produção Audiovisual; Tópicos Especiais em Comunicação III; Tópicos Especiais em Comunicação IX; Tópicos Especiais em Comunicação X; Tópicos Especiais em Comunicação XI; Tópicos Especiais em Comunicação XII; Técnicas de Proteção Audiovisual II.

A descrição do currículo mostra que o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina enfatiza disciplinas específicas em jornalismo tanto teóricas como práticas. Os créditos obrigatórios propiciam uma formação com ênfase generalista em jornalismo e, na seleção das optativas, o aluno tanto pode especializar-se na área de jornalismo que pretende atuar, como pode obter uma formação mais sólida, cursando disciplinas da área das ciências sociais, humanas e da comunicação. O interessante é que no cardápio dos créditos obrigatórios oferecidos, a relação é 17 créditos específicos em Jornalismo, contra 6 em Ciências Sociais e Humanas e 5 em Ciência da Comunicação.

2.Universidade Estadual de Santa Maria: é uma universidade pública, custeada pelo governo do estado de Rio Grande do Sul. Ela oferece o Curso de Comunicação Social com três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

A estrutura curricular é composta por um tronco comum, envolvendo três habilitações. Corresponde a um Núcleo de Estruturação, assim denominado pela instituição, que é formado pelas disciplinas de conteúdo básico. Há o Núcleo de Formação que se refere às disciplinas fundamentais para a formação profissional em jornalismo e o Núcleo Complementar constituído por conteúdos interdisciplinares das áreas de comunicação e ciências humanas e sociais. Este inclui também as atividades complementares como iniciação científica, participação em eventos com apresentação de trabalhos e estágios extracurriculares.

No primeiro semestre são oferecidas três disciplinas do tronco comum, sendo uma da Ciência da Comunicação e duas em Ciências Sociais e Humanas: Introdução a Pesquisa em Comunicação; Sociologia da Comunicação; Redação e Expressão Oral I. Além destas, mais três disciplinas com conteúdo específico em jornalismo: Fotojornalismo; Historia do Jornalismo; Introdução ao Jornalismo.

No segundo semestre são quatro unidades curriculares pertencentes ao tronco comum, sendo três em Ciências da Comunicação e uma em Ciências Humanas: Teorias da Comunicação; Comunicação e Cultura; Comunicação Digital; Redação e Expressão Oral II. E mais duas disciplinas do Núcleo de Formação, específico em jornalismo: Laboratório de Fotojornalismo; Radiojornalismo.

O terceiro Semestre oferece três disciplinas do Núcleo de Formação em

Jornalismo: Laboratório de Jornalismo Digital I; Laboratório de Radiojornalismo I; Telejornalismo; e duas do Núcleo de Estruturação (tronco comum), sendo uma em ciências sociais e interdisciplinar e outra em ciências humanas: Pesquisa de Opinião Pública; Redação e Expressão Oral III.

O quarto semestre disponibiliza cinco disciplinas do Núcleo de Formação em Jornalismo: Assessoria de Imprensa; Jornalismo Impresso; Laboratório de Jornalismo Digital II; Laboratório de Radiojornalismo II; Laboratório de Telejornalismo I; e uma disciplina do Núcleo Complementar (interdisciplinar) em Ciências Sociais, Comunicação e Pensamento Contemporâneo.

No quinto semestre são quatro cadeiras específicas do Jornalismo: Laboratório de Jornalismo Digital III; Laboratório de Jornalismo Impresso I; Laboratório de Radiojornalismo III; Laboratório de Telejornalismo II; e uma interdisciplinar em Ciências Humanas: Semiótica da Comunicação.

No sexto semestre são oferecidas quatro disciplinas específicas ao Jornalismo, sendo que uma delas pertence ao campo das Ciências Humanas: Laboratório de Jornalismo Impresso II; Laboratório de Telejornalismo III; Teorias do Jornalismo; Ética Jornalística. No tronco comum é disponibilizada uma disciplina em ciências sociais: Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação.

O sétimo semestre oferece apenas duas disciplinas, uma específicas do Jornalismo, Laboratório de Jornalismo Impresso III, e outra do Núcleo Complementar,

Trabalho de Conclusão de Curso I. O oitavo semestre destina-se a uma disciplina específica, Trabalho de Conclusão de Curso II.

O currículo do curso de Jornalismo tem 23 disciplinas específicas e 13 conteúdos do tronco comum, interdisciplinares, pertencentes às Ciências Sociais, Humanas e da Comunicação. O conteúdo em Jornalismo prepara o profissional para atuar em diferentes veículos de comunicação e o conteúdo generalista procura completar a formação com conhecimento teórico sólido.

3. Universidade Salgado de Oliveira: é uma instituição privada, conhecida também