• Nenhum resultado encontrado

3.3 Avaliação do diagnóstico situacional

4.1.4 INSTRUMENTOS DE GESTÃO E MECANISMOS DE CONTROLE E

Os instrumentos de gestão e mecanismos de controle e avaliação propostos constituem-se de programas à serem elaborados por profissionais competentes, que representarão pequenos projetos complementares ao PGRS. A seguir são apresentadas as propostas de programas e as respectivas diretrizes a serem atendidas:

Programa de Monitoramento do PGRS

O programa de monitoramento das atividades previstas para o PGRS do aeroporto tem como objetivo indicar uma rotina de atividades que visa checar a eficiência das medidas adotadas, a detecção de falhas operacionais na execução das atividades previstas no plano, a necessidade de aquisição de equipamentos ou aumento do quadro pessoal, levantar dados para calibração dos métodos empregados, bem como servir de registros para análise e elaboração das atualizações do PGRS. São alvo deste programa os resíduos provenientes das aeronaves, do sítio aeroportuário, das instalações que exercem atividades de manutenção de equipamentos e aeronaves, das instalações dos serviços de saúde, das empresas consideradas grandes geradores de resíduos e a unidade de triagem e compostagem. A execução deste programa consiste na formação de um banco de dados obtido através do preenchimento das planilhas apresentadas a seguir.

TABELA 6 – MONITORAMENTO DOS RESÍDUOS DAS AERONAVES.

TABELA 11 - MONITORAMENTO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM.

Monitoramento das características dos resíduos provenientes das aeronaves e do

sítio aeroportuário

A fim de se formar um banco de dados quantitativo e qualitativo à ser empregado na revisão do PGRS. Trimestralmente deverão ser efetuadas amostragens dos resíduos provenientes das aeronaves e do sítio aeroportuário.

Programa de monitoramento das atividades exercidas no aeroporto

A geração de resíduos sólidos está intimamente ligada às atividades exercidas no aeroporto. Dependendo do porte do aeroporto, podem ser inúmeras as atividades desenvolvidas bem como a quantidade de instalações componentes dos seus sistemas. A fim de viabilizar um controle mais eficiente da geração de resíduos sólidos no aeroporto, o

objetivo do programa de monitoramento das atividades é de evitar a execução de atividades estranhas às previstas em contrato, no caso das concessionárias, ou às atividades previstas para os próprios departamentos da empresa administradora do aeroporto e centralização de uma série de informações interessantes ao PGRS, quais sejam:

• para as concessionárias: identificação da razão social da concessionária, vigência e escopo do contrato, descrição das atividades principal e afins, localização – pertence a qual sistema, localiza-se em qual instalação;

• para os departamentos e instalações da empresa administradora do aeroporto: identificação do departamento, descrição das atividades principal e afins, localização – pertence a qual sistema, localiza-se em qual instalação;

• número de funcionários de cada instalação; • identificar os respectivos materiais utilizados.

Procedimentos:

O programa de monitoramento das atividades desenvolvidas no sítio aeroportuário consiste na elaboração de um cadastro das informações considerada interessantes ao PGRS. Este cadastro deverá ser elaborado por representantes dos setores de recursos humanos, comercial e de planejamento e gestão da empresa administradora do aeroporto. Para tanto será necessário seguir os seguintes passos:

• estabelecer uma equipe de trabalho – é importante que nesta equipe tenha pelo menos um representante de cada departamento da empresa administradora do aeroporto;

• efetuar o levantamento de dados e informações: – delimitar as áreas que serão cobertas por cada participante – trabalhar com base no zoneamento funcional do aeroporto;

• elaborar uma ficha com as informações para cada setor ou concessionária, e agrupá-las pela localização (sistema e instalação).

Deve ser convencionado entre as partes que, aleatoriamente serão feitas visitas, sem prévia comunicação, por parte da empresa administradora do aeroporto aos departamentos e às concessionárias para verificar se as informações contidas no cadastro condizem com a realidade. Deverá ser designado um funcionário da empresa administradora do aeroporto para

monitorar as atividades desenvolvidas no aeroporto.

Programa de controle e avaliações dos grandes geradores de resíduos do

aeroporto

Este programa é indicado para aqueles aeroportos que possuam área industrial nas quais existam empresas de produção, que devido aos seus processos gerem resíduos muito variados, com características diversificadas. Logo, dentro do aeroporto, estas empresas configurarão como grandes geradores de resíduos e deverão apresentar PGRS específico.

O objetivo do programa de controle e avaliações dos grandes geradores de resíduos, é o de monitorar o gerenciamento dos resíduos efetuados nestas instalações e prevenir danos ambientais e custos à empresa administradora do aeroporto em decorrência de procedimentos inadequados. O mau gerenciamento dos resíduos por parte destas empresas pode gerar danos ambientais que extrapolem os limites do sítio aeroportuário. Neste caso, consubstanciados na Lei 6938, de 31 de agosto de 1981 - Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, art.3o,c.c. Decreto no 99.274/90, é possível afirmar que a empresa administradora do aeroporto e todas as demais, inclusas ou não no PGRS do aeroporto, são legalmente responsáveis e poderão vir a indenizar ou recuperar os danos causados ao meio ambiente – responsáveis solidários.

Procedimentos:

A empresa administradora do aeroporto deverá solicitar aos grandes geradores de resíduos a elaboração de um PGRS específico contemplando a caracterização e quantificação dos resíduos gerados; a previsão da geração de resíduos por mês; a descrição dos procedimentos de segregação, acondicionamento, coleta, área de armazenamento temporário, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos gerados. Em anexo ao PGRS, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

• Cópia do contrato estabelecido entre as partes;

• Cópia das licenças ambientais de operação emitidas pelo Órgão Estadual de Meio Ambiente;

• Ficha técnica do processo de produção, com identificação das atividades inerentes ao processo e seus respectivos insumos;

• Cadastro das empresas das empresas terceirizadas, integrantes do PGRS, com identificação da razão social, endereço, telefone e suas respectivas licenças ambientais de operação expedidas pelo Órgão Estadual de Meio Ambiente.

Deverá ser convencionado entre as partes que, aleatoriamente serão feitas visitas, sem prévia comunicação, para verificar se as informações contidas no plano condizem com a realidade. Deverá ser designado um funcionário da empresa administradora do aeroporto para monitorar as atividades desenvolvidas no aeroporto.

Programa de educação ambiental

O objetivo da implantação do programa de educação ambiental é de esclarecer a importância que cada funcionário da comunidade aeroportuária tem com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos no aeroporto. Nesse sentido, deverão ser desenvolvidas atividades educacionais que envolvam questões específicas do PGRS, dentro do contexto do aeroporto e do município. Este programa deverá servir como fonte de informações e exemplos que contribuam para a criação da consciência e da responsabilidade que cada indivíduo deve ter perante a preservação da qualidade ambiental.

Procedimentos:

• levantamento de instituições de ensino e organizações não governamentais que tenham interesse em participar;

• definição dos métodos e práticas a serem adotados;

• promoção de palestras e seminários aos funcionários e visitas às unidades de triagem e ao aterro sanitário.

É interessante que os usuários do aeroporto também possam dispor de informações referentes ao PGRS através da distribuição de folhetos e cartazes abordando os procedimentos de segregação na fonte, acondicionamentos, coleta e destinação final, a unidade de triagem.

Este programa deve ser implantado com antecedência a implantação do PGRS e propõe-se que seja de caráter contínuo.

Deverá ser designado um funcionário da empresa administradora do aeroporto para coordenar as atividades.