• Nenhum resultado encontrado

INTERFERÊNCIA (FRUSTRAÇÃO) O mapa 18 mostra uma exceção à regra de interpretação “sem

acontecimentos” para a Lua Fora de Curso, desde que os significadores principais estejam em aspecto e prometam a realização. Nessas circunstâncias, o acontecimento pode concretizar-se, se bem que frequentemente só depois de três meses.

Interferência ou frustração acontece quando os regentes do consulente e do objetivo caminham pata uma conjunção ou um aspecto favorável, prometendo a realização, mas antes de o aspecto completar-se um terceiro planeta aspecta um dos regentes.

Num caso desses, o assunto pode ser prejudicado, principalmente se o terceiro planeta afligir um dos regentes. Ou a situação termina de

Júpiter rege o consulente e está dignificado por signo e casa. Saturno é o co-regente, porque Capricórnio está interceptado na 1ª Casa. Mercúrio e Vênus regem a mulher em questão. A Lua (co-regente dele), nesse caso, também é co-

regente dela, pois Câncer está interceptado na 7ª Casa. 85

uma vez, ou é preciso superar algum obstáculo antes de chegar-se á realização. A casa ocupada ou regida pelo planeta que intervém mostra, com freqüência, a origem da interferência.

De acordo com os planos dessa mulher, seu filho viria visitá-las nas férias. Mercúrio é o regente do filho, pois Virgem ocupa a cúspide da 5ª Casa. Mercúrio, aparentemente, aplica-se a um sextil com Vênus, que rege a 1ª Casa dela, prometendo a concretização do desejo dela.

Vale a pena lembrar a seguinte analogia: pense nos planetas como se fossem pessoas. Seus aspectos aplicativos indicam sua trajetória ou suas reações futuras. Os outros planetas que encontram no percurso, antes de atingirem a meta, são possíveis desvios em que eles podem entrar - obstáculos ou outros interesses que podem desviá-los.

Entretanto, Mercúrio entra em retrogradação em 19 de dezembro, a 14º Capricórnio 05, sem completar o sextil com Vênus, indicando que eles não se encontrariam.

Conforte diz o mapa, o filho mudou de idéia e não passou as férias com a mãe.

Os mapas de 19 a 23 ilustram o refreamento e a interferência.

Meu marido vai conseguir o novo cargo oferecido? Meu filho virá me visitar nas férias?

Mercúrio rege a 1ª Casa do marido e parece fazer um trígono com Júpiter, dignificado na 10ª Casa dele, indicando a probabilidade de ele vir a ocupar um novo posto profissional.

Vênus (consulente) está se aplicando a uma conjunção com o Sol (regente da 11ª Casa, a dos amigos). O Sol, entretanto, está se aplicando a uma oposição a Marte. Veja as efemérides de 8 de agosto de 1971; o Sol completou a oposição a Marte antes que Vênus (a consulente) alcançasse o Sol (o amigo).

Mercúrio, entretanto, só chegou até 13 Câncer 39, em 18 de junho,

quando entrou em movimento retrógrado, sem completar o trígono com Júpiter. Marte está na 6ª Casa a partir da 11ª (a saúde do amigo), indicando que um acidente, uma cirurgia ou uma doença inflamatória poderiam atrapalhar o amigo, interferindo com a visita marcada.

O marido não assumiu o cargo, decidindo permanecer no emprego que tinha, que lhe oferecia muito mais em termos de segurança e benefícios. É

curioso que na 1ª Casa dele está Gêmeos, signo do Sol natal dele. O amigo telefonou cancelando a visita por causa de uma prolongada cirurgia dentária que o deixou bastante mal.

Devo concorrer a um cargo público no ano que vem? Nosso amigo virá nos visitar no fim de semana, conforme planejado?

89 88

Esse mapa deve ser estudado não só como exemplo de frustração, mas também como influencia de detrimento, retrogradação e Lua Fora de Curso sobre a pergunta. Mostra, em especial, a importância de olhar as efemérides vindouras para certificar-se dos aspectos que ocorrerão primeiro. Além do mais, demonstra a necessidade de levar em conta a preponderância de indicações.

O limite sugerido de três meses precisa ser posto de lado - uma campanha política não se reduz aos três meses que precedem o dia das eleições. Conseqüentemente, o mapa é válido para o período em que o assunto durar.

Saturno (regente do consulente) está debilitado em Câncer e fraco, porque ocupa uma casa mutável. A posição do candidato não era tão forte quanto ele supunha. Como leonino, isso era algo que ele não podia aceitar!

