• Nenhum resultado encontrado

Item X Empresa

No documento MANUAL MÓDULO SUPRIMENTOS (páginas 30-37)

Item X Empresa é o mesmo cadastro de item que foi realizado no acesso Suprimentos > Cadastros > Item, ou seja, é todo bem cadastrado na base, seja ele combustível, não combustível, material, imaterial, do tipo Produto ou Serviço, tendo ele alguma destinação dentro da empresa, seja para compra, venda ou manutenção da própria empresa. Há poucas diferenças entre Item X Empresa e Item. No cadastro de Item X Empresa existem apenas as abas “Item” e “Fornecedor”, bem como alguns campos alguns campos diferenciados, que não aparecem no cadastro de Item, os quais serão explicados. Item X Empresa somente será criado a partir do cadastro de Item, de modo que será possível torná-lo ativo para todas as empresas da base caso exista mais de uma empresa cadastrada. Para cadastrar um Item X Empresa acesse Suprimentos > Cadastros > Item, preencha todos os campos necessários e ao confirmar o registro da inclusão será mostrada a janela “Ativação

de Itens nas Empresas”, marque as empresas que desejar ativar e em seguida selecione o botão “Ativar”. A partir desse momento o item criado será listado também no cadastro de Item X Empresa.

Figura 21: Suprimentos-Cadastros-Item X Empresa

1.2.6.1 Item X Empresa [Inclusão] 1.2.6.1.1 Aba Item

Figura 22: Suprimentos-Cadastro-Item X Empresa- [Inclusão] - Aba Item

● Item​:​ é o código do item que criado no cadastro de Item. É um campo não editável.

Grid: Fidelidade

● Fator Pontos Fidelidade​:​ é o valor correspondente a categoria item da empresa que irá gerar pontos fidelidade para o cliente.

Grid: Dados da Venda

● Margem da Mínima​: é a margem mínima de lucro aceitável para o item. O sistema poderá rejeitar entradas cujos custos oneram a margem para baixo da margem mínima.

● Margem Desejada​: é a margem de lucro desejada para o item. Supondo-se que o item tenha um custo de R$ 10,00 e a margem desejada seja de 30% o sistema irá sugerir um preço de venda de R$ 13,00.

● Comissão de Venda​:​ é o percentual de comissão de venda para para um determinado item em uma empresa. ● Valor Comissão Venda​:​ é o valor de comissão de venda para para um determinado item em uma empresa. ● Sobrepor Regra Categoria​:​ indica se as regras de comissão e margem do item irão sobrepor às da categoria.

Grid: Preço Venda

● Preço​:​ é o preço de venda do item na empresa. ● Preço 2​:​ é o preço nível 2.

● Preço 3​:​ é o preço nível 3. ● Preço 4​:​ é o preço nível 4. ● Preço 5​:​ é o preço nível 5.

Grid: Informações Fiscais 1. ICMS/IPI

● CST ICMS/IPI Entrada​: é identificação do Código de Situação Tributária válido para o ICMS/IPI para itens que derem entrada nos estoques por meio de nota fiscal.

● CST ICMS/IPI Saída​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para o ICMS/IPI para itens que derem saída nos estoques. ● Tributação ICMS/IPI Entrada​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST

ICMS/IPI de Entrada. A tributação pode sofrer variação conforme a unidade federada, devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária, exemplificadamente; - Isento; - Não Incidência;; - Alíquota 0%; - Alíquota 12%; - Alíquota 17%; - Alíquota 25%; - Alíquota 27% etc.

● Tributação ICMS/IPI Saída​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de saída válida e que combine com o CST ICMS/IPI de Saída. A tributação do ICMS/IPI pode sofrer variação conforme a unidade federada, devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária, exemplificadamente; - Isento;

- Não Incidência;; - Alíquota 0%;

- Alíquota 12%; - Alíquota 17%; - Alíquota 25%; - Alíquota 27% etc.

2. PIS

● CST PIS Entrada​: é identificação do Código de Situação Tributária válido para o PIS/PASEP para itens que derem entrada nos estoques por meio de nota fiscal.

● CST PIS Saída​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para o PIS/PASEP para itens que derem saída nos estoques.

● Tributação PIS Entrada​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST PIS de Entrada. A tributação do PIS/PASEP pode sofrer variação conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária; - Isento;

- Não Incidência; - Alíquota 0,65%; - Alíquota 1,65%;

● Tributação PIS Saída​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de saída válida e que combine com o CST PIS de Saída. A tributação do PIS/PASEP pode sofrer variação conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária; - Isento; - Não Incidência; - Alíquota 0,65%; - Alíquota 1,65%; 3. COFINS

● CST COFINS Entrada​: é identificação do Código de Situação Tributária válido para a COFINS para itens que derem entrada nos estoques por meio de nota fiscal.

