• Nenhum resultado encontrado

112 DESIGN HACKER – JAILBREAK DESIGN HACKER – JAILBREAK 113

para a parte superior da tela. Com o Auxo 2, no entanto, ao arrastar a tela de início nesse gesto, pode-se reunir todas as telas dos aplicativos em uma pilha oferecendo a opção para que o usuário as feche de uma só vez.

Outra função de usabilidade oferecida pelo Auxo 2 são os hot corners, gestos que fazem com que o usuário não precise pressionar o botão home, prolongando a vida útil do aparelho tendo visto que essa peça móvel é uma das primeiras a falhar em um aparelho com alta quilometragem. O tweak também introduz três novos gestos ao usuário. No primeiro deles, em qualquer aplicativo, o usuário ao arrastar do dedo da parte inferior direta da tela em direção ao topo é levado à tela inicial do aparelho sem que tenha que pressionar o botão home. Quando o esse movimento é repetido a partir do centro da tela, gesto que também é utilizado para acionar o centro de controle, agora, dá acesso aos aplicativos abertos, uma vez que essas telas são unificadas no Auxo 2. E por fim, ao fazer o mesmo movimento iniciando do canto inferior esquerdo, uma segunda forma de navegar pelos aplicativos aber- tos permite que o usuário pule de um aplicativo para outro sem precisar tocar mais de uma vez na tela: mantendo o dedo pressionado, basta deslizar o dedo pelos ícones na parte inferior da tela e soltar no aplicativo desejado. Esses gestos aparecem implementados de forma oficial com o lançamento do iPhone X, primeiro aparelho da linha a não apresentar um botão de início, dependendo inteiramente de gestos para a navegação entre telas.

Obscure 7 (Figura 34)

Versão: 1.5.1 • Autor: TheStudent • Preço: 2,99 dólares Repositório: iModMyi (Archive) • UTI: com.modmyi.0bscure7

O 0bscure 7 é um tema desenvolvido para funcionar com o WinterBoard. Nesse tema, os ícones de sistema e aplicativos ganham um redesenho em uma paleta monocromática, com base negativa, invertendo a relação figura/fundo dos ícones originais do iOS. Os traços de cada ícone, entretanto, não fogem às representações propostas pelo flat design, estando mais próximo às analogias surgidas no iOS 7 do que as representações fotorealistas das versões anteriores, como discutido no primeiro capítulo. Os traços, ganham um aspecto mais grosso, muitas vezes tendo o preenchimento branco em suas formas.

Outra característica marcante no 0bscure 7 e suas variações é a ausência de degradês de cores como apresentadas no iOS 7. Na releitura desse tema, os gradientes são substituídos por variações sutis entre dife- rentes tons de cinza claro, que causam a sensação de uma textura discreta, remetendo sutilmente às texturas simuladas nos efeitos de iluminação das versões esqueuomórficas do iOS. Quando combinado com um papel de parede preto, o telefone ganha um ar sóbrio e com aparência escura, o que dá a impressão de fusão com a parte frontal dos dispositivos de tonalidade preta. Quando aplicados sobre o fundo acinzentado, também fornecido pelo tema, os preenchimentos dos ícones apresentam um tom levemente mais claro, dando a sen- sação de que o fundo negro dos ícones fizesse as vezes de um elemento vazado, revelando a silhueta dos aplicativos. Os menus de configuração e interfaces padrão dos aplicativos de sistema, permanecem em uma paleta positiva, de texto preto sobre fundo branco.

Clarity (Figura 35)

Versão: 1.9.5 • Autor: Smuys • Preço: Grátis • Repositório: iModMyi (Archive) • UTI: com.modmyi.Clarity

O Clarity também é um tema do WinterBoard. Em sua alteração, os ícones dos aplicativos perdem a caixa con- tendedora, mantendo apenas a forma principal de cada ícone, em linhas e preenchimentos na cor branca. Even- tualmente são usadas transparências para ajudar na composição visual de cada ícone, mas em sua maioria, os ícones ganham preenchimento total. Esse tema funciona bem com fundos de tela de tons escuros, já que quando aplicado em um papel de parede baseado em tons mais claros, suas cores não mudam, deixando os ícones e texto quase invisíveis, uma vez que não há a presença de efeitos de iluminação, sombras ou textura.

