• Nenhum resultado encontrado

3 ANÁLISES E RESULTADOS

3.3 INTERDIÇÕES E EMBARGOS DE OBRAS

A inspeção do trabalho está diretamente vinculada à Constituição Federal, especificado no artigo 21, inciso XXIV: “Art. 21. Compete à União: XXIV - organizar, manter e executar a inspeção do trabalho” (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988).

As instituições cumprem o seu dever com relação as inspeções do trabalho de maneira separada, porém colaborativa. O auditor fiscal tem a responsabilidade de fiscalizar e orientar as normas legais trabalhistas. Cabe à Justiça do Trabalho a aplicação da lei em casos de violação das normas. E, ao Ministério Público do Trabalho, compete a defesa da ordem jurídica, com base nos interesses sociais e individuais indisponíveis, garantindo a igualdade no tratamento do assunto (AMORIM, 2011).

Os embargos e interdições são medidas de segurança adotadas quando os responsáveis constatam que uma condição de trabalho apresenta um risco grave à saúde ou segurança do trabalhador. É considerado um grave risco toda situação em que possa causar acidentes ou doenças ao trabalhador, acarretando lesão grave (NR 03, 2019).

O embargo e a interdição possuem o objetivo comum de preservar a segurança, mas são ações distintas. O embargo consiste na paralisação parcial ou total da obra. A interdição é a paralisação parcial ou total, aplicada apenas sobre uma atividade, máquina ou equipamento específico de um estabelecimento (NR 03, 2019).

Segundo a NR 03 – Embargo e Interdição, a avaliação e caracterização dos graves e iminentes riscos, o auditor fiscal do trabalho deve avaliar duas variáveis de forma separada.

São elas:

• Consequência: resultado esperado de um evento (acidentes, doenças etc.) • Probabilidade: chance de o resultado ocorrer ou estar ocorrendo.

Essas duas variáveis possuem diferentes classificações, apresentadas pela NR 03, que servem para ponderar da forma mais precisa possível, o real risco de uma condição de trabalho. As tabelas da NR 03 a seguir apresentam as diferentes classificações para as variáveis Consequência e Probabilidade:

Tabela 10 - Classificação das consequências.

Consequência Princípio Geral

Morte Pode levar a óbito imediato ou que venha a ocorrer posteriormente.

Severa Pode prejudicar a integridade física e/ou a saúde, provocando lesão ou sequela permanentes.

Significativa

Pode prejudicar a integridade física e/ou a saúde, provocando lesão que implique em incapacidade temporária por prazo superior a 15 (quinze) dias.

Leve

Pode prejudicar a integridade física e/ou a saúde, provocando lesão que implique em incapacidade temporária por prazo igual ou inferior a 15 (quinze) dias.

Nenhuma Nenhuma lesão ou efeito à saúde.

Fonte: Norma Regulamentadora Nº 03 – Embargo e Interdição, 2019.

Tabela 11 - Classificação das probabilidades.

Classificação Descrição

Provável

Medidas de prevenção inexistentes ou reconhecidamente inadequadas. Uma consequência é esperada, com grande probabilidade de que aconteça ou se realize.

Possível

Medidas de prevenção apresentam desvios ou problemas significativos. Não há garantias de que as medidas sejam mantidas. Uma consequência talvez aconteça, com possibilidade de que se efetive, concebível.

Remota

Medidas de prevenção adequadas, mas com pequenos desvios. Ainda que em funcionamento, não há garantias de que sejam mantidas sempre ou a longo prazo. Uma consequência é pouco provável que aconteça, quase improvável.

Rara

Medidas de prevenção adequadas e com garantia de continuidade desta situação. Uma consequência não é esperada, não é comum sua ocorrência, extraordinária.

Na construção civil, a NR 03 atua como fiscalizadora das normas de segurança especificadas na NR 18. O cumprimento dos itens da NR 18 é extremamente importante para a segurança e saúde dos trabalhadores no canteiro de obra. Além de pôr a integridade física desses colaboradores em risco, o não cumprimento dessas diretrizes pode ter como consequência interdições e embargos na obra.

Segundo levantamento da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, são dez os itens da NR 18 responsáveis pela maior quantidade de interdições de obras pela Auditoria Fiscal em 2017 (MARKO, 2018).

Através de uma pesquisa feita com informações do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, a Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) listou os seguintes itens (MARKO, 2018).

• 18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho (item 18.12.1 “d” na atualização de 2020);

• 18.15.3 O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente (item 18.12.5 na atualização de 2020);

• 18.22.2 Devem ser protegidas todas as partes móveis dos motores, transmissões e partes perigosas das máquinas ao alcance dos trabalhadores (item 18.10.1.1na atualização de 2020);

• 18.21.16 As estruturas e carcaças dos equipamentos elétricos devem ser eletricamente aterradas (item 18.6.8 na atualização de 2020);

• 18.15.9 O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura (item 18.12.14 na atualização de 2020);

• 18.13.1 É obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção e materiais (item 18.9.1 na atualização de 2020);

• 18.15.1 O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado (item 18.12.1 “a” na atualização de 2020);

• 18.14.21.16 As torres do elevador de material e do elevador de passageiros devem ser equipadas com chaves de segurança com ruptura positiva que dificulte

a burla e impeça a abertura da barreira (cancela), quando o elevador não estiver no nível do pavimento (item 18.11.13.1 na atualização de 2020);

• 18.7.2 A serra circular deve atender as especificações da norma (item 18.10.1.5 na atualização de 2020);

• 18.15.10 Os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base sólida e nivelada capazes de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas (item 18.12.13 “a” na atualização de 2020);

Devido à sua periculosidade, apesar da atualização das normas, os itens listados continuam sendo de indispensável atenção e se estima que continuem sendo os principais motivos de embargos e interdições nas obras durante os próximos anos, ocasionando multas e penalidades para a empresa.

Documentos relacionados