Talvez Júpiter em elevação (co-regente dele) pudesse predominar sobre essa configuração, pois faz um sextil com Netuno na 10ª Casa e um trígono com Plutão (co-regente da 10ª Casa - a dos cargos públicos). Júpiter, entretanto, também está em quadratura com Marte (co-regente da 10ª Casa), enquanto Saturno está em quadratura com Plutão (co-regente da 10ª Casa). Conseqüentemente, temos muitas evidências conflitantes, complicadas ainda mais por uma Lua Fora de Curso que, no final de Touro, às vezes “age”.

Será que ele renunciaria a seus planos com a Lua Fora de Curso? Era de se duvidar; tratava-se de um leonino determinado e descrente da astrologia.

0 mapa horário mostra os regentes envolvidos em muita atividade para que a interpretação de “muita conversa sem ação” da Lua Fora de Curso pudesse predominar. Se houvesse outras indicações negativas, poderíamos interpretar que a vontade dele “não levaria a parte alguma”. Além do mais, nesse caso a Lua rege a 7ª Casa (a do adversário) e, mesmo sendo co-regente da pergunta, não se deve atribuir a ela mais força do que aos regentes primários dele, Saturno e Júpiter.

Nosso problema é determinar quais são as indicações mais fortes; um Saturno fraco, em sextil com Marte mas em quadratura com Plutãoa Ou um Júpiter em sextil com Netuno, em trígono com Plutão mas em quadratura com Marte?

Considerando que o único aspecto que ajuda Saturno vem de Marte (co- regente da 10ª Casa), vemos prontamente que essa ajuda é ínfima; Marte está fraco por estar em detrimento, numa casa mutável e em movimento retrógrado. Assim, sobra Júpiter, com apenas dois aspectos favoráveis corri o ocupante e o co-regente do Meio-do-Céu (sextil com Netuno, trígono com Plutão) e um aspecto adverso (quadratura com Marte). Se verificarmos, nas efemérides vindouras, qual aspecto de Júpiter acontece primeiro, nosso dilema estará solucionado.

Marte (regente da 10ª Casa) entra em retrogradação e completa a quadratura com Júpiter (co-regente da 1ª Casa) antes de Júpiter completar o trígono com Plutão e o sextil com Netuno. Assim, Marte interfere, e o objetivo de nosso nativo é frustrado. A preponderância de indicações nos diz claramente que é melhor ele empregar seu tempo, seu dinheiro e sua energia em outros projetos; suas chances de vencer as eleições são extremamente reduzidas.

Nosso determinado leonino entrou confiantemente no pleito. Poucos dias antes das eleições, a imprensa publicou matérias extremamente negativas sobre ele, por causa de graves acusações que ele havia feito a seu oponente e que, conforme se alegava, eram falsas.

Marte retrógrado na 3ª Casa das comunicações impôs sua vontade. Nosso leonino perdeu as eleições, em grande parte devido à publicidade negativa num período tão critico.

90

Como não há aspectos fortes de Urano aplicando-se ao regente dele (Mercúrio), estavam ausentes as indicações de um divórcio dele.

Eu disse a ela que não podia ver casamento para ele num futuro previsível; que algo iria interferir, provavelmente considerações de ordem financeira.

Também me impressionou o fato de ele estar caminhando para uma aflição com o regente da sua 8ª Casa, a da transição, nas casas de viagens, porém achei mais prudente não causar pânico, já que a 8ª Casa tem outras conotações, como as questões financeiras já mencionadas. Contudo, aconselhei minha cliente a não viajar com ele, principalmente durante os dois meses seguintes, um período perigoso para ele. Ela concordou prontamente, pois alguns meses antes ele tinha sofrido um acidente de automóvel, do qual, milagrosamente, escapara ileso.

Não muito tempo depois da consulta, ela me ligou para dizer que ele, depois de beber, voltava para casa tarde da noite quando bateu o carro numa árvore. Morreu poucos dias depois. Saturno, de fato, tinha `interferido”!

A essa altura, o leitor pode perguntar - e com razão - por que a Lua (co- regente dela) caminhando para uma conjunção com Mercúrio (ele) na 9ª Casa das cerimônias, antes da oposição entre Mercúrio e Saturno, não resultou primeiro no casamento e depois no acidente.

Aqui é preciso usar a lógica. Ela havia explicado que ele ainda estava casado. Não vimos divórcio no horizonte dele, enquanto o aspecto financeiro era um fator de peso.