Figura 34: Obscure 7

Fonte: Captura de tela

Springtomize 3 (Figura 36)

Versão: 1.4.5-1 • Autor: Filippo & Janosch • Preço: 2,99 dólares Repositório: BigBoss • UTI: com.filippobiga.springtomize3

Um dos tweaks mais importantes na customização é o Springtomize. A versão 3, compatível com iOS 7, 8 e 9, dá ao usuário a possibilidade de alterar os principais parâmetros de exibição dos elementos da interface gráfica no iOS. O usuário tem a opção de alterar a velocidade das animações no sistema, fazendo com que elas fiquem mais lentas e detalhadas ou mais rápidas, diminuindo a sensação de lentidão principalmente em aparelhos mais antigos. Um dos recursos mais utilizados no Springtomize, consiste em um banco de mais de 30 animações para a rolagem da tela principal, que podem ser aplicadas individualmente ou em modo aleatório. Algumas das animações fazem com que a rolagem imite um cubo, embaralhem os aplicativos ou as simplifiquem. É possível também adicionar uma anima- ção que antecede o bloqueio da tela, entre quatro padrões disponíveis no tweak.

Outro segmento da interface do sistema que ganha opções mais detalhadas de customização é o se- letor de aplicações abertas, que pode perder os ícones ou ter a visualização dos aplicativos em um tamanho maior e com mais detalhe ou então menor, acomodando mais aplicativos na tela ao mesmo tempo. O centro de controle e a aba de notificações podem ter suas cores de fundo e destaque alteradas no aplicativo, assim como suas partes ocultadas pelo tweak, deixando suas interfaces mais leves e focadas naquilo que o usuário prioriza em sua experiência móvel.

O tweak também permite que o usuário customize a quantidade de ícones na tela principal, assim como seus tamanhos e disposições, margens e distâncias. Além disso, o Springtomize permite a aplicação de filtros visuais nos ícones, mesmo que esses estejam sob efeito de um tema ou até uma customização de um tema. Entre os efeitos, é possível inverter as cores dos aplicativos, aplicar tons que mudem as cores originais dos ícones, o usuário pode também aumentar o contraste, a saturação ou o brilho dos ícones na página principal. O pacote ainda conta com a possibilidade de aplicar o efeito Cover Flow na tela principal, que distorce o grid dos ícones para um padrão irregular, fazendo com que eles acompanhem esse posicionamento, o usuário tem a sensação de profundidade para a tela principal do iOS. Por último não menos importante, o Springtomize dá a opção de alterar o tamanho e formato do horário e data na tela de bloqueio, além de esconder itens tanto na mesma tela quanto na barra de tarefas no canto superior.

RASBerry (Figura 37)

Versão: 1.1-1 • Autor: Insomniac • Preço: Grátis • Repositório: BigBoos • UTI: com.insomniac.ras

Apesar de ser simples, o RASBerry é um dos tweaks mais populares nas listas e blogs da comunidade hacker. Com apenas 11kb, o pacote permite que o usuário aproxime os itens da barra de status e os alinhe para a es- querda ou direita. O nome é uma brincadeira com a fruta framboesa (raspberry em inglês) e uma sigla formada pela sua função, RASB (right align status bar, alinhamento à direita da barra de status em tradução livre). Sua função é muito usada em temas e tweaks que visam imitar a aparência do sistema operacional móvel do Goo- gle, o Android, no iPhone e no iPad.

