• Nenhum resultado encontrado

4 RÁDIOS DE PORTO ALEGRE E SEUS MULTICANAIS

4.3 GRUPO BANDEIRANTES DE COMUNICAÇÃO – BAND

4.3.2 Ipanema FM 94,9

A inauguração oficial da Ipanema FM 94,5 MHz acontece em quatro de outubro de 1983, embora sua programação alternativa já estivesse no ar, desde 1980, no canal Bandeirantes FM 99,3 MHz. Após assumir a concessão do canal 10, em 1980, o grupo Bandeirantes também reestrutura as rádios Difusora AM e FM, em 1983. Diretores do grupo paulista resolveram transformar o canal Bandeirantes FM que tinha melhor potência e boa estrutura de estúdio, numa rádio mais comercial, com resultados mais satisfatórios e passam os alternativos para a Difusora FM, com menos potência e menos infraestrutura. Mauro Borba (2001, p. 15) conta como era o cenário radiofônico da época:

Recebemos um estúdio e nenhuma orientação sobre o conteúdo ou a forma de trabalho a ser desenvolvida e isto foi fascinante. Tínhamos a possibilidade de criar uma rádio totalmente nova, desvinculada de qualquer estilo já conhecido. Na época existiam umas seis ou sete emissoras de FM em Porto Alegre e as rádios que não eram do tipo “parada de sucessos”, eram do tipo “consultório de dentista”. Assim, entramos no ar com nossa programação alternativa. Beto Guedes, Hermeto Paschoal e Milton Nascimento misturados com Bob Dylan, Pink Floyd e Beatles e outros nomes que na época dificilmente se ouvia no rádio.

A nova rádio porto-alegrense apresenta um formato diferente dos padrões jovem/paradão de sucessos ou adulto/som ambiente. Mesmo enfrentando o costumeiro assédio das gravadoras, a emissora procura abrir espaço para as novas bandas locais, como Garotos da Rua, Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaí. (BRITO, 2005, p. 106) Sobre o começo deste formato alternativo, ainda com o nome de Bandeirantes, em maio de 1980, seu idealizador Nilton Fernando Pereira68 lembra:

A rádio era bem pequenina, na verdade era toda gravada com locução minha. A parte musical, o jornalismo era uma coisa incipiente e logo em seguida se apresentou uma moça lépida e faceira, também “bicho grilo” que era a Beth Portugal. Ela disse: eu ouvi a rádio e quero trabalhar, e tal... Aí ela entrou no jornalismo da rádio. Em seguida entrou o Eliseu Pacheco, que era um excelente locutor que nós tínhamos aqui, era da Rádio Guaíba, para fazer redação pela manhã e a Beth à tarde. E a rádio gravada aos pouquinhos abriu espaço para o Mauro (Borba) com Noite Alta. Ali a gurizada do momento começou a se chegar para a Rádio, que era Bebeto Alves, e era um espaço onde o Mauro poderia rodar essas músicas, e conversar com o pessoal.

68 PEREIRA, Nilton Fernando. Gerente da Rádio Ipanema FM, desde a implantação até 1996. Em depoimento

Nilton Fernando que também comandava sua festa On the rock pelos clubes de todo Estado esclarece que as gravadoras nunca influenciaram na programação.69 Nesta fase inicial, em meio à grande liberdade de criação, e entre tantas novas ideias e experimentações, como Ricardo Barão tocando à noite Led Zeppelin no seu Estúdio 546, foram ao ar dois programas com temática gaúcha. “Enquanto a chaleira chia”, apresentado às 6h da manhã de domingo, e “Frequência Nativa”, no mesmo horário durante a semana. Nilton Fernando recorda que inclusive coberturas, como da famosa Califórnia da Canção Nativa, eram realizadas com enviados especiais, e que, embora o novo estilo de fazer rádio tivesse muita repercussão de público, “com relação às agências de publicidade não conseguia acontecer, ou seja, não vendia”.70

A mudança do nome para Ipanema acontece como “sugestão imposta”71 de Johnny Saad, presidente da Rede Bandeirantes, que considera ser o nome, ligado à cidade (Porto Alegre), como bairro, embora mais lembrado como símbolo do Rio de Janeiro. “Sugerimos um nome que tivesse a ver com a cidade de Porto Alegre, como Redenção, Quintana, Usina, Bom Fim, mas mesmo não gostando, aceitamos, pois nossa condição para negociação era completamente desfavorável”, explica Mauro Borba (2001, p. 20). Com a nova marca radiofônica criada, Ipanema FM, desaparece o nome Difusora, e o realinhamento proporcionado pelo grupo paulista, causa certo estranhamento, como comenta Borba (2001, p. 21).