● CST COFINS Saída​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para a COFINS para itens que derem saída nos estoques. ● Tributação COFINS Entrada​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST COFINS

de Entrada. A tributação da COFINS pode sofrer variação conforme a unidade federada e conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária; - Isento;

- Não Incidência; - Alíquota 3,0%; - Alíquota 7,60%;

● Tributação COFINS Saída​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST COFINS de Saída. A tributação da COFINS pode sofrer variação conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser verificada junto à contabilidade do posto e pode ser definida da seguinte forma, exemplificadamente:

- Substituição Tributária; - Isento;

- Não Incidência; - Alíquota 3,0%; - Alíquota 7,60%;

● CFOP de Saída ECF Dentro do Estado​:​ identifica o CFOP usado para saídas na ECF dentro do estado. ● CFOP de Saída ECF Fora do Estado​:​ identifica o CFOP usado para saídas na ECF fora do estado.

● Mensagem Fiscal​: é a mensagem fiscal que sairá no cupom fiscal das vendas realizadas. Para criar a mensagem acesse ​Fiscal > Tabelas > Mensagem Fiscal.​ Após ser criada a mensagem, basta associá-la no respectivo campo do cadastro do item.

● Conta Contábil​: é o código da conta contábil. “As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente. Cada fato contábil é transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor. As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação. As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc. As contas passivas registram as obrigações e os recursos de capital, como contas a pagar (fornecedores), empréstimos tomados (instituições financeiras), capital social, reservas de lucros, etc. As contas de resultado registram as contrapartidas das mutações patrimoniais, e podem ser subdivididas em contas de receita (como venda de mercadorias) e custos e despesas (como despesas de vendas). As contas de

compensação servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio. Como exemplos: Títulos Endossados/Endossos Para Desconto, Títulos Caucionados/Endossos para Caução, etc. São de utilização facultativa. Cada conta tem um título que represente, de forma adequada, o conjunto de movimentações que aglutinará.

(Fone:​http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contascontabeis.htm​). A conta contábil não deve ser confundida com a conta analítica contábil, que é o Código da Conta Analítica, imprescindível para as escriturações fiscais digitais de ICMS_IPI e PIS_COFINS. Exemplos: estoques, receitas, despesas, ativos. Deve ser a conta credora ou devedora principal, podendo ser informada a conta sintética (nível acima da conta analítica).

(Fone:http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/download/Guia%20PraticoEFD_Contribuicoes_Versao_114.pdf).

Grid: Estoque

● Saldo em Quantidade​:​ é o saldo quantitativo do item na empresa, mantido automaticamente pelo sistema. ● Saldo em Valor​:​ é o saldo em valor do item na empresa, mantido automaticamente pelo sistema.

● Custo Unitário​: é o custo unitário do item. Poderá ser informado manualmente ou atualizado pelo sistema a partir da última compra efetuada.

● Localização​:​ é a localização do Item. O sistema obedece a máscara definida como padrão.

Grid: Planejamento de Estoque

● Estoque de Segurança​: é a quantidade do estoque de segurança. É a quantidade que deverá ser considerada para efeitos de patamar mínimo aceitável de estoque para efeitos de planejamento.

● Tempo de Reposição​: é o tempo de reposição do estoque do item. É calculado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário.

● Lote de Compra​:​ informa a quantidade de itens contidos no lote de compra para reposição de estoque. ● Planejado​:​ indica se o item participa do planejamento de estoque.

Grid: Histórico

● Última Compra​:​ é a data da última compra realizada, mantido automaticamente pelo sistema. ● Último Custo​:​ é o valor do último custo de aquisição, mantido automaticamente pelo sistema. ● Última Venda​:​ é a data da última venda do item, mantido automaticamente pelo sistema. 1.2.6.1.2 Aba Fornecedor

Figura 23: Suprimentos-Cadastro-Item X Empresa- [Inclusão] - Aba Fornecedor

● Fornecedor​:​ é o nome da pessoa que tenha sido indicada como “Fornecedor” na aba “Classificação” no cadastro de pessoa. ● Registro Ativo​:​ indica se o registro do fornecedor está ativo ou não.

No documento MANUAL MÓDULO SUPRIMENTOS (páginas 30-37)

Documentos relacionados