• Nenhum resultado encontrado

Considera-se a Lua Fora de Curso quando ela não completa nenhum aspecto antes de sair do signo que ocupa. Em geral, mas nem sempre, isso acontece quando ela está nos últimos graus de um signo.

Essa condição Fora de Curso da Lua pode influenciar a pergunta de quatro formas:

1. O assunto não dá em nada; pode haver muito falatório, mas não acontece nada.

2. Não há motivo algum para preocupação, apesar das aparências. 3. No caso de objetos, animais ou pessoas desaparecidos, a Lua Fora de Curso geralmente significa que o que foi perdido vai voltar ou ser encontrado.

4. Nada pode ser feito para mudar ou melhorar a situação.

É importante que o astrólogo entenda cabalmente o propósito da pergunta, como demonstram os exemplos a seguir.

Além disso, há importantes exceções a essa indicação de “sem acontecimentos” da Lua Fora de Curso.

1. A Lua nem sempre está Fora de Curso em Sagitário, Touro, Câncer e Peixes. Lilly ressalta que “às vezes ela agirá”, quando Fora de Curso nesses signos.

2. Se a Lua estiver Fora de Curso, mas os significadores da pergunta forem fortes e fizerem aspectos prometendo realização, o evento vai acontecer, embora muitas vezes depois do limite de três meses recomendado ante

Aquário (onde está Júpiter) comprova a indicação de um aposento no segundo andar, e sugere que o objeto poderia estar numa estante.

Tudo isso apontava para a possibilidade de o objeto ser encontrado, num aposento grande na parte de cima da casa, perto de uma parede ou divisória, provavelmente numa estante ou cômoda. Mas ele seda encontrado de forma indireta.

As várias regas referentes a direção (por bússola) muitas vezes geram confusão, pois a direção de acordo com os signos é diferente da direção de acordo com as casas (ver “Pessoas desaparecidas - objetos perdidos” na Parte 3.) As autoridades também divergem quanto ao grupo a ser usado. Em geral, tenho constatado que as direções de acordo com a casa são mais confiáveis, embora seja preciso manter a flexibilidade. Frequentemente, é necessário combinar as duas indicações.

Considerando que a maior parte dos regentes (Júpiter, Lua e Netuno) estava no quadrante nordeste do mapa, sugeri que ele procurasse num aposento grande do segundo andar, perto de uma parede ou divisória, na metade da altura do aposento, sobre uma cômoda ou estante, no lado norte ou nordeste do aposento. Adverti o consulente de que o anel só seria encontrado de maneira indireta.

Ele disse que tinha um escritório em casa, onde passava muito tempo (Netuno cardeal) e que ocupava o maior aposento da parte superior. Muitas vezes ele colocava o anel numa caixa numa estante perto de uma divisória, no lado nordeste da sala.

74

dormente neste livro. Isto acontece porque a Lua é regente secundária da per gunta, e não se pode atribuir a ela mais poder do que aos regentes primários.

3. Também vi numerosos casos em que, embora a Lua estivesse tecni camente Fora de Curso em signos que não Touro, Sagitário, Câncer ou Peixes, ela “agiu-. Isso se revela se ela estiver a 30 de um aspecto perfeito com um planeta, mesmo que ela precise mudar de signo para completar seu aspecto. Por exemplo, a Lua a 290 de Áries conjunção Vênus a 10de Touro. Ou Lua a 28º Touro oposta a Marte a 00 Sagitário. Os planetas também podem ser considerados Fora de Curso, da mesma forma que a Lua.

Observamos de imediato que a Lua está Fora de Curso em Áries. uma forte sugestão de “conversa sem ação”.

Isto é reforçado pelo fato de não haver aspecto favorável entre o Sol, regente da 9ª (viagens longas) e Júpiter ou Netuno, regentes da consulente.

Embora a pergunta fosse se ela “devia ü”, a resposta foi que Não iria. Devido á saúde precária dos pais, ela cancelou a viagem.

Os mapas de 14 a 18 demonstram o que foi exposto acima.

Vou conseguir recuperar meu cavalo roubado? A bagagem que perdi vai ser devolvida? Devo fazer essa viagem para a Tetra Santa?

77 76

da quadratura entre Vênus e Júpiter, sugerindo que ela não tinha com que se preocupar (Lua Fora de Curso) e que a bagagem lhe seria devolvida (Vênus em conjunção com Netuno) dentro de aproximadamente um mês.

Ela recebeu a bagagem de volta quatro semanas depois. Como se pode ver, Vênus está a 40 de uma conjunção perfeita com Netuno. Mencionei em outra parte que a medição de tempo dada em outros textos e reproduzida na Parte 3, “Pessoas desaparecidas - objetos perdidos”, para fins de referência, nem sempre é confiável. Por essa medição, os signos mutáveis em casas mutáveis significariam quatro anos. Em geral, tenho constatado que é mais exato determinar quantos graus faltam para o aspecto ficar perfeito e usar esse número traduzido em dias, semanas ou meses, usando o próprio discerni- mento, com base na pergunta e no período de tempo razoável para o desenlace da questão. Optei por quatro semanas devido aos quatro graus de distância entre os significadores. A casa mutável parecia indicar mais do que dias, e o regente no signo ígneo de Sagitário parecia indicar menos que quatro meses. É aí que se precisa ser flexível e usar o fator “arte”.

