• Nenhum resultado encontrado

4. Realização da Prática Profissional

4.3.5. Intercâmbio da ESAG com a ESDACSF Rio Maior

Esta visita de estudo decorreu com a turma do 10º ano do Curso Profissional de Turismo em intercâmbio com a escola Dr. Augusto César Da Silva Ferreira, com a cidade de Rio Maior e com a cultura adjacente. O intercâmbio foi dividido em duas fases, a primeira de Ida à escola de receção DACDSF e a segunda de acolhimento dessa escola na ESAG.

IDA

Esta visita de estudo classificou-se como positiva, na medida em que permitiu aos alunos interrelacionarem-se com colegas da mesma faixa etária e com idênticos objetivos de vida, permitindo a troca de experiências e o conhecimento de outras realidades que ajudam ao desenvolvimento e crescimento pessoal.

Visto a viagem de autocarro se ter prolongado um pouco mais do que o previsto, o que acabou por ter interferência direta com a programação estabelecida pela instituição de visita, as condições atmosféricas também não se manifestaram favoráveis às atividades de Desporto Aventura estipuladas, pelo que foi necessário preparar outras atividades físicas para todos os alunos em causa realizarem em conjunto num espaço coberto. Registou-se, também, um imprevisto relativamente a duas alunas que se sentiram mal, contudo agiu- se em conformidade controlando a situação. Apesar destes precalços, o convívio esteve sempre garantido e os principais objetivos foram cumpridos, sendo as soluções apresentadas bastante agradáveis e de sucesso.

O objetivo da visita de estudo de aquisição de conhecimento relativamente à escola de acolhimento (visita guiada) e ao concelho de Rio Maior (apresentação e visita guiada), foi conseguido de uma forma interessante e animada para os alunos. Houve ainda um aprofundamento de conhecimentos sobre os conteúdos constituintes da programação do respetivo ano e curso em questão, bem como das demais estratégias a aplicar, dado o envolvimento de todos os alunos.

Fomos muito bem recebidos pelos Professores e alunos da escola e viveu-se um clima de boa disposição e convívio saudável durante todo o dia. Foi extremamente interessante tomar conhecimento de um pouco da história e cultura regional. Ao nível da realização das atividades físicas, o núcleo de estágio esteve disponível e prontificou-se a colaborar e auxíliar no que fosse necessário visto estar só um Professor local responsável pelo grupo de duas turmas,no sentido de os manter sempre ocupados e divertidos, favorecendo a interação entre eles.

RECEÇÃO

Os objetivos estabelecidos para a receção da escola de Rio Maior, foram no sentido de aquisição de conhecimento relativamente à escola de acolhimento (visita guiada) e ao concelho de Matosinhos (apresentação de um teatro e um PPT, declamação de poemas e peddy paper), e de aprofundamento de conhecimentos sobre o funcionamento dos cursos/troca de experiências.

A atividade desenvolvida, o Peddy Paper, foi pensada no sentido de os grupos de trabalho não se encontrarem ao longo do percurso de orientação para que assim a tarefa não fosse facilitada, mantendo o caráter desafiador em ativo. Assim, foram criados dois percursos, contudo os postos em comum foram: Praia de Matozinhos; Confeitaria Maurícia; Busto da Florbela Espanca; Biblioteca Municipal; Câmara Municipal de Matozinhos; Parque Basílio Teles; Brasão que comemora o centenário da cidade (em frente à Casa da Juventude); Igreja de Matozinhos; Parque 25 de abril.

As atividades previamente preparadas para a parte da tarde, foram elaboradas pelo núcleo de estágio de EF da FADEUP e consistiram então num Peddy Paper, prova pedestre de orientação, pela cidade de matosinhos (a acorrer durante a festa popular de Sr. De Matosinhos) e um momento musical alusivo à cidade, contando com a participação de todos os alunos. Foi uma tarde repleta de boa disposição em que o convívio foi o actor principal da peça. Contamos com a participação motivada de todos os alunos durante as atividades considerando-se o peddy paper como um projeto de sucesso em

que os desafios foram ultrapassados e os inigmas desvendados. Este caráter lúdico e desafiador cativou os intervenientes incentivando-os para um pensamento lógico e desenvolvendo o sentido de resolução rápida de problemas, sempre aleado ao divertimento, podendo disfrutar da cidade em todo o seu esplendor durante a festa popular.

Para o sucesso deste dia, houve a colaboração de várias entidades sendo elas a Professora Helena Ribeiro como coordenadora do curso profissional de turismo, o representante da direção da escola na receção aos visitantes, a professora de História na preparação da apresentação de um teatro sobre regionalismos bem como na declamação de poemas, a Professora Camila Vasconcelos como nossa PC na elaboração pelo NE de EF da FADEUP do Peddy Paper e do momento musical e os funcionários da Confeitaria Maurícia no auxílio aos alunos nesse mesmo posto do percurso.

Quanto à organização da atividade, para que tudo decorresse como o previsto foi necessário recorrer à utilização do programa de PPT, dos percursos do peddy paper (percurso 1 e 2) em formato de papel e de duas cordas por grupo para realizarem os nós de pescador previstos em cada um dos postos, bem como o material de decoração presente na sala em que a turma visitante e respetivos professores foram recebidos.

Posso dizer que esta visita de estudo se classifica como extremamente positiva, na medida em que favoreceu as relações humanas/sociais permitindo a partilha de outras vivências e a aquisição de conhecimentos inerentes a uma diferente região, como hábitos, costumes e gírias, o que desencadeia um alargamento de horizontes a par de um desenvolvimento a nível pessoal dos alunos.

Tanto os alunos como o núcleo de Professores responsáveis por este intercâmbio receberam a turma visitante de forma afável criando um agradável ambiente de convívio e partilha. Foi um dia recheado de bons momentos em que a diversão foi constante. Pessoalmente, a atividade foi extremamente enriquecedora uma vez que me permitiu conhecer melhor e descobrir “os cantos à casa” da cidade em que me encontro a estagiar, fazendo este trabalho para os alunos com um maior carinho e interesse.