• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.5. Instrumentos e procedimentos de registro de textos:

sendo essa uma dimensão importante no contexto da tutoria denominada como virtual que desenvolve a ação educativa por meio da mediação de recursos tecnológicos.

3.5. Instrumentos e procedimentos de registro de textos:

Os instrumentos e procedimentos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa foram selecionados numa perspectiva de materialização das experiências vividas pelos sujeitos por meio de textos, segundo os princípios da AHFC. Assim, conforme detalhado na seção 4.1, os instrumentos, no geral, se constituem como oportunidades para que os sujeitos possam registrar as reflexões, narrativas, descrições e outras questões sobre o fenômeno que vivenciam por meio a linguagem.

Seguindo a orientação metodológica da AHFC, os instrumentos planejados e elaborados para a coleta dos textos dos sujeitos são detalhados no Quadro 11 que também apresenta alguns registros importantes sobre os objetivos da utilização desses instrumentos:

QUADRO 11: INSTRUMENTOS DA PESQUISA

Instrumento Objetivo

Observações e Características Relato 1

(Apêndice 2)

1-Possibilitar aos sujeitos relatar, de forma livre, as ações que desenvolvem no AVA, dando exemplos, narrando situações, fazendo reflexões. 2- Obter textos que

materializem as experiências vividas pelos sujeitos no ambiente virtual quando estão em ação como tutores, para desenvolver as rotinas de organização e interpretação (FREIRE, 2007).

Arquivo em processador de texto, com instruções para os sujeitos, enviado por e-mail

individualmente.

Primeiro instrumento de registro de texto, com orientação para que os sujeitos relatassem livremente quais ações desenvolviam no AVA.

Questionário 1

(Apêndice 3)

Fazer o levantamento dos perfis dos sujeitos nas dimensões: 1- formação e experiência (em docência, tutoria, EaD e EPT); 2- Expectativas (no contexto em que vive a experiência da tutoria);

3-Fluência tecnológica (os conhecimentos e habilidades no uso dos recursos tecnológicos na perspectiva dos próprios sujeitos).

Elaborado com questões fechadas e abertas. Desenvolvido e aplicado de forma satisfatória. Criado por meio da ferramenta on-line Lime Survey, em servidor contratado para esse fim, com domínio próprio para garantir a segurança das informações.

Questionário 2

(Apêndice 4)

1-Registrar, de forma livre, percepções, reflexões, comentários sobre docência, tutoria, ambientes virtuais; 2-Identificar pontos específicos do fenômeno com relação à tutoria, docência e ambientes virtuais;

3- Obter textos reflexivos, narrativas, opiniões para descrição do fenômeno.

Elaborado com questões fechadas e abertas. Desenvolvido e aplicado de forma satisfatória. Criado por meio da ferramenta on-line Lime Survey em servidor contratado para esse fim, com domínio próprio para garantir a segurança das informações.

Entrevista/ Conversa hermenêutica

1-Obter textos dos sujeitos (incluindo a pesquisadora) a partir de uma conversa em que todos os envolvidos

construiriam os significados acerca da ação de tutoria em ambientes virtuais.

A proposta seria

desenvolver a conversa hermenêutica por meio de fórum ou ferramentas digitais on-line. Observação e captura de interações no AVA

1-Obter os textos frutos da interação entre um sujeito junto a seus pares e demais

membros da equipe. 2-Obter registro visual do ambiente e dos recursos

Observação e captura de algumas imagens/textos dos fóruns em que há interação de um dos sujeitos, participando ativamente como tutor no

utilizados para descrição das interações, das ferramentas e do ambiente como uma fotografia do sujeito atuando como tutor no AVA.

AVA, com outros membros da equipe do curso em que atua.

Fonte: elaborado pela autora

Conforme o Quadro 11 apresenta, cinco instrumentos foram planejados e elaborados com determinadas características e objetivos específicos. Entretanto, o instrumento conversa hermenêutica não foi desenvolvido de forma satisfatória devido às dificuldades de engajar os sujeitos na participação por e-mail, especialmente devido às questões de tempo, disponibilidade e entraves com relação ao recurso que seria utilizado: o próprio e-mail.

Os outros quatro instrumentos foram desenvolvidos e utilizados de forma satisfatória, possibilitando material textual e imagens que são essenciais para o processo de descrição e interpretação do fenômeno que esta pesquisa objetiva compreender.

É preciso destacar que a carta convite para a participação da pesquisa foi enviada por e-mail, de forma individual, após autorização da instituição que possibilitou contato com os coordenadores de curso e com os próprios sujeitos de cada curso/eixo tecnológico que sinalizaram interesse e disponibilidade em participar da pesquisa. A carta convite enviada por e-mail teve o mesmo argumento textual, mudando somente o nome dos sujeitos e do curso/eixo tecnológico, conforme consta no Apêndice 1 deste trabalho.

Algumas informações foram retiradas da carta por questões éticas, porém, é possível identificar que esse convite foi direcionado para sujeitos de forma a estabelecer um primeiro diálogo sobre as formas de participação que depois foram sendo modificadas como, por exemplo, a própria entrevista, que depois se transformou em conversa hermenêutica e que, devido aos problemas já relatados, não foi utilizada. Após o envio da carta convite, vários e-mails foram trocados entre os sujeitos e a pesquisadora durante o desenvolvimento da pesquisa, inclusive para envio dos outros três instrumentos: Questionário1, Questionário 2, Relato.

A seguir, apresenta-se o detalhamento dos procedimentos em que cada instrumento foi utilizado, apresentando a ordem e a maneira como foi utilizado

durante o desenvolvimento da coleta, conforme apresento no Quadro 12:

QUADRO 12: UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DA PESQUISA Instrumento

Ordem de

utilização Como foi utilizado

Relato Primeiro momento

Enviado por e-mail, antes dos questionários, para que os sujeitos escrevessem seus relatos sobre a ação que desenvolvem nos ambientes virtuais, reflexões, narrativas, dentre outros, sem que houvesse interferência das questões sobre tutoria que iriam responder tanto no Questionário 1, como no 2.

Observação e

captura de

interações no AVA

Segundo momento Após autorização da instituição, foram realizadas algumas

observações e capturadas algumas interações no AVA em um curso em que um sujeito atua.

Questionários 1e 2 Terceiro momento Enviados por e-mail por meio do link da ferramenta on-line Lime Survey, em dias diferentes para cada sujeito, conforme eles iam

devolvendo o Relato escrito também por e-mail.

Fonte: elaborado pela autora

foram realizados no primeiro semestre do ano de 2014, após os instrumentos elaborados passarem por alguns ajustes e reformulações ainda no segundo semestre de 2013. Para a interpretação, com base nas rotinas propostas por Freire (2007), foram escolhidos os textos do instrumento Relato, intencionalmente, pois, como os sujeitos escreveram livremente, a expectativa é que viessem textos enriquecidos com narrativas e reflexões. De fato, os textos vieram carregados de emoções, descrições, narrativas e reflexões, com muitas informações relevantes, possibilitando uma interpretação complexa como apresento no capítulo 4. Os demais textos e informações coletadas foram utilizados como base para todo o processo interpretativo, preservando aspectos das descrições e reflexões feitas pelos sujeitos, individualmente, além de auxiliar no processo de validação e articulação entre os temas e subtemas que emergiram.