• Nenhum resultado encontrado

RADICAL OU PASSÍVEL DE JULGAMENTO

Em várias obras sobre Astrologia Horária afirma-se que um mapa rifo é radical, ou passível de julgamento, se:

l. O Ascendente é menor que 3º - é muito cedo para dar uma resposta. 2. O Ascendente é maior que 27º - é muito tarde; o assunto já está decidido.

Como exceções a essas regras, esses mapas são radicais ou passo veia de julgamento quando:

1 . A idade do consulente corresponde ao grau ascendente,

2. O grau do ascendente do mapa horário é igual ao do ascendente do mapa natal ou progredido do consulente.

Na prática, entretanto, tenho constatado que todos os mapas são radicais. Pode se comprovar esse fato examinando muitos dos mapas mostrados acima, como os de número l, 3, 8, 15 e 17. De acordo com essas regras, esses mapas cairiam na categoria de não radicais.

Contudo, muitas vezes é preciso tomar muito cuidado quando o Ascendente está a 27 graus ou mais (a menos que a idade do consulente ou o grau ascendente do mapa natal correspondam ao grau do Ascendente da horária). Aparentemente, isso se deve ao fato de o signo seguinte ao signo ascendente em geral influenciar toda a 1ª Casa, e portanto o seu regente também pode precisar ser considerado. Como de hábito, qualquer planeta na 1ª Casa também precisa ser levado em conta.

97 (sobre uma possível reconciliação com o marido afastado)

O Sol (regente da consulente) está se separando de um trígono com Urano (regente do marido - 7ª Casa). Urano retrógrado indica que ele estaria disposto a reconciliar-se. A Lua translada a luz, aspectando primeiro Urano (ele) por trígono, e imediatamente depois caminhando para uma conjunção com o Sol (o consulente). Isso indica a influência de uma mulher, ou de uma pessoa regida por Crermos, na reconciliação das dois. A Lua, situada na 11ª Casa, toma possível essa pessoa ser uma amiga ou uma filha (a 11ª Casa rege os filhos, sendo a 5ª da 7ª). A reconciliação se deu por influencia da filha deles - uma geminiana.

Esse mapa freqüentemente é esclarecedor e dá pistas sobre a forma de tratar algum problema relativo ao cliente.

O Ascendente está a 29º Virgem - o signo e o grau exato do Ascendente do meu cliente. Efetivamente, esse ê um mapa que pode e deve ser lido.

Embora esse mapa pareça ser confuso, pode-se fazer um aconselhamento proveitoso desde que sejam seguidas as várias regras já mencionadas e, o que é mais importante, desde que se leve em conta a preponderância de indicações.

A 1ª Casa, seus ocupantes e regente, juntamente com a Lua, regem o consulente; a a rege a sua filha; a 11ª, o seu genro (7ª da 5ª).

Júpiter está retrógrado na 5ª Casa, enquanto o regente da 5ª Casa (Urano) está em elevação na casa do meu cliente. Esses são indícios promissores de que a filha iria “voltai” para ele - se não fisicamente, pelo menos no coração.

Observe-se” que Júpiter está retrogradando em direção a um trígono com Plutão (co-regente dele), mas primeiro sofre a interferência de uma quadratura com Marte na 8ª Casa (a 4ª da filha). Embora ela tivesse vontade de visitar o pai, Marte indica que, se o fizesse, provocaria um rebuliço em casa.

Por outro lado, a Lua (a consulente) está caminhando para uma oposição com Urano (a filha) mostrando que a situação entre os dois piora. Entretanto, a Lua também faz trígono com o Sol (ocupante da 11ª Casa), sugerindo que ele poderia, e deveria, fazer um esforço para visitar seu novo genro. O encontro seria amigável - graças ao trígono.

Vênus (regente da 9ª Casa dele) em conjunção com o Ascendente favorece a viagem longa. Vênus vai transladar a luz entre Plutão (o consulente) e Júpiter (co-regente dela) depois de fazer uma quadratura com Saturno (um obstáculo a superar: conseguir uma licença no trabalho). Vênus, em seguida, faz conjunção com Plutão e depois um trígono com Júpiter. A viagem poderia ser uma forma de reunidos.

