• Nenhum resultado encontrado

E A D: PROCEDIMENTOS EXTERNOS E INTERNOS

4.4 INSTRUMENTO : AUTORIZAÇÃO DE CURSOS EM EAD

Em continuidade ao processo de credenciamento e autorização para EaD no ensino superior a Secretaria de Educação a Distância (SEED), Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, fazem visitação na IES para processo de avaliação e supervisão orientados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

É designada para visitação uma comissão de avaliadores que aplicam instrumento de autorização de curso para oferta na modalidade a distância (Anexo 2).

Esse instrumento está divido em três dimensões: a primeira dimensão é organização didático-pedagógica; a segunda é o corpo social (docentes e tutores); a terceira, instalações físicas.

Para cada uma destas dimensões há categorias de análises e para cada uma delas são definidos alguns indicadores. A esses indicadores são atribuídos conceitos de avaliação, por escala, com valores de um a cinco. Tal atribuição de conceitos é orientada por texto de critérios de análise (Anexo 2).

4.4.1 Dimensão 1 - organização didático-pedagógica

A primeira categoria volta-se para os aspectos gerais Projeto Pedagógico do Curso. Por meio do Projeto Pedagógico do Curso-PPC, Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN e outros documentos da IES, a comissão de avaliadores analisa os seguintes indicadores: contexto educacional; objetivos do curso; perfil do egresso; número de vagas.

A segunda volta-se para os aspectos formativos dos cursos explicitados no PPC que deve ter consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Nesta avaliam-se os conteúdos curriculares, a metodologia de ensino, a compatibilização entre as tecnologias de informação e comunicação e curso proposto, formação inicial em educação a distância, de modo a promover a familiaridade do estudante com a metodologia de ensino, e atualização e adequação das ementas e bibliografias dos conteúdos propostos.

Os materiais educacionais são a terceira categoria da dimensão ora descrita. Os indicadores a serem avaliados são os materiais didáticos impressos ou disponibilizados em meio digital em plataformas de ensino na internet (web) e os audiovisuais (Rádio, TV, Computadores, DVD-ROM, VHS, Telefone Celular, CD- ROM). Observa-se a articulação e complementaridade entre os materiais impressos, audiovisuais ou para internet (web) e em que medida esses propiciam a abordagem interdisciplinar e contextualizada dos conteúdos. As informações do Guia Geral para o Estudante, a respeito do curso, da modalidade de ensino, dos processos de interação entre docentes, tutores e alunos e dos processos de avaliação, e do Guia de Conteúdos que deve explicitar para o estudante a composição dos módulos, das unidades de estudo, entre outras informações pertinentes. Ainda, os mecanismos para auto-avaliação dos estudantes nos materiais educacionais e sistema de avaliação prévia de materiais educacionais (pré-testagem).

A quarta categoria de análise refere-se às formas de interação entre docentes, tutores e estudantes e as tecnologias que serão utilizadas em Educação a Distância.

A quinta categoria de análise trata da avaliação em educação a distância, avaliação do corpo docente/tutoria e avaliação dos materiais educacionais por meio dos seguintes indicadores: processo continuado de avaliação de aprendizagem (inclusive recuperação); sigilo e segurança nas avaliações de aprendizagem dos estudantes; avaliação do material educacional;e,avaliação da infra-estrutura de tecnologia.

Ao término das categorias há no instrumento um campo para relato global da dimensão “Organização didático-pedagógica”.

4.4.2 Dimensão: Corpo Social (Docentes e Tutores)

A primeira categoria de análise da dimensão “Corpo Social” trata da administração acadêmica, por meio da conceituação dos indicadores referentes à titulação e formação do coordenador do curso, ao regime de trabalho do coordenador do curso, à composição e funcionamento do colegiado de curso ou equivalente, ao tempo de experiência profissional do coordenador do curso e ao núcleo de apoio didático-pedagógico aos docentes

Com base nas informações que obrigatoriamente devem constar do PPC e documentação própria da IES, a segunda categoria desta dimensão propõe a avaliação dos indicadores relativos ao perfil dos docentes, a saber: titulação, experiência acadêmica na educação superior e experiência profissional, qualificação e/ou experiência em EaD, regime de trabalho e produção intelectual.

Tendo como fonte de consulta os documentos institucionais PDI, PPC, Estatuto e Regimento Interno, o instrumento de autorização de cursos apresenta grupo de indicadores para avaliação do corpo de tutores. Esses indicadores referem- se à titulação, qualificação dos tutores em educação a distância e ao regime de trabalho.

A quarta e última categoria de análise da dimensão em tela refere-se às Condições de trabalho da Equipe de Docente/Tutores para Atendimento dos Estudantes nas Atividades Didáticas, a distância e presenciais, por meio da análise das informações prestadas pela IES no PDI e nos Termos de Compromisso firmados entre pelos docentes e instituição.

Para finalizar a dimensão sugere-se um relato global da dimensão “Corpo Social (docentes e tutores)”.

4.4.3 Dimensão: Instalações Físicas

A primeira Categoria de análise trata das Instalações gerais. Para tanto os avaliadores devem ter como fontes de consulta o PDI e Decreto 5.296/2004 (BRASIL, 2004) que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Deve avaliar os seguintes indicadores de infraestrutura: sala de professores, sala de tutores e sala de reuniões, gabinetes de trabalho para professores, instalações para a equipe de tutores, recursos de tecnologias de informação e comunicação (audiovisuais e multimídia) e laboratórios especializados no pólo para realização de atividades presenciais (inclusive as obrigatórias).

A segunda e última categoria de análise desta dimensão é Biblioteca com base nas informações do PPC e PDI. Os indicadores desta categoria são: livros da bibliografia básica e complementar, periódicos especializados, livros da bibliografia básica no pólo e livros da bibliografia complementar no pólo de apoio presencial.

Finaliza-se a avaliação com relato global da dimensão “Instalações Físicas”.

4.5 INSTRUMENTO: CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A