• Nenhum resultado encontrado

Neste trabalho serão apresentados três estudos de casos: um realizado em uma empresa da linha branca e dois realizados em empresas automobilísticas, sendo que um destes estudos foi realizado na Alemanha. Por uma questão de sigilo os nomes das empresas analisadas não serão aqui publicados e os dados analisados em tabelas específicas das empresas, serão aqui omitidos ou reavaliados com tabelas MTM Básico ou MTM UAS (convertidos de TMU’s para segundos), de modo a garantir que nenhuma informação importante das empresas seja revelada, porém sem prejuízo para as análises desta dissertação.

A seguir é apresentado um resumo dos casos estudados neste trabalho.

4.1.1 CASO 1: LINHA BRANCA

As análises realizadas no caso de estudo 1 foram realizadas em uma empresa de fabricação de produtos de linha branca em uma unidade fabril, cujas principais áreas produtivas eram: estamparia, pintura / esmaltação e montagem final. A metodologia MTM foi aplicada a toda a empresa, e o principal objetivo desta aplicação foi o aumento da produtividade de modo a manter a competitividade desta unidade perante as demais filiais do mesmo grupo situadas em diversos países.

O principal foco das análises MTM realizadas pelo autor deste trabalho foram as atividades das linhas de montagem final dos produtos. Havia 4 linhas de montagem final onde eram produzidos produtos de diferentes marcas e modelos. A produção se caracterizava por grandes lotes, onde eram montados aproximadamente 200 a 800 produtos de uma mesma variante por vez. Poucas variantes de produtos possuíam análises de tempo, e a velocidade da linha era normalmente determinada pela experiência dos lideres de produção.

A aplicação de MTM permitiu neste caso: (a) a organização e detalhamento das atividades e tempos de cada posto de trabalho, verificando assim os excessos de tempo considerados; (b) realizar um balanceamento correto das atividades; (c) padronizar os métodos de trabalho dos operadores de diferentes turnos; (d) reestruturar as linhas de montagem com um número igual de operadores para todas elas; (e) apontar problemas de ergonomia em postos de trabalho e (f) identificar oportunidades de melhorias.

Uma das principais melhorias sugeridas foi o nivelamento da produção, produzindo uma quantidade menor de produtos por lote e reduzindo assim os tempos de setup. Esta melhoria não havia sido implantada durante a execução deste trabalho, entre outros motivos, pelo fato de que a logística interna da unidade ser terceirizada e uma possível adequação para permitir este nivelamento da produção estar ainda na fase de negociações.

4.1.2 CASO 2: AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL

O caso 2 foi realizado em uma montadora automobilística em uma filial nacional, cujos principais setores produtivos desta empresa eram a estamparia, a montagem bruta, a pintura e a montagem final. A metodologia MTM foi aplicada a toda a empresa com o objetivo principal de identificar potenciais de redução de mão-de-obra mantendo o volume de produção, uma vez que a empresa estava em processo de diminuição do quadro de funcionários.

O principal foco das análises MTM realizadas pelo autor deste trabalho foram as atividades das áreas de montagem bruta e as linhas de montagem final dos produtos. A empresa possuía um banco de dados estruturado com as informações dos tempos das atividades produtivas, porém que se encontravam desatualizados durante a execução deste trabalho.

Durante a execução deste trabalho a empresa estava aplicando Workshops de melhoria contínua onde os dados fornecidos pela metodologia MTM serviam de base para as propostas e implantação de melhorias requisitadas.

A aplicação da metodologia MTM propiciou neste caso um aumento de aproximadamente 5% na produtividade, sobretudo pela identificação de pequenos desperdícios, que não haviam sido notados por outros processos de melhoria aplicados pela empresa. Dentre as principais melhorias citam-se o reposicionamento de peças e ferramentas de maneira a facilitar os movimentos, a instalação de dispositivos de transporte (escorregadores e suportes para peças) dentro de postos de trabalho e a padronização de processos para postos de trabalho similares (exemplo posto de pré-montagem da porta direita e esquerda).

4.1.3 CASO 3: AUTOMOBILÍSTICA NA ALEMANHA

As análises realizadas para o caso de estudo 3 foram realizadas em uma outra empresa automobilística, porém desta vez as atividades foram realizadas numa filial alemã da empresa. Esta filial analisada possuía uma grande estrutura de analistas especializados em MTM e os

principais objetivos das análises realizadas pelo autor deste trabalho foram: solucionar os impasses de análises anteriores quando os operadores das áreas produtivas não aceitavam as análises propostas, e analisar postos de trabalho cujo tempo ainda não havia sido determinado. As análises realizadas pelo autor deste trabalho foram ligadas às áreas produtivas de montagem final dos produtos.

Uma vez que análises anteriores com MTM já haviam sido efetuadas, o trabalho consistiu em verificar os erros e problemas das análises e as principais falhas identificadas foram a não consideração de todas as variantes montadas nos postos de trabalho e não observação de alterações recentes das atividades realizadas. Em virtude destas características, não houve aumento significativo de produtividade, sendo que em muitos casos, a aplicação da metodologia MTM indicou a necessidade de aumento dos tempos de algumas atividades.

Visto que a maior parte das análises realizadas repetiu-se em dois ou três casos, os dados aqui apresentados não serão agrupados por caso de estudo, mas sim de acordo com a natureza da situação, permitindo estender e generalizar as observações a serem realizadas. A Tabela 4.1 resume as situações encontradas durante a realização deste trabalho e em quais das empresas ele foi aplicado.

Tabela 4.1: Resumo das análises verificadas nos casos estudados.

Situação Caso 1 Caso 2 Caso 3 Observações Comparação entre MTM e tempos cronometrados. X X X

Esta comparação foi realizada em todos os estudos de caso.

Atividades simples /

repetitivas X X X

No caso 1 foram analisados postos de trabalho em prensas enquanto que nos casos 2 e 3 foram analisados postos de trabalho com solda ponto. Aumento de produção e

atividades em célula e em linha

X X Análises apresentadas foram realizadas nos casos 2 e 3.

Atividades de

acabamento X

Análises foram realizadas no caso 2, porém postos de trabalho equivalentes foram verificados no caso 3.

Atividades de controle de

qualidade X Análises apresentadas foram realizadas no caso 1.

Atividades com múltiplas combinações de variantes

X X Análises realizadas nos casos 2 e 3.

Atividades de logística X Verificados nos três casos, porém analises correspondem ao caso 3.

Legenda:

X Situação analisada e as análises descritas correspondem ao caso. Situação verificada, porém sem a realização de análises MTM. Situação não analisada na empresa.

Fonte: Próprio Autor

Nos próximos itens são descritas as situações encontradas nos casos estudados. Além das situações encontradas nos três casos estudados é descrito também um resumo de atividades de produção individual e pequenos lotes verificadas em uma empresa de Ferramentaria.