BytaFont 2 (Figura 38)

Versão: 2.6.4 • Autor: BytaFont • Preço: Grátis • Repositório: ModMyi (Archive) • UTI: com.bytafont.bytafont2 BytaFont é um tweak que aparece com frequência em listas postadas em fóruns e blogs. Ele permite que o

usuário troque a tipografia do sistema operacional por completo. Apesar de não ser um tweak inédito nes- sa alteração, ele ganha destaque ao fazer os ajustes necessários para que o texto apareça por inteiro, sem sobrepor outros elementos quando o usuário seleciona uma fonte com diferentes estruturas tipográficas da

Figura 36: Springtomize 3

Fonte: Captura de tela

Figura 37: RASBerry

Fonte: Captura de tela

116 DESIGN HACKER – JAILBREAK DESIGN HACKER – JAILBREAK 117

Helvetica Neue Light, usada por padrão no iOS 7. Ele não vem com nenhuma fonte pré-carregada no sistema, entretanto, é possível encontrar centenas de fontes open source preparadas para uso no BytaFont no diretório de seu repositório, o ModMyi.

Cydget

Versão: 0.9.5003 • Autor: Saurik (Jay Freeman) • Preço: Gratuito Repositório: Cydia/Telesphoreo • UTI: cydget

Assim como o Winterboard, o Cydget foi desenvolvido pelo mesmo criador do Cydia, Saurik. Nesse tweak o usuário tem a possibilidade de customizar a tela de bloqueio com conteúdo HTML personalizado. É possível realizar a insta- lação de diversos tweaks, que são alternados ao apertar o botão home na tela bloqueada. Entre os tweaks encon- trados, são populares os que exibem notícias, o relógio de forma customizada, mini games e horóscopo. Poucos ainda funcionam, já que dependem de servidores que foram desativados pelos desenvolvedores.

Activator

Versão: 1.9.12 • Autor: Ryan Petrich • Preço: Gratuito • Repositório: BigBoss • UTI: libactivator

O Activator, um dos tweaks mais baixados em todas as versões do iOS, mira na automação de rotinas pré-pro- gramáveis pelo usuário, acionadas por um contexto ou ação do mesmo. É possível programar o aparelho para que ele execute uma mais séries de ações quando o dispositivo é bloqueado ou desbloqueado, quando um dos botões físicos são pressionados em combinação, ou com um padrão de repetições de tempo estabeleci- do, quando o usuário pressiona ou desliza o dedo em alguma direção em algum elemento pré-determinado na tela de bloqueio, quando uma faixa sendo reproduzida muda, quando o dispositivo é chacoalhado, quando o usuário executa algum gesto pré-programado na tela e quando ele conecta ou desconecta o carregador, o WiFi ou fone de ouvido. As ações podem ser filtradas para acontecerem na tela de bloqueio, tela de início ou quando algum aplicativo está sendo executado em primeiro plano.

Assim que acionada, uma ação pode controlar a mídia em execução, o volume, brilho, executar um ar- quivo de áudio ou ringtone, ligar ou desligar funções de conexões do aparelho, como WiFi, 3G/4G, modo avião ou silencioso. Usando o sintetizador de voz embutido no iOS, o dispositivo pode “falar” uma frase ou palavra programada. Além disso, é possível criar uma ação customizada enviando um comando UNIX para o sistema, aumentando o leque de possibilidades para um nível virtualmente infinito. É possível ainda baixar ações e co- mandos pelo Cydia, tanto pagos quanto gratuitos.

Permitindo que o usuário personalize o comportamento padrão de ações em rotinas e programação em cadeia, o Activator aumenta as possibilidades não só de usabilidade do iPhone e iPad, mas também de acessi- bilidade. Ao permitir que combinações de teclas mais simples ou movimentos na tela virem atalhos, gerando outros tipos de feedback do que o padrão, vemos que alterações como essas podem facilitar a vida de usuários com mobilidade, visão ou audição reduzidas. Sinais e alertas visuais podem ser reproduzidos de forma sonora e vice-versa. É possível eliminar a necessidade de pressionar os botões físicos para interagir com o dispositivo e até mesmo eliminar quaisquer ações que necessitem o deslizar do dedo pela tela, como o ato de desbloqueio.

Documentos relacionados