• Nenhum resultado encontrado

O cultivo em Falun Gong não envolve intenção mental54. A intenção mental, ela própria, não pode fazer nada sozinha. Entretanto, ela pode enviar comandos, sendo que quem faz na realidade o trabalho são as capacidades sobrenaturais que, sendo um ser inteligente, podem pensar e receber comandos vindos de mensagens do cérebro. Contudo, muitas pessoas, especialmente as dos círculos de qigong, pensam de forma diferente sobre isso. Elas pensam que é a intenção mental que faz as coisas. Algumas dizem que a intenção mental pode desenvolver capacidades sobrenaturais, abrir o olho- celestial, curar doenças, fazer telecinesia, etc. Esse é um entendimento errôneo. Em nível baixo, ou seja, entre as pessoas comuns, usa-se a intenção mental para dirigir os órgãos dos sentidos e os quatro membros. Em níveis elevados, ou seja, entre os cultivadores, a intenção mental pode ser usada para elevar o nível e dirigir as capacidades sobrenaturais para que façam algo. Em outras palavras, as capacidades sobrenaturais são dirigidas pela intenção mental. É como vemos a questão da intenção mental. Às vezes, quando vocês veem um mestre de qigong curando alguém, antes mesmo que tal mestre mova um dedo, o paciente diz que já se sente bem. Dessa forma, se concluiu que a cura se deu por meio da intenção mental do mestre. Na realidade, quando esse mestre faz isso, ele libera uma capacidade sobrenatural específica para a cura da

54 N.T.: Força da mente.

doença ou para fazer outras coisas. Como as capacidades sobrenaturais se movem em outra dimensão, as pessoas comuns, que não podem vê-las com seus olhos, consideram erroneamente que é a intenção mental que cura as doenças. Isto tem levado as pessoas a um entendimento errado. É preciso esclarecer isso.

Os pensamentos humanos são um tipo de mensagem, um tipo de energia e uma forma de existência material. Quando uma pessoa pensa, o cérebro produz uma frequência vibratória. Às vezes, é bastante eficaz recitar um mantra. Por quê? É porque o universo também tem a sua própria frequência vibratória. Quando o mantra vibra na mesma frequência do universo, isso pode produzir um certo efeito. Para que ele seja efetivo, certamente ele tem que ter uma natureza benigna, pois a existência de coisas perversas não é permitida no universo. A intenção mental também é um modo específico de pensar. Os Fashen de um grande mestre de qigong de nível elevado estão sob o controle e comando dos pensamentos do corpo principal do mestre. Um Fashen também possui seus próprios pensamentos e a capacidade de resolver problemas e fazer as coisas de forma independente; é um ‘eu’ independente. Ao mesmo tempo, o Fashen sabe o que o corpo principal do mestre de qigong pensa e fará as coisas de acordo com o que o mestre pensa. Por exemplo, se o mestre de qigong quer tratar a doença de uma pessoa, o Fashen irá e fará isso. Contudo, sem aquela intenção mental emitida pelo mestre de qigong, ele não faria isso. Quando ele vê algo muito bom para se fazer, ele o fará por sua própria iniciativa. Há alguns grandes mestres que ainda não chegaram ao nível de alcançar a iluminação; existem coisas que eles não sabem, enquanto seus Fashen já sabem.

Outra coisa relacionada à intenção mental é chamada inspiração. A inspiração não vem da consciência-principal. Aquilo que a consciência-principal conhece é muito limitado. Uma pessoa não terá resultados se ela depender exclusivamente da consciência- principal para inventar algo que ainda não existe na sociedade. A inspiração vem da consciência-assistente. Geralmente, quando as pessoas que fazem trabalhos artísticos ou científicos se esforçam ao limite de suas capacidades para superar um bloqueio criativo ou intelectual, elas chegam a um esgotamento cerebral e, assim, elas

P: Como entrar em tranquilidade na meditação durante a prática? É

considerado um apego pensar nos problemas difíceis encontrados no trabalho durante a prática dos exercícios?

R: Não dê atenção a assuntos relacionados a interesses pessoais;

