• Nenhum resultado encontrado

Relatório do Trabalho de Campo

o 4 de abril de 2016: Entrevista com a pesquisadora Ana Menezes do Jornal do Almoço (RBS TV).

3.2 Instrumentos de pesquisa

A confecção dos questionários (geral, confidencial e de saúde mental) utilizados no estudo começaram no ano anterior ao início do acompanhamento. Após várias discussões sobre os temas, instrumentos e a apresentação destes, as perguntas foram agrupadas em blocos e, então, inseridas na plataforma eletrônica Research Electronic Data Capture (REDCap).

O REDCap foi desenvolvido e implantado inicialmente na Universidade Vanderbilt, com o intuito de oferecer uma ferramenta intuitiva e reutilizável para a comunidade cientifica; na coleta, armazenamento e difusão de dados de pesquisa. Possui uma interface acessível que permite ao usuário inserir dados de estudos de forma segura e acurada (Harris et al., 2009).

Todos os questionários dos 22 anos foram planejados para serem aplicados em netbooks ou notebooks, sendo acessados através de qualquer

browser. Prevendo possíveis problemas técnicos com os computadores e/ou

sistema, uma versão impressa de todos os questionários, com exceção de um teste (teste de faces), foi preparada. Uma apresentação mais detalhada de cada instrumento é fornecida a seguir.

 Questionário geral: constituiu-se por 276 questões e foi dividido em nove blocos que abordavam diversos temas: Bloco A: Identificação; Bloco B: Estudos; Bloco C: Trabalho; Bloco D: Família, moradia e renda; Bloco E: Gravidez; Bloco F: Saúde; Bloco G: Trânsito; Bloco H: Atividade física;

84

Bloco I: Lazer; Bloco J: Eventos estressores; Bloco K: Fumo e discriminação; Bloco L: Álcool; Bloco M: Saúde mental (SRQ-20).

 Questionário confidencial: composto por 76 questões sobre diferentes temas, como consumo de bebidas alcoólicas, uso de drogas, violência, bem-estar, vida sexual e contracepção. O questionário era preenchido pelos jovens, preferencialmente em netbook, imediatamente após o término do questionário geral. Caso o participante apresentasse dificuldades para utilizar o computador, poderia utilizar a versão impressa. Os questionários confidenciais realizados em papel eram inseridos em envelope, “lacrados” pelos jovens e depositados em uma urna. Semanalmente, as doutorandas recolhiam os questionários e digitavam as respostas diretamente no

REDCap.

Testes psicológicos aplicados por psicólogos: composto pelo Mini

International Neuropsychiatric Interview - MINI (Sheehan et al., 1998; Amorim, 2000) e o SPAN de dígitos (Wechsler, 1997; Nascimento, 2004).

o MINI - trata-se de um entrevista diagnóstica de curta duração (15 a 30 minutos) que visa classificar os entrevistados forma compatível com os critérios do DSM-V e da CID-10. Dentre os transtornos mentais avaliados pelo MINI, foram investigados na Coorte de 1993 aos 22 anos:

 Episódio depressivo maior e risco de suicídio;  Transtorno Bipolar;

 Fobia social;

 Transtorno de ansiedade generalizada;

 Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade;  Transtorno da personalidade antissocial;

 Transtorno de estresse pós-traumático.

o O SPAN de dígitos é um subteste da escala WAIS-III, que avalia o Quociente de Inteligência - QI. O subteste Dígitos é composto de oito séries para ordem direta e sete para inversa, havendo um aumento

85

gradual da quantidade de dígitos em cada série. A ordem direta é aplicada em primeiro lugar, seguida pela inversa, que é administrada independentemente se o examinando fracassa totalmente na ordem direta. Cada item é formado de dois conjuntos de dígitos constituindo em duas tentativas, sendo ambas aplicadas. A pontuação máxima no subteste é de 30 pontos, sendo que o resultado bruto máximo na ordem direta é de 16 pontos enquanto na ordem inversa é de 14 pontos.

Testes psicológicos autoaplicados: constituído ao todo por 57 questões,

oriundas de diferentes instrumentos:

o Escala de Prazer Snaith-Hamilton (Snaith et al, 1995): composta por 14 questões para avaliar anedonia (perda da capacidade de sentir prazer, comum aos estados gravemente depressivos). Escores elevados nesta escala indicam níveis elevados do estado de anedonia;

o Center for Epidemiologic Studies Depression Scale-Revised (CESD-R) (Eaton et al., 2004): é um teste de screening para depressão composto por 20 perguntas. A pontuação total varia de 0 a 60 pontos e um escore igual ou acima de 16 indica uma pessoa em risco de depressão.

o Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 (Narrow et al., 2013): constituído por 23 questões que avaliam domínios de saúde mental importantes entre os diagnósticos psiquiátricos. Esta versão para adultos consiste em 23 perguntas que avaliam 13 domínios psiquiátricos, incluindo:  Depressão  Raiva  Mania  Ansiedade  Sintomas somáticos  Ideação suicida

86  Psicose

 Distúrbio do sono  Memória

 Pensamentos e comportamentos repetitivos  Dissociação

 Funcionamento da personalidade  Uso de substâncias

Cada domínio consiste de 1 a 3 perguntas. Cada item investiga o quanto (ou com que frequência) o indivíduo tem sido perturbado pelo sintoma específico durante as duas últimas semanas. O item deve ser classificado em uma escala de 5 pontos (0 = nada ou de modo algum; 1 = muito leve ou raramente; 2 = leve ou vários dias; 3 = moderado ou mais da metade dos dias; e 4 = grave ou quase todos os dias). Uma pontuação igual ou superior a 2 é definida como o nível limiar para cada domínio, com a exceção de "uso de substâncias, cujo limiar foi fixado em uma pontuação igual ou superior a 1.

 Teste de faces (Facial Expression Recognition Brazilian Task - FERBT): respondido pelo jovem diretamente no netbook, com o intuito de avaliar o reconhecimento de emoções (Vasconcellos, 2014).

Questionário de Frequência Alimentar (QFA): composto por 94 itens alimentares, o QFA foi desenvolvido com base nos questionários alimentares de outros acompanhamentos. O questionário semiquantitativo continha as porções de consumo padronizadas e a frequência de consumo fechada/categorizada. Foram inseridas fotos com as porções médias de cada alimento com o objetivo de tornar o layout do questionário mais atraente para os jovens. O QFA era preenchido pelo próprio jovem diretamente no computador, salvo aqueles com dificuldade para manusear o equipamento, os quais foram auxiliados pela monitora da sala.

87 3.3 Manuais de instruções

Os manuais de instruções do estudo serviram como guia e apoio para os entrevistadores e responsáveis dos equipamentos. Foram sempre utilizados nos casos de dúvidas, tanto no registro de informações no netbook, quanto para esclarecer sobre os critérios de exclusão dos procedimentos, erros dos equipamentos, etc. Exemplares dos mesmos permaneciam em cada sala de entrevista e exames.