(Algumas pessoas poderiam argumentar que a Lua não está tecni- camente Fora de Curso, já que vai fazer uma quadratura com a Roda da Fortuna. Se a Roda da Fortuna estiver numa casa pertinente à pergunta. seus aspectos com a Lua devem ser levados em conta. No presente caso, ela não influenciava as casas em pauta e, portanto, não foi considerada.)

Este é um exemplo de pergunta dupla e ilustra como uma Lua Fora de Curso pode dar uma resposta negativa e outra animadora a uma pergunta.

Um breve histórico. A cliente tinha deixado seu cavalo numa fazenda num Estado vizinho durante um período prolongado e deixou de pagar as contas referentes à manutenção dele. O proprietário da fazenda apossou-se do cavalo, como pagamento pelas faturas. A bagagem dela havia sido perdida por uma companhia aérea quando ela voltava de uma visita ao México e à Califórnia.

Considerando primeiro a questão do cavalo, veja por que é importante informar-se do modo mais completo ao aceitar uma consulta horária. Num sentido literal, na realidade o cavalo não havia sido roubado. Em relação a essa pergunta, aqui a Lua Fora de Curso sugere que ela não pode fazer nada a respeito. Isso é confirmado pelo fato de não vermos nenhum aspecto aplicativo favorável entre os regentes dela (Netuno e Júpiter) e o regente da 12ª Casa (o cavalo), Urano. A 12ª Casa rege os animais grandes. Prosseguindo, não vemos nenhum aspecto favorável entre os regentes da 1ª e da 7ª Casa (o homem com quem ela iria negociar - o proprietário da fazenda).

Ela não conseguiu reaver o cavalo.

Com relação à bagagem perdida, usei Vênus como regente da bagagem. A razão dessa divergência em relação à regência habitual da 2ª Casa sobre objetos perdidos é que a 2ª Casa, ou a casa que normalmente regeria o objeto, pode ser considerada, da mesma forma que o regente natural do objeto. Como ela enfatizou o fato de na bagagem perdida haver muitos presentes e roupas comprados na viagem, pareceu-me que se tratava de um assunto de Vênus. Vênus também rege a 3ª Casa, domicílio natural de Mercúrio (bagagem).

O fato de a bagagem não estar definitivamente perdida está sugerido pela Lua Fora de Curso. Vênus está na 9ª Casa (lugares distantes) e sua primeira aplicação é uma quadratura com Júpiter (co-regente dela), mostrando um problema na recuperação da bagagem. Vênus, em seguida, caminha para uma conjunção com Netuno (regente do Ascendente). Júpiter e Netuno em R/M aliviam a frustração

79 78

com Vênus, sugerindo que a saúde da consulente iria melhorar. O aparente trígono de Júpiter com Mercúrio é inoperante, pois Mercúrio vá retrogradar o Pio de Câncer sem completar o trígono com Júpiter.

Não me preocupei com a possível significação de cirurgia dada por Marte em elevação; as outras indicações são mais fortes. Além do mais, Marte em elevação frequentemente significa que “o assunto não terá o desenlace esperado”. Ela temia a cirurgia, era esse o desenlace que esperava.

Netuno e Júpiter figuram nos casos de tumores; eles não estão afligindo os regentes da consulente.

Como eu não podia diagnosticar, disse a ela que não via nada que fosse motivo de preocupação; que não via os aspectos normalmente presentes em casos tão sérios. Insisti para que ela obtivesse outra opinião. Foi o que ela fez e, conforme indicava o mapa, não havia tumor, nem, aliás, nada de natureza grave.

Tenho um tumor no cérebro?

Ao primeiro exame, imediatamente percebemos que a Lua está Fora de Curso, embora em Peixes ela possa “agir”, se estiver próxima de completar um aspecto com outro planeta. Se a interpretarmos como Fora de Curso (como eu fiz) ela nos diz que não há nada com que se preocupar. Além disso, a Lua rege u Ascendente e, como está Fora de Curso e caden te, não indica que minha cliente fosse passar por qualquer dificuldade.

Ou, se você quiser Interpretar Lua em trígono com Marte (cé rebro), continuamos não vendo qualquer dificuldade, porque o trígono é favorável. Em nome da meticulosidade, estudei a 6ª Casa, a da saúde,

regida por Júpiter. Júpiter está dignificado em Peixes e em bom aspecto Meu marido vai morrer logo? Devo levá-lo de volta para os Estados Unidos? 80

no Havaí. Ele faleceu um mês (quatro semanas) e dois dias depois, no Havaí. Os que preferem usar o aspecto de quincúncio (inconjunção) podem argumentar que a morte estava mostrada pelo quincúncio entre Marte e Saturno, e entre a Lua e Mercúrio - Saturno e Mercúrio regem, respectivamente, a 4ª Casa terminal e a 8ª Casa dele.