Foi então que nós, os alternativos que criamos a Bandeirantes FM, mudamos para a Rádio Ipanema (ex-Difusora) em seu novo estúdio no prédio do morro Santo Antonio. Não há notícia de algo semelhante na história das comunicações. A nova Rádio Ipanema tinha a mesma equipe e a mesma programação da Bandeirantes FM. O que mudou foi a posição no dial (passou de 99,3 para 94,9) e o nome da rádio. Mudamos todos de emissora e continuávamos trabalhando juntos para o mesmo patrão.

A programação alternativa da rádio Ipanema FM, baseada em rock, blues, hip hop, MPB e reggae permanece no ar, embora veiculação de várias notícias no final de 2012, sobre uma completa reformulação na programação. Única novidade a partir de então, é que a emissora passa a transmitir futebol (jogos da dupla Gre-Nal) e tem diariamente um programa

69 PEREIRA, Nilton Fernando. Gerente da Rádio Ipanema FM, desde a implantação até 1996. Em depoimento

ao autor em 3 de janeiro de 2005.

70 Idem.

exclusivo de esporte, o “Na geral”, das 18 às 19 horas, com os comunicadores KG, Paulinho Pires e Ribeiro Neto, comentando futebol, principalmente assuntos relacionados à dupla Gre- Nal. “Clube Ipanema” das 11 às 12 horas, com KG e Baldasso é outro bate papo sobre futebol e rock. Com exceção da madrugada que apresenta o musical “Insônia” com clássicos novos e antigos e sucessos recentes do rock, todos os demais programas tem comunicação ao vivo. “Ipanema Rock Show”, das 6 às 8 horas tem comando de Alemão Vitor Hugo com o melhor do rock’n’roll e informação.

Curioso é a retransmissão do “À La minuta” das 19 às 20 horas na íntegra. O programa vai ao ar, ao vivo, das 12 às 13 horas. Trata-se de um talk show bem humorado com Cagê, Baldasso, Ico Thomaz e Pedro Espinosa. No “Território Ipanema”, entre 13 e 16 horas, Pedro Espinosa comanda a clássica programação de rock costurada com dicas culturais, cultura pop e prêmios para os ouvintes.

À noite “Ipanema Turbinada” abre espaço para surf com Cristiano Figo, que traz surf music e as notícias do esporte nas segundas. Nas demais noites Grazi comanda o fim de noite com o rock da Ipanema. Nos sábados e domingos a programação musical domina a grade com a “Jornada Esportiva Band/Ipanema”, transmitindo os jogos de Grêmio e Internacional, em cadeia com Rádio Bandeirantes Porto Alegre AM 640, embora às vezes a cadeia é formada com a BandNewsFM de Porto Alegre. Trata-se, segundo Malta (2014)72 de “uma estratégia do grupo Band, para atender uma demanda competitiva do nosso mercado, onde toda a concorrência da Band AM possui sinal no FM. Comercialmente, fundamental”.

Thadeu Malta assume em junho de 2014, a coordenação da emissora com o desafio de tornar a Ipanema uma emissora ainda mais competitiva no cenário das FMs musicais, renovando programação, reposicionando o conceito da rádio a ampliando a audiência. (COLETIVA 2014) Desde então, a frase usada pela emissora é “Música, jornalismo, futebol, cultura e contra cultura”. Malta (2014)73 pensa que “a grande missão do profissional, neste pool de situações é nunca esquecer que, essencialmente, somos rádio enquanto veículo, e todas estas ferramentas e/ou suportes são complementos de nossa atuação e não meios”.

72 MALTA, Thadeu. Gerente de Programação da Ipanema FM. Em depoimento ao autor, em 16 de setembro de

2014.

O conteúdo exclusivo para a plataforma on-line são vídeos com making off de entrevistas no estúdio, shows, eventos e promoções da rádio. Mesmo com a percepção de crescimento nos acessos de streaming, Malta (2014)74 não sabe informar a média de ouvintes pela internet, pois os números oficiais do UOL que hospeda a rádio on-line são disponibilizados a cada três meses.