• Nenhum resultado encontrado

4 RÁDIOS DE PORTO ALEGRE E SEUS MULTICANAIS

4.1 REDE BRASIL SUL DE COMUNICAÇÃO – RBS

4.1.4 Itapema FM 102,3

Na RBS, o formato adulto contemporâneo (AC) vem sendo experimentado desde a inauguração da Itapema FM, em 25 de setembro de 1983, quando a empresa adquire e transfere para Porto Alegre o canal 88,5 MHz da rádio Clube Metrópole FM, emissora que surge em meados dos 1970, do link usado pela Metrópole AM de Canoas. (BRITO, 2005, p. 143) A Itapema FM vai ao ar utilizando na época somente locução feminina e uma programação de música brasileira para um público com mais de 30 anos e pertencente às classes A e B. (FERRARETTO, 2005, p. 302)

Utiliza várias estratégias, inclusive mudando o nome para Gaúcha FM, em primeiro de agosto de 1993, quando aumenta a potência e passa a transmitir pelo canal 102.3 MHz, mesclando a programação musical com informações. Aproveita da estrutura da rádio Gaúcha AM, o noticiário de política, economia, esporte, geral e cultura incluindo em blocos a cada quarto de hora, ganhando um formato música e informação. Esta proposta permanece no ar mesmo após 1999, quando a emissora muda sua marca para 102 FM, com referência à frequência 102,3 MHz. Enquanto isso, este segmento de ouvinte radiofônico, adulto contemporâneo, em Florianópolis e Joinville, Santa Catarina, ouve Rádio Itapema FM, outros dois canais do grupo gaúcho. (RBS, 2003).

No entanto, em 28 de março de 2004, é apresentada ao mercado gaúcho e catarinense a terceira rede de rádios da RBS. A nova estrutura é uma maximização da Itapema FM, de Florianópolis 93,7 MHz, criada em 1990, que passa a ser a cabeça de rede das retransmissoras de Porto Alegre – 102,3 MHz, Santa Maria – 105 MHz e Caxias do Sul – 102,7 MHz, no Rio Grande do Sul, e Joinville – 95,3 MHz, em Santa Catarina. Além da programação marcadamente musical, a rede tem inserções diárias com agenda cultural de cada localidade. (ZERO HORA, 2004, p. 12)

A estratégia anunciada pela direção da RBS, como maximização da Itapema FM de Florianópolis, provoca mudanças no mercado de Porto Alegre, que perde assim mais um espaço radiofônico local. Mesmo com a permanência de Júlio Fürst, apresentando Fim de

Tarde das 18 às 19 horas, de segunda a sexta, todos os demais programas passaram ser ao vivo da capital catarinense. Em Porto Alegre, quatro comunicadores e outros cinco operadores de áudio perdem seus empregos, naquele momento.

A rede Itapema FM busca no mercado do centro do país nomes conhecidos para apresentar comentários especiais, em forma de programetes gravados, como Nelson Motta e Washington Olivetto. O estilo musical é eclético, tocando desde MPB, rock, pop, blues, jazz e world music. Algumas intenções, mesmo não anunciadas, ficam explícitas, nesta configuração da rede Itapema FM, com cabeça em Florianópolis. Entre elas pode-se destacar uma atenção maior por parte da RBS com o mercado catarinense, o interesse da formação de uma rede nacional com um ponto geográfico mais estratégico e a economia operacional com redução de custos com profissionais.

Atualmente a rede Itapema FM opera somente em três canais: Porto Alegre FM 102,3 MHz, Florianópolis FM 93,7 MHz e Joinville 95,3 FM MHz, com comunicadores locais em Porto Alegre e Florianópolis. Desde o segundo semestre de 2012, deixa de operar no interior do Rio Grande do Sul, cedendo seus canais FM 105,7 MHz de Santa Maria (em dois de julho) e FM 102,7 MHz de Caxias do Sul (em três de setembro) para as rádios: Gaúcha Centro e Gaúcha Serra. A programação musical mesclada de rock, pop, jazz, blues, música popular brasileira e anos 1980, com boletins informativos locais e programetes com conteúdos diversos observa características diferentes das duas praças: Porto Alegre e Florianópolis. Joinville está ligada ao canal catarinense.

Através da plataforma on-line observa-se que “iSounds” (“a ponte entre o fim do dia e o início da noite” em alusão a ponte de Florianópolis que une a ilha ao continente) começa na internet, por meio da rádio on-line, às 19 horas; e a partir das 20 horas no ar também pela rádio tradicional, na Itapema SC (Florianópolis e Joinville). No mesmo horário na Itapema RS, tem “Movimento Itapema” com informações sobre o trânsito da Grande Porto Alegre, últimas notícias do dia, previsão do tempo e “a melhor música pra minimizar o stress provocado pelo tráfego na cidade”. Transmissão exclusiva via internet, sendo que neste caso considera-se que automóveis já estejam captando emissoras on-line, via 3G.

Na entrada do portal uma opção para definir a região: “entrar sempre por RS” ou “entrar sempre por SC”. Embora a Rádio Itapema tenha um padrão definido, os canais têm

programação, comunicadores e anunciantes diferentes em cada Estado. Em comum fica somente a marca Itapema e o segmento de público. O portal em experimentação no período da pesquisa, agosto de 2014, apresenta links parecidos embora o conteúdo seja plural. Por exemplo, “Blogs”, “Áudios e Vídeos”, “Galeria de fotos”, “Interatividade”, “Playlist”, “Programação”, “Colaboradores”, “Parceiros” e “Direitos autorais” seguem um padrão, mas os conteúdos são locais. O mural “live fyre” abre em três versões: para Porto Alegre, Florianópolis e Joinville, embora a programação de Florianópolis e Joinville seja a mesma.

Em comum “aplicativos” para IOS e Android. “Áudios e Vídeos” – disponibilizam vídeos com os bastidores das emissoras, principalmente entrevistas realizadas durante a programação com artistas visitantes. Enquanto que, os arquivos de áudio são os programas na íntegra, sendo organizados em quatro seções: (últimas) 24 horas, sete dias, 30 dias e 365 dias. Outros quatro setores podem ajudar na busca, sendo “+visualizados”, “+votados”, “+ enviados” e os “+comentados”. Mesmo desativando dois canais hertzianos, a Rede Itapema amplia cobertura e segmenta programas através de plataformas on-line com streaming ou download.