Esses aspectos levam à mesma conclusão que os aspectos maiores, ou seja, a morte iminente dele. Entretanto, o quincúncio não teria respondido à pergunta dela no tocante à possível necessidade de levar o marido de volta ao continente. Na realidade, eles poderiam confundir a questão, já que envolve casas de viagem.

Por exemplo, poderíamos ter interpretado Marte (co-regente dele) em aspecto de quincúncio (morte) com Saturno retrógrado na 9ª Casa dele (regente da 4ª Casa dele) com o significado de que ele iria viajar à pátria para morrer.

Os aspectos maiores com a Lua e Vênus Fora de Curso (em termos de aspectos maiores) indicavam que ele não iria viajar fisicamente, como tampouco iria sua esposa.

Peço que também se examine a explicação dada para o mapa 30, que esclarece melhor os motivos por que prefiro usar apenas os aspectos maiores. Este é outro exemplo que mostra como uma Lua Fora de Curso deve ser

interpretada à luz de outros fatores.

Uma cliente de muitos anos ligou do Havaí, onde ela e o marido estavam passando férias. Ele era bastante idoso e, no Havaí, tinha sofrido um ataque. As autoridades do hospital queriam que minha cliente o levasse de avião para o continente, para um hospital de veteranos no Estado onde moravam. Ele continuava inconsciente e o prognóstico não era otimista. Essa mulher, uma pessoa prática, queria saber se ele iria morrer logo ou se ela deveria levá-lo de volta, como lhe sugeriram.

Notamos em primeiro lugar que a Lua está Fora de Curso, indicando que, ou não havia nada para se preocupar - que o inumo não teria continuidade - ou que ela rito podia fazer nada a respeito da situação dele. Foi necessário estudar o mapa do ponto de vista da saúde dele e das perspectivas de viagem.

Vênus rege o marido dela e está na casa terminal dele, a 0. Fora de Curso - ele não ia viajar. Mercúrio (regente da 8ª Casa dele) está caminhando para uma conjunção com Vênus, sugerindo o falecimento dele. Embora rito parecesse ser algo imediato, provavelmente não estava muito distante.

Marte e Plutão são os co-regentes dele, pois Escorpião está interceptado na 1ª Casa dele. Marte está na 8ª Casa normal da Astrologia Horária, e Plutão na 12ª Casa dele, a casa da limitação. Nenhum dos dois tem aspectos, outra indicação de que ele não sairia do Havaí Note-se que Marte e Vênus também regem minha cliente, pois Áries ascende e Touro está interceptado. Ambos estão Fora de Curso, assim como a Lua: portanto, ela não poderia fazer nada. Ele não voltava ao continente.

Todas as indicações apontavam para a probabilidade de ele falecer depois de um certo tempo - cerca de sete semanas (Mercúrio a Vênus) ou quatro semanas (a 4ª Casa terminal dele a 4º5’ do regente dele) - e não havia evidências de viagem. A Lua Fora de Curso confirmava que minha cliente não iria, e não poderia, fazer nada a respeito do assunto, mas também que não era obrigada a tirá-lo do hospital

82

A Lua Fona de Curso poderia inicialmente sugerir falta de acon- tecimentos, mas Mercúrio (ela) faz trígono com Júpiter, regente dele. (A órbita de 10º entre Mercúrio e Júpiter é aceitável.) Mercúrio também faz sextil com Saturno (co-regente dele).

A preponderância de indicações nos diz que, provavelmente, eles iriam casar; mas não logo - provavelmente, não em três meses.

Eles casaram seis meses depois.

Como se pode ver, a questão do tempo é problemática: aqui não há nada que indique seis meses, de acordo com as regras habituais. Mais uma vez é preciso ter cautela ao julgar o tempo num mapa horário. Pata esse fator, é melhor consultar o mapa natal.

REFREAMENTO

Numa configuração horária promissora, ê de extrema importância consultar sempre as efemérides vindouras pata ter certeza de que os aspectos aplicativos dos regentes que prometem o acontecimento vão efetivamente completar o aspecto, sem refreamento.

Se, antes de os regentes completarem o aspecto, o planeta mais rápido entrar em retrogradação, a ação ou o acordo prometidos deixam de se concretizar. Em geral, o planeta que fica retrógrado indica a pessoa que volta atrás. Isso se chama refreamento. Ou, se o planeta mais lento mudar de signo antes de o mais rápido completar o aspecto, resultando num longo período antes de o aspecto completar-se, também se trata de um refreamento.

Vamos nos casar?

INTERFERÊNCIA (FRUSTRAÇÃO)