• Nenhum resultado encontrado

Interação Farmacêutico-Utente-Medicamento 1 Comunicação com o utente

2 3 Espaço físico da farmácia

6. Interação Farmacêutico-Utente-Medicamento 1 Comunicação com o utente

O farmacêutico é o último elo de ligação entre o utente e o medicamento. É importante, por isso, que todo o utente deixe a farmácia, tanto quanto possível, esclarecido acerca da terapêutica instituída pelo médico ou sobre indicação farmacêutica. É imprescindível, portanto que haja uma interação efetiva entre o farmacêutico e o utente e que este profissional de saúde cumpra os princípios éticos que devem nortear esta interação.

Quando um utente se dirige ao farmacêutico, este deve sempre saúda-lo de uma forma agradável. O “bom dia” ou “boa tarde” com um sorriso deixa logo de início uma boa impressão sobre este profissional de saúde e também sobre a imagem da farmácia. Habitualmente de seguida o utente dirá o objetivo da sua visita, devendo haver uma demonstração de disponibilidade da nossa parte. É necessário perceber a quem a medicação se destina, se ao próprio adquirente ou a outra pessoa. Se for uma receita para aviar devemos perceber se já é medicação habitual, ou melhor se “Já sabe como tomar a medicação?” de modo a entendermos se o utente quer ou não a nossa ajuda. Por vezes durante o estágio, atendi utentes que estavam com pressa e que só queriam a medicação (que já tomavam à muitos anos) e que ao tentar dar algumas informações, estes não as queriam. É necessário por vezes ter a perceção destes casos. De qualquer forma é nossa função informar o utente da posologia, duração de tratamento, efeitos adversos com maior probabilidade de ocorrência (ex.: sonolência com um anti-histamínico, pois se expormos a lista deles, poderá haver comprometimento na adesão à terapêutica), interações mais importantes, quer com medicamentos, quer com alimentos e também algumas medidas não farmacológicas. Outro aspeto importante é a informação a prestar caso o utente comece com uma nova medicação e que os resultados apenas são visíveis após algum tempo, como é o caso dos antidepressivos que demoram cerca de 3 semanas a exercer a sua ação. Durante o atendimento, o farmacêutico deve sempre colocar o utente à vontade para colocar as suas dúvidas e preocupações.É também essencial fornecer informação acerca do método de conservação do medicamento. Por exemplo, se o utente adquirir uma insulina e não se dirigir imediatamente para casa, devemos oferecer um saco isotérmico; ou se for dispensado um antibiótico de preparação extemporânea que seja preparado na farmácia é necessário informar ao utente para o colocar no frigorífico e a validade após a preparação, entre outros.

É importante o farmacêutico qual nível sociocultural do utente que tem na sua frente de modo a adaptar a postura e a linguagem. Por vezes, durante o meu estágio, alguns idosos

chegaram com várias receitas à farmácia e confusos acerca de quais é que precisavam aviar. É necessário em casos como este que ter uma postura calma e tentar ajudá-los a perceber o que necessitam. Alguns idosos têm mais dificuldade na compreensão e é necessário ter um discurso simples e vagaroso, outros com problemas na audição, sendo necessário adaptar a voz para um tom mais alto e pausado. Deve-se evitar vocabulário específico da área médico- farmacêutica, para que estes utentes não fiquem confusos. No decorrer da comunicação é importante o ato da escuta. Enquanto os escutamos e os deixamos falar, o utente percebe que lhe estamos a dar atenção e não os desvalorizamos. É importante o registo da informação nas caixas do medicamento (válido para todos os utentes), com palavras-chaves que indiquem a ação do medicamento como “Dores”, “Relaxante muscular”, “Tosse com expetoração”, “Para dormir”, entre outros; posologia e duração do tratamento (em alguns casos), de forma a terem sempre as informações disponíveis. Caso estejamos a lidar com um utente com formação ou experiencia na área de saúde o discurso já deve ter uma terminologia mais científica para que este tenha confiança no nosso trabalho.

Por fim, é importante deixar uma boa impressão agradecendo o tempo dispensado, para que o utente se sinta à vontade em voltar.

6.2. Reencaminhamento dos medicamentos fora de uso

O farmacêutico e seus colaboradores tem o papel de sensibilizar a entrega dos medicamentos fora de uso à farmácia e não sejam deitados no “lixo comum”. Durante o meu estágio, vários utentes se dirigiam à farmácia entregando os medicamentos e caixas fora de uso, provando que pelo menos, parte da população está incentivada para a reciclagem.

A Valormed é o “Sistema Integrado de Recolha de Embalagens e Medicamentos fora de uso”, que faz a recolha, separação de acordo com os diversos materiais (caixas, blisters, bulas ampolas, frascos) para reciclagem e os medicamentos fora de uso ou fora do prazo de validade para incineração. Quando o contentor está cheio, é selado, sendo recolhido por um dos fornecedores da FJ e é preenchido uma ficha em que o original vai com o contendor e outro fica na posse da farmácia.

6.3. Farmacovigilância

Quando um medicamento entra no Mercado este continua a ser “vigiado” (fase V dos Ensaios Clínicos), apesar dos ensaios clínicos exaustivos a que foi sujeito. E isto porque a comercialização do medicamento é feita a milhões de pessoas e podem ser detetados reações adversas medicamentosas (RAM) não detetadas aquando os ensaios ou RAM’s que só se tornem evidentes após um longo período de consumo.

Segundo o Estatuto do Medicamento, Artigo n.º166, o Sistema Nacional de

Farmacovigilância de Medicamentos para Uso Humano foi instituído para a recolha sistemática de toda a informação relativa a suspeitas de reações adversas no ser humano pela utilização de medicamentos10. Esta posteriormente faz a avaliação científica dessa informação,

Membros, implementa medidas de segurança adequadas a minimizar os riscos associados à utilização de um medicamento. Por fim, é sua função informar aos profissionais de saúde, aos doentes e ao público em geral. Este Sistema encontra-se regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 242/2002, de 5 de novembro, sendo o INFARMED a entidade responsável pelo seu acompanhamento, coordenação e aplicação233.

É função do farmacêutico comunicar com celeridade as suspeitas de RAM’s que tenha conhecimento e a registar através do preenchimento de um formulário a enviar para as autoridades de saúde, de acordo com os procedimentos nacionais de farmacovigilância.