mantenha uma mente limpa, pura e tranquila o tempo todo. Se você souber quando e de que forma virá uma tribulação, então, ela não será mais uma tribulação. Normalmente, as tribulações chegam de repente e de forma inesperada. Com certeza, você passará por elas se estiver totalmente determinado. Somente assim você pode elevar o nível de seu xinxing. Quando seu apego é eliminado e você abandona todas as disputas, competitividade, rancores e hostilidades, seu xinxing se eleva e seus pensamentos não estão mais confusos, e só então é que será possível falar sobre ser capaz de entrar em estado de tranquilidade. No momento, se você não consegue ficar tranquilo, então se imagine como sendo outra pessoa e considere esses pensamentos como se não fossem seus. Não importa o quão turbulentos e variados sejam os seus pensamentos, você deve sair deles e deixá-los livres para vagarem. Há algumas pessoas que ainda sugerem alguns recursos como, por exemplo, recitar o nome do Buda, contar números. São, na realidade, diversos métodos usados em outras práticas. Em nossa prática, não pedimos que você focalize sua atenção em tal e tal lugar com intenção mental, mas você deve estar consciente de que está praticando. As dificuldades na realização do seu trabalho, não ligadas aos seus interesses e benefícios pessoais, não devem ser considerados como apegos e, ao contrário, é uma coisa boa. Eu conheço um monge com entendimento sobre o cultivo. Ele é o mestre superior de um mosteiro e tem muitos afazeres; mas, quando ele se senta para meditar, ele se desliga dessas coisas e não pensa mais nelas o que mostra também o nível alcançado na prática dele. Na realidade, o verdadeiro estado de prática necessita de uma mente completamente vazia de pensamentos e intenções, sem o menor traço de coração individualista. Se suas coisas pessoais do trabalho não estão mais ligadas aos interesses pessoais, você poderá realizá-las bem.

123

mas alguns simplesmente não conseguem entender minhas palavras, não importa o quanto eu explique. Como o sistema de cultivo da Escola Buda oferece salvação a todos os seres sencientes, ela permite, portanto curar doenças. No passado, quando curamos doenças, foi com o propósito de difundir a prática de forma organizada. Recém tinha vindo a público e poucos me conheciam – a maioria não me conhecia. Portanto, ao ensinar, talvez ninguém viesse às minhas palestras. Ter curado doenças teve o efeito de mostrar ao público a eficácia do Falun Gong. Os resultados foram positivos. Foi, na realidade, a título de difusão e nós não fizemos aquilo inteiramente com o propósito de curar doenças. Em geral, não é permitido, como mestre de qigong, usar o poderoso gong de nível elevado para se especializar em curar os outros; não é permitido substituir os recursos deste mundo pelos sobrenaturais, pois o estado da sociedade não deve ser assim e frequentemente não haveria eficácia nas curas. Quanto a vocês, nossos estudantes, para prepará- los para a prática em níveis elevados, nós temos que purificar seus corpos a um estado no qual vocês não tenham mais doenças. Se você só está preocupado com sua saúde, sem nenhuma intenção de querer cultivar, mesmo que você não diga nada, meu Fashen conhece claramente seus pensamentos e, assim, você não obterá nada ao final. Durante as palestras; nós já ajustamos seus corpos, mas é preciso que você seja primeiro um cultivador. Certamente, nós não fazemos coisas como cobrar para tratar doenças durante as palestras, nós não fazemos tal coisa. Se sua doença não foi curada, isso ainda é um assunto relacionado à sua qualidade-de-iluminação. Nós certamente não excluímos casos de indivíduos que estão muito doentes. Pode ser que você não tenha sintomas aparentes, porém, sua doença pode ser realmente muito grave. Algumas vezes um só ajuste não é suficiente, mas, mesmo assim, nós fazemos da melhor forma possível. Temos de ser responsáveis por você; ocorre que sua doença é demasiadamente grave. Quando você for para casa e continuar a se cultivar, nós vamos continuar a cuidar de você até que você esteja completamente bom. Mas este caso é muito raro.

48

fazem uma pausa para relaxar ou dar uma caminhada. De repente, sem que haja intenção alguma, a inspiração vem. Imediatamente, elas começam a escrever algo rapidamente e assim elas criam algo. Quando a consciência-principal está muito presente, ela controla o cérebro e assim, apesar de todo o esforço, as ideias não vêm. Porém, quando a consciência-principal relaxa, a consciência-assistente entra em ação e pode exercer controle sobre o cérebro. Então, a consciência-assistente que está em outra dimensão, que não está restrita a esta dimensão, pode criar coisas novas. Ainda assim, a consciência-assistente não pode ir muito além do estado da sociedade humana comum, nem perturbá-la nem interferir no processo de desenvolvimento da sociedade.

A inspiração vem de duas fontes. Uma fonte é a consciência- assistente; a consciência-assistente não está iludida pelos fenômenos desse mundo e pode produzir uma inspiração. No outro caso, a inspiração vem sob o comando ou direção de seres superiores de níveis elevados. Guiadas por seres de níveis elevados, as mentes das pessoas se abrem e se expandem e, assim, elas são capazes de criar coisas radicalmente especiais. Assim, toda a sociedade, bem como todo o universo, se desenvolve sempre de acordo com os princípios determinados; nada acontece por acaso.

VI. Níveis de cultivo em Falun Gong