E fato que Vênus pode ser considerado Fora de Curso, mas como foi mencionado na explicação sobre a Lua Fora de Curso, um planeta tecnicamente Fora de Curso “age” se estiver a 3º para completar um aspecto; nesse caso, ela está a apenas 3º26’ de uma conjunção com Plutão. Decidindo que não se pode ser muito rígido com as órbitas, considerei válida a conjunção.

(sobre uma filha afastada)

Um cliente meu de muitos anos, ao pedir as tendências do ano, incluiu uma nota pesarosa. Sua filha única tinha se casado com um rapaz que a família não aprovava e agora estava morando num Estado bem distante. Meu cliente e a esposa não tinham sido convidados para o casamento e ele, muito magoado, escreveu: “Perdi uma

filha.

Conforme explicamos na Parte 2, “Mapa Horário de Consulta”, geralmente levanto um mapa horário para o momento da carta ou da consulta do cliente, mesmo que não haja nenhuma pergunta específica.

99

Mercúrio (regente do meu cliente) também está na casa do genro, em conjunção com o Sol (o genro) e num sextil amplo com Urano (core. gente da filha). Seguramente, o Sol já estaria bem avançado em Virgem antes de Mercúrio fazer a conjunção; portanto, podemos descartar esse aspecto, por refreamento. Contudo, Mercúrio (o cliente) está de qualquer forma na casa do genro, e vai fazer um sextil com Urano. (No caso de Mercúrio, as órbitas mais amplas funcionam.) Mesmo assim, ainda sobra a interferência da Lua com esse sextil amplo de Mercúrio a Urano, pois ela vai fazer oposição a Urano antes.

Netuno em elevação

Demora, confusão ou decepção podem interferir com o andamento do objetivo. Muitas vezes não há nada que o nativo possa fazer quanto a questão. Sugere-se reavaliar o desejo ou objetivo, pois freqüentemente a pessoa está confusa ou pode estar se iludindo em relação ao assunto.

Como a Lua também poderia reger a esposa do meu cliente, parecia ser

melhor que ela não o acompanhasse na viagem. Urano em elevação Considerando a preponderância de indicações, observamos uma viagem

favorável, a filha no fundo desejando o reencontro, e uma boa chance de um encontro amigável com o genro.

Pode acontecer o inesperado no assunto sobre o qual se pergunta. 0 consulente é imprevisível ou pode mudar de idéia. Pense cuidadosamente sobre o que deseja. Exceção: em perguntas sobre divórcio, Urano em elevação freqüentemente mostra um divórcio (Urano) a caminho. No mapa 25, era de se esperar um distanciamento total da filtra, mas um Urano em elevação (regendo a filha) sugeriu o inesperado -- uma reconciliação.

Minha opinião foi que ele não tinha “perdido uma Filha”, que poderia haver um reencontro, e que ele deveria pensar na hipótese de visitá-la sozinho, numa tentativa de “fazer as pazes” com o novo genro. O mapa assegurava que ele seria bem recebido.

Ele seguiu essa sugestão e fez uma visita muito agradável.

Embora o genro continue não sendo do seu agrado, um tolera o outro. Ele

e a filha estão próximos novamente, e ele já tem dois netos adoráveis. Marte em elevação

Insatisfação e discórdia são as indicações usuais em relação ao objetivo almejado. É vantajoso esperar. O assunto pode não ter o resultado esperado - mudança de planos. Pode ser uma indicação animadora quando se receia alguma coisa. No mapa 8, a consulente receava a mudança do seu empregador para longe. Marte estava em elevação, e o que ela temia não aconteceu. No mapa 7, a vontade de iniciar uma nova carreira não se materializou como a consulente queria, com Marte em elevação, mas ela obteve outro cargo na área em que já trabalhava.